Selecção nacional Sotaques




               Música: Miguel Araújo e Blasted Mechanism

        Miguel Araújo ou a simplicidade inteligente  de um autor de canções 




Esta é a semana da Selecção Nacional e decidimos aproveitá-la  para falar de novos valores da cultura portuguesa  na Música, Literatura, Humor  e Cinema. Há um Portugal inovador, diferente, moderno com uma Cultura diversificada, que ultrapassa a  tradicional imagem que se tem do país.
Começamos na música com dois nomes: o cantor Miguel Araújo e o o grupo Blasted Mechanism. Miguel Araújo é o novo fenómeno da música nacional com o seu álbum “ Os maridos das outras”, que conquistou a crítica e o público.
Durante anos integrou o grupo “ Azeitonas” até que se decidiu lançar a solo. Participou  num espectáculo  “ Como desenhar motas, cavalos e mulheres”  com o humorista Nuno Markl – de quem falaremos também esta semana – e tornou-se rapidamente um artista reconhecido com canções inteligentes, que abordam o quotidiano de um modo perspicaz e irónico.


                 Blasted Mechanism, um grupo do outro mundo




Em relação ao Blasted Mechanism, estamos na presença de uma Banda que honra a noção de alternativo. Nada neles é quotidiano, banal: da roupa que vestem à música, afirmam-se como  um hino à diferença e eles próprios se definem como um Projecto artístico tocado por seres de outro mundo.
Fundados em 1995, os Blasted Mechanism sobressaíram desde o início da sua carreira pelas apostas arriscadas que faziam a nível musical, juntando música electrónica com outros géneros. Por exemplo, na música We do álbum “ Sound of light” fizeram parceria com o mestre da guitarra portuguesa António Chainho e, num álbum mais recente, “ Mind at large”, recorreram à voz do falecido filósofo português, Agostinho da Silva, para músicas como “Liberdade e destino”.