A Vila Minhota de Melgaço fica situada no Distrito de Viana do Castelo, junto à fronteira com a Galiza, estando ligada em Portugal aos municípios de Monção e Arcos de Valdevez . Conhecida pela sua paisagem verdejante e pelo seu rico património histórico, Melgaço desenvolveu-se extraordinariamente nas últimas duas década a nível de equipamentos culturais de grande qualidade.
Exemplo disso é o Museu do cinema, criado por Jean Loup-Passek, antigo responsável do Festival de cinema de La Rochelelle, em França, que doou ao município o seu magnífico espólio após ter passado férias em Melgaço, a convite de emigrantes locais. Dele fazem parte cartazes, documentos, objectos, imagens que marcam o advento do cinema como forma da arte, para além de encontrarmos exposições permanentes de autores ou de cinematografias de vários países.
Referência especial também merece o Museu do Contrabando e da Emigração: um espaço onde o visitante encontra vestígios e testemunhos de duas actividades que tiveram uma grande expressão no século XX, no Alto Minho. Melgaço tem uma fortíssima tradição a nível da emigração, nomeadamente para a França e o Brasil, e o contrabando era uma actividade de sobrevivência e de resistência no tempo do Estado novo de Salazar.
Do histórico Castelo da Vila de Melgaço à paisagem imponente de Castro Laboreiro, passando pelos Museus ou pela rica gastronomia- de que é expoente máximo o célebre Vinho Alvarinho- ou pelo complexo desportivo do Monte de Prado, esta Vila do Alto-Minho oferece aos visitantes uma grande diversidade de atractivos. É, por isso, um local com Sotaques no Minho.
Autor: Rui Marques