Santa Luzia celebrada em Portugal e no Brasil




13 de Dezembro é o Dia de Santa Luzia. Uma Santa que não tem fronteiras e é celebrada em Portugal - Viana do Castelo é o caso mais significativo com a magnífica Basílica que se ergue na topo da Montanha da cidade - como no Brasil com festas de Santa Luzia em localidades como Luís António, em São Paulo, Baturité no Ceará ou Feriado Municipal como acontece nas povoações de Santa Luzia em Minas Gerais e de Santa Luzia na Paraíba. 
A proliferação de terras com o nome de Santa Luzia, no Brasil, mostra a devoção que existe relativamente a esta Santa. Santa Lúcia de Siracusa ou Santa Luzia nasceu numa família rica e conta-se que se deslocou com a mãe, que sofria de graves hemorragias internas, à cidade de Catânia para visitar a Igreja onde se encontrava o corpo de Santa Águeda, que morrera por não se converter aos ídolos. 
Lúcia adormeceu junto à Igreja, e terá ouvido o chamamento de Santa Águeda para que se dedicasse aos mais desfavorecidos. Esse episódio fez com que Lúcia e a mãe se dedicassem a ajudar os mais desfavorecidos, o que motivou a raiva do Imperador romano Diocleciano. 
Primeiro foi feita prisioneira: no cativeiro foram usadas todas as artimanhas para convertê-la ao paganismo e desviá-la da fé cristã. 
Queimaram-na e não morreu, então um soldado, a mando do imperador arrancou-lhe os olhos mas quando lhos ia entregar, nasceram-lhe dois novos olhos. Finalmente, o Imperador mandou decepar a cabeça de Santa Luzia no momento em que dizia "adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".
Por isso, Santa Luzia é a Santa da Visão, protectora dos oftalmologistas e daqueles que tem problemas de vista.

www.sotaques.pt - Escrevemos História todos os dias 

R. Marques