De onde vem o Fado ? Qual é a origem desta misteriosa música que se entranhou na alma de um povo até se tornar uma parte integrante dos portugueses, do nosso organismo, da nossa forma de ser e pensar ?
É uma questão que vários investigadores colocaram: uma hipótese aponta para que o Fado terá nascido a partir dos cantos dos mouros que permaneceram no Bairro da Mouraria, em Lisboa, após a reconquista cristã, outra tese assinala que a origem estará na imensa popularidade que nos séculos XVIII e XIX tinha a modinha e da sua síntese com outros géneros musicais como o Lundu,essa dança brasileira trazida pelos africanos que foram para o Brasil e Portugal, e que se terão misturado, no caldo de culturas que era a Lisboa da época, para gerar esse filho luminoso a que chamamos Fado.
Tenha a origem que tiver, a verdade é que foi uma criança brilhante e é um filho extraordinariamente adulto sempre em evolução constante. Em Lisboa, em Coimbra, no Porto, no mundo que o reconhecerá como património mundial, o Fado é um mistério que enche a nossa vida de feliz e doce melancolia.
Autor:Rui Marques