A cidade do Porto merece louvores. O Porto foi considerado o melhor destino turístico europeu em 2012, numa lista de 20 cidades, avaliadas pela Associação de consumidores europeus.
Registe-se que este ano tem sido muito favorável à afirmação da cidade a nível turístico: a conceituada revista " Lonely Planet" também recomendou o Porto como o quarto destino mundial a visitar, numa restrita lista de 10 destinos, salientando a peculiar atmosfera das suas ruas estreitas, as praças e edifícios enfeitados com azulejos, as viagens de baixo custo que facilitam o acesso dos turistas, e produtos como Vinho do Porto que dão à cidade um charme especial e inconfundível.
Mas para lá dos prémios, o que é que esta capital do Norte de Portugal tem que a diferencia de outras cidades ? Dizia Almeida Garrett que no Porto se trocavam os VS pelos Bs, mas não se trocava a servidão pela liberdade.
A luta pela liberdade é uma constante da história do Porto. Origem etimológica de Portugal - Portus e Cale eram as duas margens da futura cidade nos seus primórdios, nome do qual derivou Portucale e, mais tarde, Portugal- o Porto foi sempre um espaço vital para a afirmação da independência nacional.
Cidade orgulhosa da sua burguesia empreendedora, com uma profunda marca do Bispado, o Porto dos primeiros séculos do Portugal independente foi ganhando uma importância vital na afirmação económica do novo reino. Paralelamente, nunca deixou de ser uma referência na luta pela liberdade - foi o berço do Infante D. Henrique, grande estratega dos Descobrimentos, e da cidade partiram algumas das Naus que se juntaram às restantes caravelas que estavam em Lisboa para empreender a aventura dos descobrimentos, a cidade que resistiu às tropas miguelistas favorecendo o triunfo dos liberais e do rei D.Pedro IV - D. Pedro I do Brasil - no cerco do Porto, facto que levou à inscrição no brasão da cidade em 1834 a seguinte frase " Antiga, mui nobre e sempre leal e invicta cidade", e foi no Porto que ocorreu o primeira revolta republicano contra a Monarquia, em 1891, muito antes da Revolução que eclodiu em 5 de Outubro de 1910, e instaurou a República.
Além da história riquíssima da cidade, é inevitável que falemos dos inúmeros pontos de atracção do Porto: o Museu de Serralves, a Casa da Música, a Livraria Lello, a Torre dos Clérigos, o Rio Douro belo e romântico, a magia do Vinho do Porto, o Palácio da Bolsa com o seu mítico e inesquecível Salão Árabe, o Parque da cidade, a Foz quente e cosmopolita, a cor pardacenta e inimitável das ruas, dos edifícios, os novos espaços nocturnos e bares que dão à cidade um contraste único entre o clássico e o moderno, entre o passado e o futuro.
Também é uma cidade acolhedora, com muitos e variados Sotaques, com uma diversidade incrível de línguas e origens - por todo o lado vêem-se estudantes Erasmus, existe uma comunidade chinesa assinalável, e uma forte presença brasileira. Claro que o sotaque do Porto é muito característica, com uma gíria e um calão que fazem as delícias de quem ama as variações da Língua portuguesa.
Por tudo isso, o Sotaques dá os parabéns ao Porto. E recomenda aos seus amigos que visitem a cidade.
Vale a pena !!!
Autor: Rui Marques