Selecção Nacional Sotaques


                  Literatura: Gonçalo M. Tavares e João Tordo

             Gonçalo M. Tavares: o construtor de Labirintos literários 




Gonçalo M. Tavares é um  jovem escritor português  que tem sido comparado, pelo seu estilo, a Franz Kafka ou Robert Musil. Um estilo filosófico, erudito, em que o leitor sente-se como um detective que vai descobrindo, através do discurso das personagens, a verdade que elas escondem.
Venceu vários prémios literários com “ Jerusálem ”, um livro que conquistou José Saramago e Enrique Villa-Matas – que o elogiaram- e  que lhe valeu prémios como o Prémio Ler Milenium, o Prémio Saramago ou o Prémio Portugal Telecom. Destaque-se ainda para outras obras também premiadas como o “ Senhor Valery” ou a mais recente “ Uma viagem à índia”, uma recriação poética  dos Lusíadas de Camões, adaptada aos dias de hoje.



             João Tordo: o poder infinito da imaginação 




João Tordo nasceu numa família ligada às artes. É filho do grande músico português Fernando Tordo e, desde cedo,  teve uma especial ligação com a Literatura e o cinema.
Estudou Jornalismo e escrita criativa em Nova Iorque e Londres, trabalhou como Jornalista em publicações com a “Sábado” ou o “Jornal de Letras”  e foi guionista, por exemplo, na longa-metragem “ Amália”.
Publicou vários romances como “ O livro dos homens sem luz”, “ Hotel Memória” ou “ Anatomia dos Mártires”. Venceu o Prémio de Jovens criadores, em 2001, e o prémio José Saramago 2009 com o romance “ As três” vidas”, sendo considerado um autor que faz da criatividade e da imaginação uma aventura permanente para os leitores, fugindo aos lugares comuns da narrativa convencional.

Rui Marques