FITEI ABRE COM O INCONFUNDÍVEL SOTAQUE BRASILEIRO

A 36ª Edição do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica- levanta o pano hoje sob o signo da parceria. Fruto de uma ligação forte e estabelecida com a FUNARTE – Fundação Nacional das Artes do Governo Brasileiro – será possível contornar a falta de apoios do Estado português, referida pelos responsáveis do Festival, e organizar um Evento onde haverá uma notável presença de Companhias e espetáculos do Brasil.
O primeiro ato oficial do FITEI 2013, inicia-se já hoje e amanhã às 21h30, no Teatro Nacional de São João,  com a prestigiada Peça “ Namíbia, Não!”, protagonizada pelos atores Aldri  Anunciação e Sérgio Menezes, encenada por Lázaro Ramos, que parte de uma hipotética medida do Governo brasileiro para deportar para África os habitantes com melanina acentuada. Para fugir a esta imposição, dois primos fecham-se num apartamento onde discutem, com humor,  a situação do afrodescendente brasileiro.
Ao todo serão 10 companhias brasileiras que participarão no FITEI 2013 entre 29 de Maio e 10 de Junho. Destaque-se, entre as várias propostas artísticas, a apresentação do espetáculo  “ Bethânia e as palavras” nos dias 7 e 8 de Junho,  pelas 21h30,  no TNSJ, uma oportunidade para rever este grande ícone da Música e da Cultura brasileira em Portugal.
Realce-se, ainda, a presença do FITEI no Serralves em Festa, através da performance “Traz Fusion” pela companhia francesa Jo Bithurne ( 8 de Junho, às 19h00, 9 de Junho às 16h30, em Serralves). Assim como o  espetáculo “Mix Tura” pela Allatantou Dance Company em torno das danças afro-cubanas e afro-brasileiras nos dias 1, 21h30, e 2 de Junho, 16h00, no Teatro Helena Sá e Costa.
O encerramento do Ano do Brasil em Portugal e do FITEI 2013 realiza-se na Praça D. João I, 9 e 10 de Junho às 22h00, com o espectáculo “Sua Incelencia, Ricardo III” do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal, Rio Grande do Norte).
Não faltam, por isso, motivos para não ir ao Teatro no FITEI 2013 . A austeridade fica a porta – entremos e disfrutemos da Cultura.
www.sotaques.pt – O Palco onde desfila a Cultura
R. Marques