Guimarães 2012, capital europeia da cultura, começa oficialmente a sua atividade neste sábado 21 de Janeiro. Durante um ano, a bonita cidade de Guimarães e a região envolvente vão viver intensamente uma numerosa e rica agenda de eventos culturais.
A cidade minhota torna-se não só num ponto de encontro de criadores e criações das mais variadas áreas- cinema, arquitectura, música,literatura,pensamento, fotografia, artes plásticas, teatro, artes de rua - como num espaço de promoção da regeneração urbana, económica e social. Para isso, a organização de Guimarães 2012 definiu, na sua página oficial, três grandes objectivos: desenvolver o capital humano das suas comunidades, estimular a economia criativa na Região, exportando-a e promovendo-a internacionalmente, e gerar uma Geografia dos sentidos para quem a visite ou viva em Guimarães.
Amanhã, no arranque de Guimarães 2012, está previsto um espetáculo que combina música, multimédia e performance e que assinala memórias da história de Guimarães e da Europa. Na primeira semana, quem vier a Guimarães encontra um programa eclético - que vai desde laboratórios de criação para jovens, conferências sobre Teatro, ciclos de cinema ou atuações de artistas consagrados como Buraka Som Sistema, Rita Redshoes, Legendary Tiger Man ou eventos de música erudita como o Festival de órgão ibérico programado para o dia 27 de Janeiro - um ecletismo que se prolongará ao longo do ano.
As capitais europeias da cultura nasceram no seio da Comunidade económica europeia, em 1985. Lisboa, em 1994, e o Porto, em 2004, já foram nomeadas capitais europeias da cultura.
O Sotaques, como agente cultural que defende a criatividade, o espírito de parceria, e o valor da cultura como elo de ligação entre os povos, saúda a organização de Guimarães 2012. E incentiva, vivamente, os seus amigos espalhados pelo mundo a visitarem Guimarães em 2012.
O berço da Nação portuguesa e deste extraordinário Projeto. Venham e serão bem recebidos !!!
Autor: Rui Marques