O grande escritor mineiro Rubem Fonseca

Rubem Fonseca é o maior escritor mineiro vivo e, para muitos críticos e leitores, o maior escritor brasileiro da actualidade. Nascido em 1925 em  Juiz de Fora, Minas Gerais,  licenciou-se em Direito e dedicou-se a uma carreira como Comissário na Polícia em São Cristovão, no Rio de Janeiro. A partir de 1954 deixa a Polícia e torna-se escritor a tempo inteiro.
Os livros de Rubem Fonseca são indissociáveis da sua vida profissional  como polícia: as personagens são marginais, prostitutas, polícias, políticos corruptos que se misturam num caldo de cultura onde o bem e o mal, a justiça e a ilegalidade se confundem. Exemplo disso é a magnífica obra " Agosto" um fresco de época do período do Governo de Getúlio Vargas, relatando as conspirações que levaram ao seu suicídio e onde, ironicamente, a personagem principal é um detective privado. 
Obras como " O Caso Morel", a " A grande Arte" ou "Diário de um fescenino" comprovam o selo de qualidade deste autor. Com uma prosa enxuta, seca, directa que o tornam num escritor reconhecível e com um estilo inimitável. 
Rubem Fonseca venceu o prémio Camões em 2003. Prémio mais do que merecido para quem é um dos maiores  embaixadores culturais  do Brasil e de Minas Gerais.