Locais com Sotaques: Melgaço














A Vila Minhota de Melgaço fica situada no Distrito de Viana do Castelo, junto à fronteira com a Galiza, estando ligada em Portugal  aos municípios de Monção e  Arcos de Valdevez . Conhecida pela sua paisagem verdejante e pelo seu rico património histórico, Melgaço desenvolveu-se  extraordinariamente nas últimas duas  década  a nível de equipamentos culturais de grande qualidade.  
Exemplo disso é o Museu do cinema, criado por Jean Loup-Passek, antigo responsável do Festival de cinema de La Rochelelle, em França, que doou ao município o seu magnífico espólio após ter passado férias em Melgaço,  a convite de emigrantes locais. Dele fazem parte cartazes, documentos, objectos, imagens que marcam o advento do cinema como forma da arte, para além de encontrarmos exposições permanentes de autores ou de cinematografias de vários países.
Referência especial também merece o Museu do Contrabando e da Emigração: um espaço onde o visitante encontra vestígios e testemunhos  de duas actividades que tiveram uma  grande expressão no século XX,  no Alto Minho. Melgaço tem uma fortíssima tradição a nível da emigração, nomeadamente para a França e o Brasil, e o contrabando era uma actividade de sobrevivência e de resistência no tempo do Estado novo de Salazar. 
Do histórico  Castelo da Vila de Melgaço  à paisagem imponente de Castro Laboreiro,  passando pelos Museus ou pela rica gastronomia- de que é expoente máximo o célebre Vinho Alvarinho- ou pelo complexo desportivo do Monte de Prado, esta Vila do Alto-Minho oferece aos visitantes uma grande diversidade de  atractivos. É, por isso,  um local com Sotaques no Minho. 

Autor: Rui Marques