Adolfo Luxúria Canibal: o artista total


Adolfo Luxúria Canibal nasceu em Luanda em 1959,  mas passou a adolescência e juventude entre Vieira do Minho e Braga e pode ser considerado um minhoto e bracarense de adopção. É  uma das figuras mais carismáticas da música portuguesa das últimas décadas e líder dos  Mão Morta.
Os Mão Morta foram criados em 1984 e cedo se destacaram pelo rock gótico e negro que representava uma pedrada no charco no panorama musical nacional. Discos como Mão Morta (1988), Mutantes ( 1992) ou Maldoror( 2008) contêm letras fortes e viscerais, escritas por Luxúria Canibal , que provocam uma estranha sensação de repulsa e atracção dos ouvintes.
Se o pudéssemos definir, o termo artista total era o mais  adequado: músico consagrado tocou também em parceria com grupos como os Pop Dell' Arte, Clã ou Moonspel, escreveu crónicas para jornais como o Independente, traduziu obras de Heine Muller ou Maiakovski e foi actor em filmes como Gel Fatal de António Ferreira ou encenações teatrais como Maldoror ( 2007) de António Durães. Em 2003 foi eleito pelo Semanário Expresso uma das cinquenta mais importantes figuras vivas da cultura portuguesa.
Adolfo Luxúria Canibal é um artista carismático que deixou a sua marca na História da música portuguesa.