Efemérides com Sotaques: 31 de Janeiro de 1891, a primeira Revolta Republicana



            
  
A República foi implementada a 5 de Outubro de 1910. Mas duas décadas antes, mais especificamente no dia 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto,  eclodiu  o primeiro movimento republicano com o intuito de derrubar a Monarquia.
Na génese da rebelião esteve o descontentamento dos republicanos pela questão do  Mapa cor-de-rosa – Portugal ocupava o território que compreende actualmente a Zâmbia e o Zimbabwe, unindo Angola e Moçambique e a Inglaterra exigiu, em 1890, através do primeiro-ministro inglês, Lorde   Salisbury, a saída imediata  destes territórios. A Coroa portuguesa acabou por ceder ao Ultimato inglês, gerando uma enorme onda de descontentamento.
A 1 de Janeiro de 1891, celebra-se o Congresso Republicano de onde sai eleito um Directório,  no qual pontificam figuras como Teófilo Braga, Manuel de Arriaga ou Magalhães Lima. Embora não defendesse a revolta militar, o Congresso não deixava de vincar uma hostilidade crescente dos republicanos contra a Monarquia instituída.
Os acontecimentos precipitaram-se, definitivamente, a 31 de Janeiro de 1891. Pela madrugada, o Batalhão nº 9 de caçadores, composto maioritariamente por sargentos,  marcha em direcção ao Campo de  Santo Ovídio – actualmente a Praça da República no Porto – onde se encontra com o Regimento de Infantaria  nº 10 e uma Companhia da Guarda fiscal e o Alferes Malheiro – nome imortalizado  numa rua do Porto -  perto da  Cadeia da Relação.
Descem a Rua do Almada até à Praça de D. Pedro – a Praça da Liberdade do Porto – onde ouvem o Dr. Alves da Veiga a proclamar a República em frente à câmara municipal do Porto. Entre os intelectuais portuenses que aderiram ao levantamento destacam-se, entre outros, o jornalista e escritor João Chagas, os filósofos Sampaio Bruno e Basílio Teles ou o comerciante   Aurélio Paz dos Reis, pioneiro do cinema em Portugal.  
Apesar de hasteada a bandeira vermelha e verde republicana na Praça da Batalha, os revoltosos são atacados pela Guarda Municipal na escadaria da Igreja  Santo Idelfonso e bombardeados pela artilharia que estava destacada na Serra do Pilar, em Gaia. Muitos civis e militares apoiantes  da  causa republicana são mortos, outros são  capturados e a Revolta é esmagada.
Quando a República triunfou, finalmente, no 5 de Outubro de 1910  a Rua de Santo António na cidade do Porto  passou a chamar-se Rua 31 de Janeiro. Em memória dos bravos civis e militares que verteram sangue pela democracia e pela liberdade.

www.sotaques.pt – Histórias com Sotaques e muitas memórias

R. Marques 

Deolinda editam novo Disco em Março


           
Os Deolinda um dos grupos portugueses mais aclamados, em Portugal e no estrangeiro, regressam em Março com um novo Disco “ Mundo pequenino”. O sucessor dos  premiados “ Canção  ao lado” e  “ Dois selos e um carimbo”, foi produzido pela Banda  pelo conceituado produtor britânico, Jerry Boys, vencedor de seis prémios Grammys.   
Grupo que combina a tradição da música portuguesa com letras acutilantes que abordam o quotidiano – por exemplo, na emblemática música sobre a precariedade “ Que parva que sou” – os  Deolinda tornaram-se, em pouco tempo, num fenómeno de popularidade, que ultrapassou fronteiras. Aguarda-se, com expectativa, mais este  Disco da banda portuguesa que conquistou o mundo com a sua música ligada às raízes da cultura nacional.

www.sotaques.pt – Música com tradição e modernidade no seu site

R. Marques  

Efemérides com Sotaques: Marília Pera


Efemérides com Sotaques: aniversário de Marília Pera
Nesta terça-feira, 22 de Janeiro, fez 70 anos uma das grandes Damas da interpretação brasileira: a incontornável Marília Pera. No Teatro, na Televisão ou no Cinema o nome dela é sinónimo de talento e versatilidade.
Filha de actores, Maria Marzullo Pêra nasceu a 22 de Janeiro de 1943, e começou muito nova – entre os 14 e os 20 anos – a participar como bailarina em vários musicais. Mais tarde, afirma-se como actriz em papéis memoráveis como o de Carmen Miranda, Maria Callas ou Coco Chanel, ao mesmo tempo que faz os primeiros papéis em novelas da Globo.
Ao longo das décadas, Marília Pera têm-se evidenciado uma actriz completa, que canta magnificamente, e que domina todos os géneros. O Sotaques Brasil/Portugal presta a merecida homenagem a uma actriz única e admirável e deseja que continue, por muitos anos, a maravilhar o público brasileiro e português.
www.sotaques.pt – O Palco do seu Talento
R. Marques

Parabéns São Paulo !


Parabéns a São Paulo por  459 anos de Crescimento e Grandeza
Foi a 25 de Janeiro de 1554 que um grupo de Jesuítas entre os quais se destacavam o Padre Manuel da Nóbrega e o Padre Anchieta chegaram a uma Colina Alta, na actual Região de São Paulo, e celebraram uma missa no dia em que se comemorava a conversão do apóstolo São Paulo. A Missa visava agradecer à Divina providência pela chegada àquele local e converter os índios locais, baptizando para sempre a nova povoação.
O resto é História e todos a conhecemos muito bem. A cidade de São Paulo foi o palco das grandes transformações do Brasil: do Grito de Ipiranga, dada nas margens da Capital Paulista por D. Pedro I a 7 de Setembro de 1922 à Industrialização e à afirmação do Brasil como grande potência mundial.
Hoje São Paulo é o Centro económico e financeiro do Brasil e da América do Sul, a mais populosa cidade do Continente Americano e abrange o Município com o 10º maior PIB do Mundo. Uma referência global que segue o lema inscrito em latim  no seu brasão “ Non ducor, duco”, que significa  não sou conduzido, conduzo.
www.sotaques.pt – O site das Cidades com Sotaques
R. Marques

Parabéns Eusébio !



Parabéns Eusébio pelos 71 anos
A 25 de Janeiro de 1942 nascia em Lourenço Marques, Moçambique, Eusébio da Silva Ferreira. Um dos jogadores lendários de Portugal, bi-campeão europeu pelo Benfica, clube pelo qual conquistou 11 campeonatos nacionais, melhor marcador no Mundial de 1966, melhor jogador do Mundo em 1965.
Eusébio é unanimemente considerado um dos melhores jogadores de sempre . O Sotaques dá os parabéns à Pérola negra do futebol português !!!
www.sotaques.pt – O site dos craques com Sotaques
R. Marques

Parabéns Tom Jobim !



Aniversário de Tom Jobim
A 25 de Janeiro 1927 nascia no Rio de Janeiro, António Carlos Brasileiro Jobim. Compositor, Maestro, Cantor, Pianista, Tom Jobim era um talento sem fim que fazia da música uma arte maior.
Junto com Vinícius de Moraes e João Gilberto formou a santíssima Trindade da Música Popular Brasileira. Foi autor ou co-autor, junto com Vinícius de Moraes de êxitos como Chega de Saudade, Garota de Ipanema ou Águas de Março, cantou com Vínicius, Frank Sinatra e foi uma fonte de inspiração para a geração de Chico Buarque, Caetano Veloso ou Maria Bethânia.
Parabéns Maestro e continue a tocar na Orquestra Celestial !!!
www.sotaques.pt – Música com Sotaques

“ Ciência 2.0 – Ciência e Arte”


                   Sotaques presente na inauguração do Evento “ Ciência 2.0 – Ciência e Arte”
O Sotaques Brasil/Portugal esteve presente, ontem,  na inauguração do Evento “ Ciência 2.0 – Ciência 2.0 – Ciência e Arte” que está patente no Museu Soares dos Reis” . Um Evento que procura ligar os Universos da Arte e da Ciência, expondo a complementaridade artística que se podem encontrar entre ambos  em objectos artísticos como quadros, objectos ou documentários multimédia.
Da Exposição faz parte o Documentário da RTP “ Tesouros da Ilha Amarela” do jornalista e apresentador do programa “ Vida Animal” da Televisão Pública, Luís Henrique Pereira, que referiu à Revista Sotaques “ que a Arte e a Ciência devem andar de mãos dadas, porque os artistas podem mostrar com detalhe a evolução científica”. Paulo Fontes, assessor da Organização da  “ Ciência 2.0”,  assinalou que este Projecto “nasceu de um desafio para estabelecer uma Ponte entre os cientistas e não cientistas e contou com a participação de muitos estudantes da Universidade do Porto, entre os quais vários  estudantes brasileiros que estão aqui, que submeteram as suas obras à avaliação de um Júri composto por artistas e cientistas”.

www.sotaques.pt – Comunicamos a Ciência da Arte e a Arte da Ciência 
R. Marques

Eugénio de Andrade


A alma poética do Porto

Celebra-se hoje  mais um aniversário do nascimento daquele que é considerado a alma poética do Porto, na segunda metade do século XX- Eugénio de Andrade. Nascido na Póvoa da Atalaia, no Fundão em 19 de Janeiro de  1923, José Fontinhas  acompanhou a mãe aos dez anos, primeiro para Lisboa e posteriormente, já jovem,  para Coimbra, onde conviveu com grandes intelectuais portugueses como Miguel Torga e Eduardo Lourenço.
Compatibilizou a carreira administrativa, como inspector administrativo no Ministério da Saúde,  e a escrita dos primeiros poemas – “ Narciso” é publicado em 1939, com o pseudónimo que o tornaria célebre, Eugénio de Andrade. Uma transferência de serviço leva-o ao Porto, onde passa a viver a partir de 1950.
Na cidade que o adoptou como um filho predilecto, Eugénio de Andrade escreveu e publicou as suas obras obras-primas “ Os Amantes sem dinheiro”, “ As palavras interditas” ou  o “ O Sal da Língua” . E venceu vários prémios literários como o Prémio D. Dinis , Grande Prémio de Poesia  da Associação Portuguesa de escritores ou o Prémio Camões.
Morreu em 2005 na cidade do Porto. Aquela que foi a sua Terra prometida ,  pátria de afectos, de palavras, de espírito.
www.sotaques.pt – Somos Poesia na Internet
R. Marques

Passatempo Sotaques Miguel Maat


Responde corretamente a esta questão e habilita-te a  ganhar  um CD do cantor Miguel Maat, um dos grandes talentos da nova geração da música portuguesa.

Miguel Maat para além de cantar, toca vários instrumentos. Entre os quais um instrumento ancestral   das tribos   aborígenes da Austrália, bastante exótico,  que tem chamado a atenção da comunicação social.

Como se chama ?

a) Guitarra de Sidney   b) Didgeridoo   c) Gaita de Foles de Perth

* Partilha a resposta em nosso mural  no facebbok www.facebook.com/sotaques ou
envie-nos a resposta para o  e-mail: antonio.sotaques@gmail.com .

O Sotaques anunciará o vencedor brevemente. Participa !!!!

  www.sotaques.pt – Passatempos com  Sotaques

O mais antigo jornalista do mundo


  E esta, hein?  O Sotaques homenageia o mais antigo jornalista do mundo

Nasceu em Vera Cruz, Aveiro, uma das grandes referências da História da  Televisão portuguesa – o inesquecível Fernando Pessa. Um Jornalista que nunca se reformou, sempre esteve no ativo, com as suas extraordinárias crónicas, cheias de ironia,  em que denunciava a falta de civismo e acabava, invariavelmente,  com a icónica frase “ e esta, hein” ? .

Foi considerado o Jornalista mais velho do mundo e teve uma vida centenária – nasceu em 15 de Abril de 1902 e morreu a 29 de Abril de 2002. Viveu os dois primeiros anos em Aveiro, mudando-se para Coimbra onde passou a infância e adolescência.

Trabalhou na área dos Seguros, em Portugal e no Brasil, antes de tentar a sua sorte num Concurso para locutor na  Emissora Nacional, em 1934. Venceu o Concurso e tornou-se o primeiro locutor da Rádio estatal, quatro anos depois foi para Londres trabalhar na secção brasileira da BBC, onde viveu em direto os bombardeamentos alemães na segunda guerra mundial – foi na capital inglesa , curiosamente, que conheceu a sua esposa, a brasileira  Simone de Alice Roufier.

Regressado a Lisboa vê-lhe vedada a reentrada na Emissora Nacional – devido à popularidade crescente da BBC que não era bem vista pelo Regime. Volta a trabalhar nos Seguros e  a fazer locução e drobagens em Documentários  de Manoel de Oliveira como “ O último temporal – cheias do Tejo” ou “  Portugal já faz automóveis”.

Mais tarde, em 1957, entra para a RTP,  e começa uma carreira que ganha a admiração geral. As suas reportagens na cidade de Lisboa, onde capta com um olhar atento e acutilante as contradições dos políticos, dos cidadãos, tornam-no num fenómeno de popularidade.

Entrou para os quadros da RTP em 1976, com 74 anos. Continuou a trabalhar até 1993,  e foi considerado o Jornalista mais velho do mundo em actividade.

Morreu em 2002 já com cem anos. Foi agraciado a nível  internacional pela Inglaterra com a Ordem do Império Britânico – pelo seu trabalho na BBC – e nacional com a Ordem do Infante D. Henrique e a Ordem do Mérito por Ramalho Eanes e Mário Soares.

www.sotaques.pt – Onde o Jornalismo é uma forma de Arte

R. Marques

RTP- Praça da Alegria


                                 Revista Sotaques solidária com a Praça da Alegria

Hoje, 11 de Janeiro de 2013, realiza-se a última emissão da Praça da Alegria nos estúdios da RTP no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia. Ao fim de 18 anos, o programa deixa de emitir-se a Norte e passa a ser transmitido a partir de Lisboa.

Queremos enviar daqui um abraço a todos os profissionais que fizeram, ao longo deste período, o programa. Não só aos apresentadores Sónia Araújo e Jorge Gabriel, mas também aos técnicos, ao pessoal da produção, ao público que assistia em direto à emissão.

Durante este tempo,  a Praça da Alegria foi uma companhia permanente para aqueles que, tantas e tantas vezes, tem a solidão como fatal companheira. Foi igualmente um espaço de visibilidade para o Norte do país, projetando nas várias áreas o que de melhor se faz na Região, sem perder o cariz nacional próprio da RTP.

A diversidade é um valor essencial para a democracia e para a Cultura portuguesa. Por isso, mostramos a nossa solidariedade com a Praça da Alegria, e fazemos votos para que o país possa refletir-se na sua Televisão Pública, respeitando as diferentes culturas, sensibilidades, sotaques.

www.sotaques.pt – Defendemos causas com Sotaques

Revista Sotaques Brasil/Portugal  

Entrevistas com Sotaques: Miguel Maat, um talento multifacetado


     
               

Miguel Maat é aquilo que podemos chamar um músico dos sete instrumentos: cantor com uma enorme versatilidade, combinando estilos como o pop, o jazz e o Funk, também é um magnífico instrumentista que gosta de experimentar sons nada convencionais – o Didgeridoo, instrumento aborígene da Austrália, é a última novidade musical deste artista invulgarmente criativo. A Revista Online Sotaques falou com Miguel Maat e desvenda, nesta entrevista, alguns dos segredos do seu Universo musical,  que não para de crescer e ganhar visibilidade,  com presença  em programas como “  Portugal no Coração” da RTP.  

P – Como se define musicalmente, Miguel Maat?

Miguel Maat - Considero que a minha música assenta numa estrutura Rock, com influências de Funk, Swing, Jazz e World music, numa espiral Pop criativa.

P- Que referências musicais mais o influenciaram?

Miguel Maat - Ao longo do meu crescimento individual como pessoa e como músico, fui sendo influenciado por diversos estilos e autores. Desde o Rap e o Break Dance, numa fase inicial, passando pelo Heavy Metal e o Hard Rock, numa fase posterior,  e pelo Pop, Rock sinfónico, música latina e World music numa fase mais avançada,  foram várias  as influências.
 A nível internacional,  tenho como referências Jack Jonhson, John Butler e Xavier Rudd. Já  a nível nacional considero como referências, Entre Aspas, Pedro Abrunhosa e João Pedro Pais.

P- O Miguel Maat tem uma ligação forte à música instrumental. Que instrumentos toca,  e tem algum em particular que prefira?

Miguel Maat - Nos temas que componho existe uma preocupação em “criar momentos de respiração”,  permitindo protagonismo individual aos diversos instrumentos, para que juntos possam criar uma harmonia intensa, intrinsecamente amarrada à parte vocal. Quanto a instrumentos, a minha preferência vai para a guitarra acústica, agora complementada com o didgeridoo.

P – A edição do seu primeiro  CD “ O silêncio dos teus olhos”  foi  um momento importante na sua carreira ?

Miguel Maat - Sem dúvida. É o meu primeiro CD de originais e um sonho tornado realidade. É com muito orgulho que apresento o meu álbum publicamente e espero que seja do agrado do público em geral.

 P – O título do seu vídeoclip é “ Faz-te gritar”. Que grito temos de dar para sermos ouvidos?

Miguel Maat - Este tema é sobre a noite e tudo o que ela representa em termos de libertação pessoal. Um momento de extravasamento de emoções e excessos, de introspecção, e calmaria, de alegria e tristeza. No fundo, sermos nós próprios e gritar bem alto, “estou aqui e estou vivo”.

P – O Sotaques valoriza a diferença de Sotaques em Portugal e no Brasil. Sendo lisboeta tem Sotaque alfacinha?

Miguel Maat - Bem… não sabia que os Alfacinhas tinham sotaque (risos). Na verdade, embora tenha nascido e estudado em Lisboa, desde cedo passei a morar no Cartaxo e por isso considero-me também Ribatejano. Quanto a sotaque, terão de ser vocês a julgar!

P – Já agora, estando no Norte do país, o que acha do Sotaque tripeiro?

Miguel Maat - Fantástico! A família da parte da minha mãe é de Paços de Ferreira e já estou habituado. Considero que falam a cantar e,  por isso (entre outras coisas),  sinto-me bem no Norte.

P – Admira algum músico brasileiro em particular ? Com quem gostava de fazer uma parceria se pudesse escolher?

Miguel Maat - O Brasil tem músicos fantásticos e uma riqueza cultural muito heterogénea. Espero um dia poder vir a tocar com alguns destes músicos: Djavan, Tom Jobim, Adriana Calcanhoto, Vanessa da Mata ou Elis Regina.

P – Como é que um jovem músico como o Miguel encara a actual conjuntura que atravessa o país?

Miguel Maat - Com apreensão e esperança. Apreensão,  principalmente pelas dificuldades que os mais jovens e os mais idosos estão a atravessar. Esperança numa sociedade forte, com uma geração de novos empreendedores que possam dar a volta a esta situação. Portugal possui potencialidades que só agora começam a ser aproveitadas, quer no âmbito das energias renováveis (vento, mar, sol), quer no que respeita à exploração do leito submarino que, estou em crer, irão possibilitar uma retoma consistente e estável.


P – A nível pessoal, se excluirmos a faceta musical, como é Miguel Maat? O que é gosta de fazer fora do Palco?

Miguel Maat - Tenho uma paixão já antiga pela Caça Submarina, que pratico sempre que possível. Para além disso sou um apaixonado e estudioso das terapias naturais, nomeadamente da Naturopatia, Iridologia e Aromaterapia.

P – Que sonhos acalenta no mundo da música?

Miguel Maat - Poder tocar pelos diversos palcos do mundo, mostrando a minha música em português!

P – Qual é o Palco dos seus sonhos, onde gostaria de actuar acima de todos os outros locais?

Miguel Maat - Na verdade,  não tenho nenhum palco de eleição, mas por uma questão cultural gostaria de pisar o palco do Rock in Rio em Portugal e no Brasil.

P – Como é que vai ser a sua agenda de espectáculos em 2013?

Miguel Maat - Iniciaremos 2013 ainda no âmbito da promoção deste álbum, com concertos nas FNAC e salas de espectáculos  um pouco por todo o país, para depois empreendermos uma  digressão nacional e internacional com este projecto.

www.sotaques.pt – Um site que é música para os seus ouvidos

R. Marques 

Cantar as Janeiras



Uma das tradições mais vivas em Portugal, na quadra natalícia e de fim de ano, é cantar as Janeiras. Grupos de pessoas percorrem as ruas, batem às portas, e cantam canções típicas da época, recebendo em troca as sobras de Natal – sobretudo doces ou dinheiro – das pessoas.

No fim do percurso, o grupo divide o pecúlio recolhido. Julga-se que esta tradição tem origem romana, já que para os romanos  Janeiro era consagrado a Janus,   Deus das portas e passagens e  porteiro dos céus, e os romanos saudavam-se nesta época para afugentar os maus espíritos das suas casas.

Em Portugal,  as Janeiras  fazem  parte integrante destas Festividades  tão especiais e prolongam-se de 24 de Dezembro, véspera do nascimento de Jesus até dia 6 de Janeiro, Dia de Reis. Também já foram imortalizadas pela música popular portuguesa através da  música de Zeca Afonso “ Natal dos Simples” .

www.sotaques.pt – Tradição e Modernidade com Sotaques 

Sotaques presente no Clube de Leitura Bertrand


A Revista Sotaques Brasil/Portugal esteve presente no Clube de Leitura Bertrand, coordenado por Rui Baptista. O Evento realiza-se nos primeiros sábados de cada mês na Livraria Bertrand do Grand Plaza no Porto, e é uma oportunidade para os amantes da Literatura Fantástica debaterem um livro sobre esta temática.

www.sotaques.pt – Pare, Escute, Leia o Sotaques !!!

R. Marques  

















































Ao contrário de Sua Santidade o Papa Benedito XV, o Sotaques quer o Burro e a Vaca no Presépio.



Tiramos a árvore de Natal mas deixamos o Burro e a Vaca no Presépio .
Ao contrário de Sua Santidade o Papa Benedito XV, o Sotaques quer o Burro e a Vaca no Presépio. Isto porque o Papa declarou, há pouco tempo numa obra,  que estes dois animais não constavam do Presépio original, onde o menino Jesus terá recebido os presentes dos três Reis Magos.

Gostamos de tradições que tenham a ver com a nossa Cultura,  e o Dia de Reis é uma data emblemática. Com efeito, o Dia de Reis,  que se celebra a 6 de Janeiro, comemora a viagem de três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – que partiram de pontos distantes do Globo,  para presentearem o menino Jesus.

Baltazar partiu de África levando Mirra, uma substância que era dada aos profetas, Belchior viajou da Índia, oferecendo incenso, cuja queima está associada às divindades. Por fim, Gaspar veio da Europa com ouro, um metal que está ligado   à divindade, à perfeição.

A folia dos Reis é celebrada em muitos países como Portugal e o Brasil, e é a consagração dessa viagem prolongando-se do dia 24 até dia 6 de Janeiro, data em que viram  o menino. É frequente grupos de pessoas fazerem esse percurso às casas  nas cidades e aldeias, levando a bênção do menino  e recebendo  comida em troca – em Portugal também existem as tradicionais Janeiras, cantigas que os grupos cantam nos locais  onde são recebidos.

O Sotaques é um defensor das tradições tal como elas estão. Por isso, para nós ao contrário do que diz o  Papa Bento XVI na obra “ A infância de Jesus”, o menino Jesus estaria rodeado de animais como o Burro e a Vaca, no momento da chegada dos Reis Magos.

Desejamos  aos nossos  leitores e amigos um feliz Dia de Reis.

www.sotaques.pt – Tradições com Sotaques são Tradições duradouras

R. Marques 

Novo Parceiro Sotaques - Hernany Fedasi


O Sotaques tem um novo Parceiro na área da fotografia.

O Fotógrafo brasileiro Hernany Fedasi é o novo Parceiro da Revista Sotaques através de uma secção em que colaborará connosco chamada” Fotos com História” . Nascido na cidade do Grande Belém do Pará, Hernany Fedasi é um prestigiado fotógrafo com vários trabalhos de grande qualidade entre os quais se conta, por exemplo, a elaboração da  Exposição fotográfica  coletiva do Aeroporto Jucelino Kubischek em Brasília.
Ao novo Parceiro da equipa Sotaques damos as boas-vindas, certos de que o seu trabalho será excelente.
www.sotaques.pt – O site que fotografa a sua Cultura a todo o instante
R. Marques

Símbolos Nacionais - Brasil


Arara-canindé 



Símbolos Nacionais - Portugal

 Galo de Barcelos – Portugal 



2013 cheio de novos Sotaques


                                          2013 cheio de novos  Sotaques

A Revista Online Sotaques quer agradecer aos seus leitores pelo acompanhamento que fizeram aos nossos conteúdos. Crescemos convosco, em Portugal e no Brasil, aumentamos a audiência, tornamo-nos numa referência incontornável nas relações entre portugueses e brasileiros.

Mas queremos fazer mais e melhor. Ser uma força positiva, optimista, que mostre a Força da nossa Cultura e Língua e de todos aqueles que a valorizam.

2013 vai ser um Ano cheio de novos Sotaques, novos conteúdos, que  estamos certos merecerão um renovado interesse dos nossos leitores. Viaje connosco e atravesse esta Ponte Cultural sólida e  poderosa que continuará a levar  o melhor de Portugal ao Brasil e do Brasil a Portugal !!!
 
www.sotaques.pt – Atravesse a Ponte Cultural que une Portugal e o Brasil
R. Marques