Comboio noturno para Lisboa


"Comboio noturno para Lisboa" é uma adaptação para cinema do romance de Pascal Mercier, uma história protagonizada por um professor que, numa sucessão de acasos, ruma a Lisboa para seguir o percurso de Amadeu de Prado, um médico e poeta que lutou contra a ditadura do Estado Novo, facto que o influenciará no modo como encara a vida.

Ponte Vasco da Gama comemora 15 anos.





A Ponte Vasco da Gama é uma ponte sobre o rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, muito próximo do Parque das Nações, onde se realizou a Expo 98. Inaugurada a 29 de março de 1998, a ponte é a mais longa da Europa e é atualmente a nona mais extensa de todo o mundo, com os seus 17,3 km de comprimento, dos quais 12 estão sobre as águas do estuário do Tejo. Na sua inauguração foi servida uma feijoada que teve direito a inscrição no Guinness World Records.
O vão (comprimento do tabuleiro) do viaduto central é de 420 m. Foi construída a fim de constituir uma alternativa à ponte 25 de Abril para o trânsito que circula entre o norte e o sul do país na zona da capital portuguesa.
Aquando da sua construção foi necessário tomar especiais cuidados com o impacto ambiental, visto que atravessa o Parque Natural do Estuário do Tejo, uma importante área à escala europeia de alimentação e nidificação de aves aquáticas. Foi também necessário proceder-se ao realojamento de 300 famílias.
O nome da ponte comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498.
É uma das mais altas construções de Portugal, com 155 m de altura.





27 de Março: Dia Mundial do Teatro


Porto__s_Theatre_III_by_sculptedfailure
O Teatro é a Luz e a Sombra que acompanha todo o Homem desde a Pré-História. O  primitivo Homem das cavernas desenhava esboços de si e da Natureza, nas grutas e assim se reflectia, pela primeira vez, num palco improvisado, manifestando, rudimentarmente, o esboço primário dessa Arte de representação suprema que é o Teatro.
Posteriormente, já nas grandes Civilizações Clássicas como a Grega, o Teatro fazia parte integrante da Polis e do sentimento de profundo apego à cidade, aos seus valores políticos, morais  e culturais,  que uniam  os gregos. Desde as mais simples procissões em honra do Deus Dionisos – chamadas Ditirambos – à prodigiosa e complexa produção teatral de pioneiros da criação como Ésquilo, Sófocles, Eurípedes ou Aristófanes, foi  uma Escola de virtudes que glorificou  os feitos gregos e atenuou  as rivalidades entre as Nações Estado,  que coabitavam em Terras Helénicas.
No Fim da Idade Média e início do Renascimento, em Portugal, um nome elevou-se acima de todos os outros. Gil Vicente, considerado por muitos não só o pai do Teatro português, mas também Ibérico – já que também escrevia peças em castelhano. Nascido em 1644, a primeira obra de Gil Vicente, “ Auto da Visitação” foi representada na Corte perante o Rei D. Manuel I e D. Maria, na noite de 8 de Junho de 1502,  para festejar o nascimento do filho, o futuro D. João III, e os seus Autos, entre os quais, o “ Auto da Barca do Inferno” ou “ Auto da Barca do Purgatório”, nunca deixam de criticar a ordem social e religiosa dominante.
Outro nome fulcral na introdução da Cultura Renascentista em Portugal e na renovação do Teatro português, foi António Ferreira. Vivendo entre 1528 e 1569, notabilizou-se por escrever a primeira Tragédia do classicismo português, “ A Castro”, baseada nos amores fatais que uniram D. Pedro e D. Inês.
Já nos séculos XVIII e XIX, ocorre   uma enorme Revolução quer na Linguagem, quer nas próprias Instituições do Teatro português. No epicentro da mudança está João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett.
Simultaneamente, criador e autor de peças emblemáticas como “ Frei Luís de Sousa” ou “ Falar a Verdade a mentir” ou como ideólogo de novas Entidades como o Teatro Nacional de D. Maria ou o Conservatório de Arte Dramática.
No século XX português, atravessado por essa espinha cravada na Cultura e Criatividade nacionais  chamada Salazarismo, o Teatro não deixou  crescer e ganhar novas formas. Salientam-se, entre outros, autores como Raul Brandão, José Régio, José Cardoso Pires, Luís de Stau Monteiro  ou Bernardo Santareno,  actoresinesquecíveis como Ribeirinho, Vasco Morgado, António Silva, Amélia Rei Colaço, Eunice Munhoz, Ruy de Carvalho,   Luís Miguel Cintra ou Encenadores como o imortal António Pedro, imortalizado por Edgar Pêra no documentário “ O Homem Teatro” , Jorge Silva Duarte e Diogo Infante  e tantos outros – aqui deixo a minha homenagem a todos os que trabalham no Teatro, sejam profissionais ou amadores.
Do outro lado do Atlântico, no Brasil, o Teatro propagou-se  como veículo de comunicação e  evangelização dos Jesuítas. Foi um modo de dialogar com os Índios e divulgar o Cristianismo – são deste período, no século XVI, as obras do Padre Manuel Nóbrega “ Diálogo, conversão do gentio”, de 1557,  o “ Auto da Pregação Universal “, em 1567 e  “O auto de São Lourenço”, em 1586, ambas escritas pelo Padre José de Anchieta.
No século XIX, com a transferência da Corte para o Brasil, o Teatro ganhou nova vida. Nome incontornável é o do actor João  Caetano, impulsionador  da formação dos actores brasileiros e figura  ligada  a duas peças emblemáticas do Teatro brasileiro como “ António José” ou o “ O poeta e a Inquisição”.
A brilhante geração romântica de fins do século XIX e princípios do século XX, com ícones como Machado de Assis, José de Alencar ou  Castro Alves, também contribuiu com várias  obras para este género tão nobre e especial. Com uma escrita que abandonava  o romantismo mais ultra-montano e acolhia o realismo e a crítica social como pilares.
Finalmente, o século XX,  acentua essa tendência. Com Mestres do Realismo crítico como o inevitável  Nelson Rodrigues, Aruna Suassena ou Arnaldo Jabor e, claro, magníficos actores como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Marília Pera ou António Fagundes.
Em síntese, o Teatro, em Portugal, no Brasil, no Mundo, está de parabéns. A Arte da Vida, do Homem que se olha a si próprio, que se espelha na Linguagem e no Espaço ao longo dos Tempos,  está para durar, apesar de todas as  crises e de todos os certificados de Óbito, claramente exagerados, sobre a sua morte eminente: o Teatro  é eterno como o Homem que se interroga, todos os dias, pelo seu destino neste Planeta.
www.sotaques.pt – O Palco da sua Cultura
R. Marques

Sotaques é Parceiro de Comunicação do Festin 2013


                  

A Revista Online Sotaques Brasil/Portugal tem uma missão muito clara: mostrar o melhor da Cultura e da Criatividade em Língua Portuguesa. Sendo assim, não podíamos deixar de ser Parceiros do Festin 2013 – Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa- que se realizará em Lisboa, no cinema São Jorge entre 3 e 10 de Abril –  onde o Brasil estará em destaque com uma Mostra de cinema brasileiro.

www.sotaques.pt – A Longa-Metragem da Cultura Luso-Brasileira

R. Marques  


Morreu Óscar Lopes: um intelectual elegante e convicto




Morreu um dos gigantes da História e da Literatura Portuguesa: Óscar Lopes. Historiador reputadíssimo, autor com António José Saraiva da canónica " História da Literatura Portuguesa", filólogo eminente que escreveu a " Gramática Simbólica do Português", nunca separou a palavra e a linguagem da História e dos factos, procurando sempre estabelecer nexos de causalidade entre ambas. 
Amante da Música, sobre a qual escreveu os seus primeiros textos, Óscar Lopes evidenciou-se também como um notável intelectual de causas, sendo membro do Partido Comunista e combatendo o Estado Novo com uma enorme coragem. Foi também Vice-Reitor da Universidade do Porto e Director da Faculdade de Letras do Porto após o 25 de Abril.
Curiosamente laços familiares uniram-no a outra referência da cultura portuguesa, Jorge de Sena, que foi casado com a sua irmã Mécia. Pode-se dizer que foram dois homens e um destino - lutar pela liberdade e pela cultura em Portugal. 
Entre os inúmeros livros que escreveu, para além da co-autoria da " História da Literatura Portuguesa", destacaria o elegante " Álbum de família", em que desfolha o percurso de várias figuras da Literatura portuguesa.
Paz à alma deste Homem da Cultura e das Causas. Que atravessou séculos - nasceu em 1917 e morreu ontem, a 22 de Março de 2013, na sua Matosinhos Natal.

www.sotaques.pt - Cultura com Sotaques 

R. Marques

Já estão abertas inscrições para o Festival Ritmos Mundo 2013


Print
Artistas de diversas áreas podem se candidatar até 15/04/2013 para participar Festival Ritmos Mundo.
Músicos, dançarinos, escritores, actores, performances, artes circenses, artistas plásticos, designes e outros artistas.
Para fazeres a inscrição no Festival Ritmos Mundo 2013 preencha o formulário em www.ritmosetemas.pt/ritmosmundo.
Festival Ritmos Mundo é um festival de arte, entretenimento e intercâmbio entre a cultura portuguesa e a brasileira.
Liberta o Ritmo que há em ti !

Feliz Dia Nacional da Poesia

castroOk
Feliz Dia Nacional da Poesia a todos os nossos seguidores brasileiros. O Dia Nacional da Poesia comemora-se a 14 de Março em homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Castro Alves, a 14 de Março de 1847.
Castro Alves foi o poeta dos escravos, dos marginais, da Liberdade. Autor de autênticos Hinos de combate à escravidão como " Navio Negreiro" ou " Os escravos", mas também um sublime poeta do amor e da mulher que enaltece como uma Deusa na Terra, um pouco à imagem das mulheres que Eça de Queiroz retrata nos " Maias".
Viva a Poesia Brasileira !!! Viva a Pátria brasileira, cheia de cores, de paisagens, de homens e mulheres diversos, que é, em si, um Longo e magnífico Poema !!!
www.sotaques.pt - Um poema na Internet
Paulo César

Habemus Papam: o Papa Francisco I

papa-francisco-i-633x346
“Habemus Papam”. Desde há breves minutos que a Igreja tem um novo Papa, o Cardeal argentino Jorge Berboglio, Arcebispo de Buenos Aires , que assumiu o nome de Papa Francisco . É uma escolha revolucionária, porque é o primeiro Papa da América do Sul, o primeiro Jesuíta que assume o Pontificado, e pelo nome Francisco que remete para Francisco de Assis e para a tradição mais nobre e solidária da Igreja, ligado aos valores da Ordem dos Franciscanos.

A Revista Sotaques Brasil/Portugal como órgão de comunicação unido, umbilicalmente, ao Brasil e à América Latina, saúda com emoção e desejo das maiores felicidades ao novo Papa.
www.sotaques.pt – Contamos a História em cada instante
R. Marques

A Capela dos Deuses

vaticano_TOPM
Dificilmente se repetirá a reunião de tanto talento artístico, na História da Humanidade. A Capela Sistina ( em italiano Capella Sistina), foi o píncaro do Renascimento, juntando o enorme talento de várias gerações de grandes pintores e escultores que foram, forjando ano após ano, uma Obra de arte sublime.

O nome da Capela deriva do Papa Sisto IV, já que foi no seu Pontificado, entre 1477 e 1480, começaram os trabalhos de Arquitectura e Pintura, inspirados na recriação do Templo de Salomão no Antigo Testamento. Nessa primeira fase, participaram vários pintores como Perugino, Boticelli e Girlhandaio, que criaram uma série de frescos que representavam a vida de Moisés e de Cristo.

Uma nova geração de artistas, no século seguinte, deu continuidade a este Trabalho Divino . O sucessor de Sisto IV, Júlio II convocou, entre outros, Miguel Ângelo – que tinha tido como mestre Girlhandaio – e Rafael, que fora aprendiz de Perugino, para embelezar ainda mais os quadros de figuras e motivos biblícos . A Itália das belas Artes, de Florença, dos Artistas apoiados pelos Medici confluía para o Vaticano e mostrava-se no auge do seu talento.

O Projecto arquitectónico foi da autoria de Baccio Pontelli, e foram inúmeros os arquitectos, pintores e escultores que contribuíram para o Monumento final. Mas nenhum deles alcançou a mestria e genialidade de Miguel Ângelo Buonarrati, responsável pelo Tecto da Capela Sistina onde se representa o Juízo Final.
Foi já no Papado de Paulo III entre 1535 e 1541, que um cansado e fragilizado Miguel Ângelo, que estava insatisfeito com os resultados dos seus assistentes, encontrou forças para retomar e acabar o Trabalho da parede do Juízo final. Talvez Deus o tenha guiado nesse derradeiro esforço.

A Capela dos Deuses pintada pelos Homens estava, finalmente, finalizada. A Eternidade, miraculosamente, tinha ganho e materializado em Arte um Tempo de Renascença e de Artistas, que foi único na História da Humanidade.
www.sotaques.pt – Sotaques, a grande Arte da nossa Cultura

R. Marques

João XXII, o sábio Papa português que Dante admirava


600323_521550111230400_658938535_n

 











Na História do Vaticano houve um Papa que conquistou a admiração do grande poeta e humanista italiano, Dante, que o integrou na sua obra-prima “ A Divina Comédia”. João XXII era uma das almas que Dante colocou entre as almas que rodeiam a Alma de São Boaventura, apelidando-o como “ aquele que brilha em doze livros”, em alusão aos 12 Tratados eruditos escritos por ele.
Nascido em Lisboa como Pedro Julião ou Pedro Hispano, entre 1205 e 1220 – é desconhecida a data exacta - filho do médico Julião Rebelo, vai seguir a profissão do pai. Primeiro estuda na Escola Episcopal da Catedral de Lisboa, posteriormente na Universidade de Paris com mestres como Alberto Magno e sendo condiscípulo de duas figuras que marcarão a História da Igreja e da Cultura europeia – São Tomás de Aquino e São Boaventura.
Entre 1246 e 1252, ensina medicina na Universidade de Siena, onde escreve vários livros entre os quais o Tratado Summulae Logicales, que servirá de Manual de referência da Lógica aristotélica nas Universidades europeias durante mais de trezentos anos, com cerca de 260 traduções em toda a Europa. Se pensarmos que a Lógica Aristotélica foi a fonte cultural incontestada em que bebeu a Cultura europeia até aos século XV, XVI, teremos uma ideia aproximada da importância desta Obra na evolução histórica do pensamento ocidental.
Também é autor de um Tratado de Oftalmologia “ De oculo” e, ironias da História, foi graças a um remédio encontrado numa receita de Pedro Julião, que o divino Miguel Ângelo, debatendo-se com problemas nos olhos enquanto pintava a Capela Sistina, se curou. Os caminhos do Vaticano e do futuro Papa estavam predestinados a cruzarem-se.
O seu prestígio na Medicina e na Teologia, área em que também escreve vários livros, contribuem para que, em 1261, seja eleito Decano da Sé de Lisboa, ingressando no sacerdócio. Exerce o Priorado do Convento de Santo André em Mafra e, mais tarde, ascende por morte do titular, Dom Martinho Geraldes, a Arcebispo de Braga, nomeado pelo Papa Gregório X.
Nessa qualidade participa no XIX Concílio Ecuménico de Lião, impressionando a Cúria romana pela sua sabedoria e levando o Papa a designá-lo Cardeal da Diocese de Frascati. Regressa temporariamente a Braga, e voltará a Itália para se tornar médico principal de Gregório X, em 1275.
A sua eleição como Papa decorrerá no Conclave de Viterbo em 1276, após a morte do Papa Adriano V, sendo coroado Papa em 20 de Setembro de 1276, adoptando o nome de João XXII. O seu breve Pontificado – oito meses – é marcado pelo desejo de esbater as tensões entre a França, a Alemanha e Castela – manda enviados diplomáticos para esse efeito – e pela pacificação do interior do Vaticano – uma das suas primeiras medidas é castigar os Cardeais que foram molestados no Conclave que o elegeu.
A doença, no entanto, obriga-o a delegar no Cardeal Orsini, futuro Papa Nicolau II, os assuntos da Santa Sé e a retirar-se para a cidade de Viterbo. É aí que morre no decurso de um desabamento do tecto nos seus aposentos – o Palácio apostólico estava em obras – a 20 de Maio de 1277.

www.sotaques.pt – Escrevemos História todos os dias

R. Marques

“A Filha do Papa”


   Livros com Sotaques:  “A Filha do Papa” de Luís Miguel Rocha

Um dos escritores que mais tem abordado as questões da Igreja e do Vaticano, é o português Luís Miguel Rocha. O seu último livro, “ A filha do Papa”  tornou-se um dos livros mais vendidos na lista do New York Times, abordando a figura controversa do Papa Pio XII  e as suas ligações ao anti-semitismo.

Este é o sexto livro de Luís Miguel Rocha, que antes já tinha publicado “ O último Papa” sobre a misteriosa morte do Papa João Paulo I e “Bala Santa” que abordava o atentado contra João Paulo II, ambas obras com vincada temática religiosa. O que não espanta já que Luís Miguel Rocha, antes de se dedicar à escrita, trabalhou na Produtora que filmava as Missas da TVI, canal português que teve uma inspiração católica quando foi fundado.

É o nosso Livro com Sotaques a ler com atenção.

www.sotaques.pt – Leia o Mundo na Página do Sotaques

R. Marques

Notícias com Sotaques - Diogo Morgado




O actor português, Diogo Morgado interpreta Jesus  no êxito televisivo do Canal História “ The Bible”. A série teve uma audiência recorde, nos Estados Unidos, na estreia  com 13,1 milhões de espectadores.
Diogo Morgado é um dos mais conhecidos jovens actores portugueses com papéis no cinema, televisão e teatro, e este poderá ser um primeiro passo para uma carreira internacional de grande sucesso. A Revista Sotaques Brasil/Portugal saúda mais esta afirmação do talento dos actores portugueses no mundo.
www.sotaques.pt – O Palco que divulga o seu talento  
R. Marques 

Homenagem com Sotaques ao Dia da mulher no Café Veracruz



No Dia da mulher, 8 de Março, o Sotaques homenageou as mulheres, deixando poemas de Florbela Espanca, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner e Cecília Meireles no café Veracruz no Shopping cidade do Porto. O público pôde ler e degustar esse esquisito prazer e alimento da alma que é a Poesia, numa iniciativa que mereceu grande adesão e interesse.
Foi com todo o gosto que nos associamos ao Café Veracruz para esta merecida homenagem a todas as mulheres !!!

www.sotaques.pt – Eventos com Sotaques, Eventos com alma e coração

R. Marques

Eleição do novo Papa com Cardeais Portugueses e Brasileiros




O Conclave – que provêm do latim “cum clave”, designando a reunião à porta fechada dos Cardeais para eleger o Papa - começa na Capela Sistina, no interior do Vaticano, e  contará com cinco Cardeais brasileiros e dois portugueses. Cabe-lhes a eles e aos restantes Cardeais, num total de 115 Cardeais,  votar de manhã e de tarde para chegar à ansiada maioria de 2/3 dos votos e o desejado Fumo branco e a proclamação Habemus Papa.

Da lista de Cardeais fazem parte dois portugueses e cinco brasileiros. D. José Policarpo Cardeal Patriarca de Lisboa e D. Manuel Monteiro de Castro, elevado a Cardeal em Fevereiro de 2012 e que ocupa o  cargo de Penitenciário-Mor do Vaticano.

O Brasil, maior país católico do mundo,  tem cinco candidatos à cadeira de Pedro: o auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Darci Nicioli, o Presidente da Conferência Nacional de Bispos brasileiros, Raymundo Damasceno, os Arcebispos de São Paulo, Odilio Sherer e o emérito, Claudio Hummes, o Cardeal João Braz de Avis, Prefeito da Congregação dos Institutos da Vida Consagrada e o Arcebispo de Salvador da Baía, Geraldo Agnelo.

Para o Brasil, esta eleição é particularmente especial, não só por se falar da hipótese forte de haver um Papa brasileiro, mas também porque o futuro Papa visitará o Rio de Janeiro em Julho no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Ao longo da semana, a Revista Sotaques fará um acompanhamento especial desta eleição, desvendando também um pouco da História do Vaticano e da sua ligação a Portugal e ao Brasil.

www.sotaques.pt – O site que divulga a nossa História

R. Marques  


Sotaques entrevista em Lisboa a cantora Lene Silva


A Revista Online Sotaques vai entrevistar, esta semana, a nova sensação da Música brasileira, a cantora Leni Silva, artista representada pela nossa Parceira  Ritmos e Temas. Com um estilo que mistura vários géneros musicais com um toque percussivo, Lene Silva conquistou o público brasileiro com o trabalho “ Daquele jeito” e o êxito “ Rala com coxa”, tornando-se uma das divas da música nordestina. Agora está em Lisboa a promover o seu trabalho, e o Sotaques foi entrevistá-la. Não perca esta semana, mais uma entrevista com Sotaques e muito ritmo brasileiro.

www.sotaques.pt – A Revista das Entrevistas com Sotaques

R. Marques 

Passatempo Sotaques/Manuel António Pina




Homenageamos o grande escritor, Manuel António Pina, lançamos um passatempo a todos os nossos leitores e seguidores. O prémio será uma T-Shirt do Sotaques a homenagear a figura do poeta, o vencedor será anunciado na nossa página do Facebook.

Responde à seguinte questão no Facebook do Sotaques – num página do Evento que criaremos para o efeito  – ou através do e-mail antonio.sotaques@gmail.com

Em 2011, Manuel António Pina venceu um prestigiado Prémio Literário português. Estamos a referir-nos ao Prémio :

a) Pen Club
b) Dom Dinis
c)Camões

Entre na rede que está a estimular as relações luso-brasileiras


Martinho da Vila e Maira Freitas encantam o Porto



Foi com o som intimista de êxitos intemporais como “ Mulheres” ou “ Madalena”, que Martinho e a sua talentosa filha, Maira Freitas, se despediram do Porto, ontem à noite, num memorável Concerto no Coliseu. Martinho da Vila mostrou, mais uma vez, a sua ligação intimista com o público português, que o acompanhava em cada canção.
Por sua vez, Maira Freitas provou que é um caso sério na música brasileira. Pianista talentosa, com uma voz melódica e suave, revelou uma facilidade espantosa para tocar um pouco de tudo, do Samba ao Jazz, de Ella Fitzerald a Ivan Lins.
Em resumo: a grande música brasileira voltou em força ao Porto. E os portugueses agradeceram mais uma vez por tanto talento e doçura no tratamento da Língua Portuguesa.

www.sotaques.pt – Música com Sotaques

R. Marques

Parceiros com Sotaques: Hernany Fedasi




Mulher

Carregas em teu olhar a luz da supremacia do amor de Deus; em teu sorriso o sublime gesto de esperança; no teu coração a sutileza do amor incondicional; em tua mente a grandeza da inteligência divina do criador, capaz de fazer com que os homens acreditem em tua força de mudar o mundo.
Tu, que antes, vista apenas como mãe e esposa, ao longo do tempo revelastes ao mundo a tua capacidade de tantas conquistas, hoje administras Municípios, Estados e Países, funções que se pensavam apenas aos homens e com que desenvoltura realizas tuas tarefas e como isso não fosse suficiente a ti, foi dado o dom da perpetuação da nossa espécie, pois Deus te abençoou de tal forma, que em teu ventre podes formar novas vidas. Parabéns!

Imagem: Hernany Fedasi
Modelo: Àgueda Maria
Texto: Àgueda Maria

As cores do Mundo são as mulheres

As cores do Mundo são as mulheres 

E, no princípio dos tempos, não havia cor, nem amor 
Só Bestas sazonais que atravessavam Continentes, 
satisfazendo-se com a bruta Natureza 

E, no príncipio do Mundo, houve um reagaço de uma mulher,
Concha quente e abrigo,
e a Terra desabrochou,
E o amor ganhou cor,
e os homens civilização

E Deus, descansou após a criação,
Ficaram cá as mulheres
As Cores
Da Humanidade
Flores e Frutos
Do Amor

www.sotaques.pt - Um Poema da Cultura na Internet

R. Marques

Retrato do artista enquanto Jovem



Esqueçam os tópicos, as verdades absolutas, as metáforas rebuscadas. O homem que ontem beijou a Teresinha do Aniki-Bóbó e recebeu as flores e os aplausos do público, não tem idade. Têm Projectos em mente, ideias, têm filmes na cabeça que, a serem concretizados, se perpetuariam pela Eternidade adentro.
Ontem o Fantasporto e a cidade do Porto, prestaram a devida Homenagem ao seu artista mais jovem. Aquele que começou tudo - sem ele, o melhor da cinematografia portuguesa não existiria, sem ele o Fantástico também não.
Ou porventura Aniki-Bóbó não será, em si, uma Janela para o Universo da fantasia do ser humano, dos sonhos das crianças, dessa outra dimensão de todos nós, subjugada por essa Fera castradora e implacável chamada realidade ?
Quer seja na evocação da Ribeira do Porto, na materialização desse Douro que a grande Agustina Bessa-Luís descreveu com finíssimo talento, ou no confronto entre a Pátria portuguesa com a perda do Império, o mais novo Realizador do mundo sempre viveu e filmou no limiar do sonho e do onirismo. Agora é que reconhecemos um legado construído em imagens, uma urbe de símbolos, alegorias, palavras, que sempre esteve ali, e sem o qual o Porto e Portugal não se podem olhar ao Espelho.
Por isso, olhemos com olhos de ver, como diz o Povo na sua sabedoria infinita, e observemos que, à imagem do artista Basil Hallward, que só quer captar a beleza do Mundo no rosto de Dorian Gray, ele apenas deseja continuar a mostrar-nos a ética do Belo e do Grandioso. E como nós precisámos de Beleza neste País e neste Mundo, como nós precisámos desse olhar terno e cheio de esperança de Manoel de Oliveira.

www.sotaques.pt - Pura Arte na Internet

R. Marques

Fantasporto homenageia Aniki- Bóbó do eterno Manoel de Oliveira


O Fantasporto 2013 presta  homenagem a Manoel de Oliveira e à sua obra-prima, Aniki-Bóbó. A sessão está marcada para as 19h15 no Rivoli, e será uma celebração de um filme que marcou gerações pela sua veia poética e pelas imagens oníricas da Ribeira do Porto.

Conto sobre a inocência das crianças, sobre a pureza das suas intenções, Aniki- Bóbó foi a primeira longa-metragem realizada por Manoel de Oliveira em 1942, inspirando-se no romance " Os meninos milionários" do escritor e advogado portuense, João Rodrigues de Freitas. As suas personagens principais são os meninos de bairro da Ribeira, sobretudo o trio Carlos, Eduardo e Teresinha, cuja interpretação ainda hoje nos emociona.
Daqui a Revista Sotaques incita os seus leitores e seguidores, que tiverem disponibilidade, a participarem nesta celebração do Cinema, de Manoel de Oliveira, da Ribeira, da Vida.

www.sotaques.pt - O filme da sua Vida Cultural

R. Marques

D. Catarina, a Rainha que fintou o destino





Era suposto, numa época em que os Direitos das mulheres eram desvalorizados, e em que as Infantas casavam em função dos interesses dos Reinos, que Catarina de Bragança não passasse de uma nota de rodapé nos livros de História. Não foi assim e para prova-lo basta olharmos para o modo como ela introduziu costumes que se tornariam parte da identidade inglesa, até hoje, e foi homenageada por Nova Iorque com o nome de uma rua,  que raramente associamos a uma  Rainha portuguesa.

Mas vamos por partes. Catarina Henriqueta de Bragança nasceu em Vila Viçosa a 25 de Novembro de 1638, filha de D. João IV e da Rainha D. Luísa de Gusmão, e desde criança foi usada no complexo xadrez político das alianças entre Monarquias.

Tinha só oito anos  e já se negociava o seu casamento  com D. João da Áustria, filho bastardo de Filipe IV de Espanha. Outros potenciais pretendentes foram o Duque de Beaufort, neto bastardo  de Henrique IV de França ou Luís XIV, mas  acabou por casar-se com Carlos II de Inglaterra.
O contrato nupcial previa,  como dote da Coroa portuguesa, a  concessão de Tânger e Bombaim. Os noivos casaram-se em duas cerimónias – uma anglicana e outra católica – e D. Catarina conseguiu mesmo que o rei abjurasse da fê anglicana numa cerimónia privada.

A vida da Rainha na Corte não foi nada fácil: por um lado, o facto de ser católica tornava-a impopular junto do povo inglês e fez com que nunca fosse coroada, por outro, Carlos II era conhecido pela devassidão – teve cerca de 14 filhos ilegítimos, fruto de ligações extra-matrimoniais.

Apesar de tudo, a Rainha portuguesa ficou para a posteridade, entre outros costumes, pela introdução do Chá como bebida social, da geleia de laranja, além do hábito de usar talheres e de fumar tabaco. Outra marca cultural profunda, que perdura nos nossos dias, é o nome de um dos mais conhecidos Bairros de Nova Iorque, Queens, baptizado em homenagem a Catarina de Bragança.

A morte de Carlos II – depois de uma vida em comum em que não tinham tido filhos – levou-a a regressar, viúva,  a Portugal. Morreu em Lisboa no ano de 1705, sendo sepultada  no Panteão dos Braganças em S. Vicente de Fora.

D. Catarina de Bragança, a Rainha que venceu o destino e entrou, de pleno direito, na grande História de Portugal.

www.sotaques.pt – Fazemos História todos os dias

R. Marques

Efemérides com Sotaques - Villa-Lobos

A 5 de Março de 1887, nascia no Rio Heitor Villa-Lobos. Com um talento invulgar, Villa - Lobos destacou-se tanto na composição mais clássica - com obras como " 12 Sinfonias" ou " Homenagem a Chopin" - como pela criatividade dos seus Choros, Estudos para Violão ou Cirandas para piano. 

Morreu em 1959, mas está vivo e bem vivo no Panteão dos imortais da Cultura e Música brasileira.
Parabéns Maestro !!!!

www.sotaques.pt - Somos a Banda Sonora da sua Cultura

Paulo César

Parabéns a Luís Henrique Pereira pelo prémio FAPAS


               
A Revista Online Sotaques Brasil/Portugal deseja enviar as suas felicitações ao Jornalista da RTP, Luís Henrique Pereira, e a toda a equipa do programa “ Vida Anima em Portugal e no Mundo” pelo prémio FAPAS (Fundo para  a Protecção dos animais selvagens), que foi atribuído no dia 27 de Fevereiro no Parque Biológico de Gaia . É um oportuno reconhecimento a um profissional incansável  que, através do documentário e da reportagem sobre a natureza, nos lembra a precariedade dos ecossistemas e a necessidade de os tratarmos com equilíbrio.

A todos os que trabalham no programa “Vida Animal”, e mais especificamente ao Luís que tivemos o prazer de entrevistar na Revista Sotaques, endereçamos as nossas felicitações e desejámos que persistam com o bom trabalho. 

www.sotaques.pt – Um Ecossistema onde preservamos a nossa Cultura

R. Marques