Dorival Caymmi: o Mestre da Música baiana


Dorival Caymmi

Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo ou Daniela Mercury não existiriam sem Dorival Caymmi. Foi ele que marcou musicalmente o século XX,  e inspirou gerações de músicos baianos a desenvolver um som próprio e inconfundível.
Descendente de italianos, Dorival Caymmi nasceu em 1914 em São Salvador e passou por vários empregos muito jovem – jornalista e vendedor – até compor a sua primeira música “ No Sertão”, aos 22 anos venceu o Concurso de Sambas de Carnaval com o seu samba “ A Bahia também dá” .
Aos 23 anos muda-se para o Rio de Janeiro, onde cria e apresenta um dos grandes sucessos da sua vida” O que é que a Baiana tem”, que Carmen Miranda imortalizará numa canção que se tornou num Hino à Bahia e às mulheres baianas. A sua obra é uma permanente invocação das belezas da Bahia, do povo, dos pescadores, das paisagens, e inspirou muitos músicos brasileiros.
Tom Jobim dizia que Dorival Caymmi era um génio, criativo, intuitivo, único. Um Mestre da música baiana e brasileira, que recordamos com saudade.

Paulo César

www.sotaques.pt – Música com Sotaques