Raul Nery




















Sotaques homenageia Raul Nery, grande Guitarrista que tocou com Amália


O Sotaques presta homenagem a um dos grandes nomes do Fado. O Guitarrista Raul Nery, que morreu recentemente, e que deixou um enorme legado na Historia do Fado e da Guitarra portuguesa.

Estava sempre ao lado dos grandes vultos do Fado português. Amália, Maria Teresa de Noronha, Hermínia Silva, Alfredo Marceneiro cantavam,  enquanto ele dedilhava as cordas da Guitarra portuguesa, da qual era um dos mestres incontestáveis tal como Carlos Paredes ou  Fernando Alvim.

Raul Nery foi um talento precoce: em 1933, aos 9 anos,  tocava Guitarra num espectáculo no Teatro de São Luís ao lado de Alfredo Gomes de Azevedo e de Ercília Costa. Foi um pioneiro na ligação umbilical que uniria o Fado e a Guitarra Portuguesa – fundou o primeiro grupo de Guitarras de Fado, com figuras como José Fontes Rocha, Júlio Gomes e Joel Pina.
Mais recentemente, em 2005, foi-lhe atribuído o Prémio Amália Rodrigues carreira. Um justo tributo a um dos grandes nomes do Fado e, provavelmente, o guitarrista que mais acompanhou a Diva do Fado  português – durante oito anos integrou as digressões de Amália pelo mundo.
R. Marques