Chiquinha Gonzaga: pioneira da Música popular brasileira




Chiquinha Gonzaga é uma espécie de matriarca da Música popular brasileira. Não é por acaso que o Dia Nacional da Música Popular brasileira é celebrado, desde 2012, no dia 17 de Outubro, data do seu aniversário. 

Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu a 17 de Outubro de 1847, no Rio de Janeiro. Filha de um general do exército brasileiro, José Basileu Gonzaga, e de uma negra, Rosa Maria Neves de Lima, Chiquinha sofreu com a educação espartana do pai, que a obrigou a casar contra a vontade. 

Divorcia-se do marido, provocando o escândalo na sociedade brasileira, e dedica-se totalmente à música. Compositora precoce – aos 16 anos compôs uma canção de Natal, Canção dos Pastores – foi a primeira pianista de choro e a autora da primeira marcha de Carnaval “ Ô abre latas”. 

Também foi a primeira mulher brasileira a reger uma Orquestra. Chiquinha Gonzaga morreu, curiosamente, a 28 de Fevereiro de 1935, quando começava o Carnaval, nada mais apropriado para uma artista que deixou uma marca indelével na História da Música Popular Brasileira. 

www.sotaques.pt – Leia a sua História, exercite a sua memória 

R. Marques 

#sotaques 
#Brasil
#Portugal 
#Ruimarques 
#Mesdamulher 
#Marco