Brasil: o país do Presente

Quando o grande escritor austríaco  Stefan Sweig escreveu " Brasil: o país do Futuro", em 1941, ninguém esperaria que esse epíteto acompanhasse o país durante décadas. Aquilo que era uma declaração de amor e de crença no Brasil do Futuro, feita por um intelectual  que se exilava no país para fugir às garras do nazismo, transformou-se numa espécie de maldição sobre um país que sempre seria uma esperança, nunca uma realidade plena.

Segundo indicadores económicos  revelados neste mês de Dezembro , o Brasil ultrapassou o Reino Unido como sexta potência mundial. E a escalada continua: as previsões apontam para que até 2015 ultrapasse a França.
O Brasil conseguiu na última década vencer o pessimismo e apostar numa valorização da classe média, que cresceu extraordinariamente graças à cesta básica familiar, e alimentou a economia gastando e investindo mais. O efeito positivo multiplicou-se e o Brasil tornou-se uma potência económica e geo-política incontornável.
O país do Futuro tornou-se na referência do Presente. Provando que o caminho do desenvolvimento e do crescimento passa sempre pela revalorização da população, e pela construção de uma sociedade mais equitativa e justa.