Sua majestade : o Bacalhau I do Minho !!!


Se a Gastronomia minhota fosse uma Monarquia, o bacalhau seria o incontestável rei. É verdade que existem nobres de aristocrática linhagem como o cabrito assado no forno ou o arroz de sarrabulho, mas nenhum ocupa o lugar principal nas mesas e nos gostos dos minhotos como este fiel e delicioso amigo vindo do Norte da Europa.
Na ementa minhota encontramos receitas tão diversificadas como o arroz de bacalhau à moda do Minho -bacalhau cozido e desfiado envolvido numa mistura de pão, aceite, cebola - arroz de bacalhau com grelos - partido aos bocados e misturado com arroz, grelos de couve ou arroz - ou o Bacalhau à Narcisa- embrulhado em folhas de couve e alourado no forno com lascas de presunto. Isto para não falar de clássicos como o Bacalhau à minhota - bacalhau cozido e lascado com batatas cozidas no mesmo azeite e uma cebolada - e bacalhau à moda de Viana- pitéu composto por postas do lombo embrulhadas em folhas de couve assadas no forno. 
Quem passar a Consoada no Minho não ficará, certamente, decepcionado. Sua majestade, o Bacalhau, nunca se esquece dos seus devotos súbditos.