Carolina Michaelis é o nome de uma das mais afamadas Escolas Secundárias da cidade do Porto. Uma pequena homenagem a uma mulher que marcou profundamente os Estudo da Língua Portuguesa, e a História da Universidade em Portugal.
Nascida em Berlim, em 1851, destacou-se precocemente como autodidacta: aos 16 anos, já estudava as literaturas italianas e espanholas, correspondendo-se com académicos portugueses como Teófilo Braga e Joaquim de Vasconcelos, com quem se casaria, vindo viver para o Porto.
Foi a partir da Invicta que exerceu um magistério incansável no estudo da Língua e Literatura. Deixou marcas visíveis em áreas como a filologia, a história ou a etimologia em obras como o “ Dicionário etimológico das Línguas hispânicas”, “ Estudos sobre o Romanceiro popular” ou “ As cem melhores poesias líricas da Língua Portuguesa”.
Também foi a primeira mulher a dar aulas numa Universidade – a Universidade de Coimbra – e junto com a escritora Maria Amália Vaz de Carvalho, foi uma das primeiras mulheres a serem admitidas, em 1912, na Academia de Ciências de Lisboa.
www.sotaques.pt – Leia a sua História, exercite a sua Memória
R. Marques