E do Minho nasceu Portugal ...




Há lugares que definem a História de um país.  Assim como sempre que falamos da independência do Brasil nomeamos o famoso grito dado por D.Pedro I  nas margens do rio Ipiranga, onde se situa actualmente a  cidade de  São Paulo, também associamos  Guimarães à fundação de Portugal. 
No século XI,  o rei D.  Afonso VI de Leão e  Castela entregou  o Governo do Condado portucalense ao Conde D.Henrique de Borgonha, que o tinha auxiliado na conquista do reino da Galiza. Este casou-se com a filha ilegítima do rei castelhano, D.Teresa, e tiveram um filho- D. Afonso Henriques- que nasceu em Vimararanes que era então a Villa mais importante do Condado portucalense, e cujo nome derivará  com o passar dos séculos  para Guimarães.  
O conde D. Henrique morreu em 1114 e,  entre D. Teresa     que apoiava  a continuação da vassalagem a Leão e Castela  e  D. Afonso Henrique, que defendia a independência, trava-se um conflito que vai culminar na Batalha de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães. Vence D. Afonso Henriques que se torna no primeiro rei de Portugal,  cuja autonomia face a Leão e Castela será  finalmente confirmada pela bula papal do Papa Alexandre III em 1179. 
E do Minho nasceu Portugal .....

Autor: Rui Marques