O inesquecível Lima Duarte




Tou certo ou tou errado ? Perguntava Sinhozinho Malta enquanto movia o pulso e franzia o sobrolho. Foi uma personagem marcante na mítica novela " Roque Santeiro de Dias Gomes e Aguinaldo Silva,  ao lado de Regina Duarte e José Wilker,  e ganhou uma enorme popularidade no Brasil e em Portugal.
Na vida deste ilustre mineiro, nascido em 1930 na povoação de Sacramento, no interior de Minas Gerais, não faltam, aliás,   personagens marcantes. Ao Sinhozinho Malta de Roque Santeiro podemos juntar o pistoleiro Zeca Diabo de O bem amado ou o  extraordinário  Sassá Mutema de  O Salvador da Pátria. Começou na rádio onde fez um pouco de tudo desde trabalhos de sonoplastia, rádio novelas  ou  dobragem de filmes da desenhos animados,  e adoptou o nome artístico de Lima Duarte por sugestão da mãe que era espírita  e o aconselhou a usar o nome do seu guia.
Ariclenes Venâncio Martins, o seu nome de baptismo, tornou-se para sempre, para os muitos portugueses e brasileiros que o admiram, no inesquecível Lima Duarte.