O ator Alexandre Borges manda um beijo para Portugal.





A Revista Sotaques  falou com hum dos Grandes astros da Televisão Brasileira.



Alexandre Borges confidenciou-SOE quali E o Seu sotaque. 

Leia Mais sobre ESTA Notícia clicando nenhum link abaixo.

Link: issuu.com / sotaques / docs / revista_sotaques_-_final

facebook.com / sotaques.radio - Navegamos Pelo Mar da Cultura!


José Saramago, o escritor insubmisso


Morria a 18 de Junho de 2010  o escritor português José Saramago. Quatro anos sem um escritor,  que  deixou marcas profundas na Literatura mundial,  afirmando-se como   um cidadão exemplar, de causas, sem medo de denunciar os desmandos do poder.

A vida deste eterno resistente é, ela própria, um romance. Nascido em 1922 numa família pobre de agricultores  da Golegã, no Distrito de Santarém, Saramago veio com os pais para Lisboa aos dois anos.


Devido a dificuldades económicas não frequentou a Universidade, embora se tornasse num assíduo leitor da Biblioteca Municipal, situada no Palácio de Galveias. O seu primeiro trabalho foi como torneiro mecânico, tornando-se posteriormente funcionário público – entretanto publicou, em 1947, o romance “ Terra do pecado” que teve um acolhimento frio.

Apaixonado pela literatura, José Saramago trabalhou nas décadas seguintes em editoras, foi tradutor e jornalista – nesta condição, foi Director do Diário de Noticias durante um breve lapso de tempo.

Os ventos do 25 de Abril e da democracia trouxeram, definitivamente,  a consagração pública de José Saramago,  no meio literário português. Obras como “ Levantado do Chão” em 1980 e, especialmente, “ Memorial do Convento” em 1982, que retrata os amores imaginários de Baltazar e Blimunda no Palácio de Mafra, no reinado de D.João V.

A partir daí livros como “ O ano da morte de Ricardo Reis”, “ O evangelho sobre Jesus Cristo”, “ Jangada de Pedra” ou “ Ensaio sobre a Cegueira” elevaram-no à condição de ícone da literatura portuguesa. O Nobel que recebeu em 1998 foi apenas o cume de uma escalada íngreme, nada fácil, de alguém que, com trabalho e talento, venceu os condicionalismos externos.

Paralelamente, nunca deixou de escrever artigos em jornais, de participar em manifestações. O cidadão Saramago nunca se calou, apesar dosprémios e das homenagens institucionais.

José Saramago foi  escritor insubmisso como muito poucos na história  literatura mundial do século XX. Um homem e um escritor de causas como é raro encontrar.

www.facebook.com/sotaques -Cultivamos a palavra dos escritores portugueses e brasileiros



R. Marques





O conde Maurício de Nassau, o Brasileiro

               
João Maurício de Nassau-Siegen nasceu a 17 de Junho de 1604 e  foi conde  e príncipe de Nassau-Siegen, um Estado do Sacro Império Romano-Germânico e,  mais tarde da Confederação Germânica, localizada nas cercanias das cidades de Wiesbaden e Coblença.

Mas foi também uma das figuras históricas mais importantes na história colonial do Brasil, passando para a história com o cognome de “ O brasileiro”. Chegado ao Recife numa comitiva da poderosa companhia neerlandesa das Índias Ocidentais, em 1637, rapidamente procurou desenvolver a metrópole.

Construiu diques, aquedutos, palácios ( como o Palácio de Friburgo e o Palácio da Boa Vista), o jardim botânico e o jardim zoológico, um museu natural e um observatório astronómico. Consolidou a Nova Holanda em terras brasileiras, e combateu as forças portuguesas e espanholas.

Após várias batalhas, assinou-se um Tratado de paz entre as forças holandesas e os portugueses e o Conde de Nassau acabou por regressar à Europa. No período em que administrou o Recife ( 1637- 1644), Nassau tornou a cidade numa urbe moderno, com um planeamento urbano eficaz, e uma política de tolerância religiosa que atraiu comerciantes de todos os países.

Faleceu a 20 de Dezembro de 1679 em Cleves, na Alemanha, onde está enterrado.

www.facebook.com/sotaques - História e memória do Brasil e de Portugal

R. Marques

#sotaques
#Brasil
#Portugal
#ruimarques
#históriadobrasil
#condedenassau

#Recife 

17 de Junho de 1962, o Brasil torna-se bicampeão mundial

No dia 17 de Junho de 1962, o Brasil sagrava-se campeão do mundo em Santiago do Chile. Na final vencia a Checoslováquia por 3 a 1 com golos de Amarildo, Zito e Vavá.

Com uma equipa cheia de craques como Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Djalma Santos, Didi, Zagalo, Amarildo ou Vavá, o Brasil voltava a conquistar o mundial. Garrincha foi eleito o melhor jogador do torneio.

www.facebook.com/sotaques - Campeões com sotaques

R. Marques

#ruimarques
#sotaques
#Brasil
#Portugal
#mundialbrasil2014
#copadomundobrasil2014

#historiadofutebol 

Portugal enfrenta a Alemanha Arena Fonte Nova

Hoje entra em campo a selecção portuguesa no campeonato do mundo  Brasil 2014. Num jogo entre grandes selecções pois o rival é a Alemanha, outros dos candidatos a vencer o mundial.
Nos últimos 14  anos, Portugal e a Alemanha acumulam  grandes resultados a nível internacional, só faltando a vitória final  . Portugal foi três vezes à meia-final dos  Europeus  – disputando a final em 2004 – e uma vez à meia-final do mundial 2006.

Os comandados de Paulo Bento chegam em óptima forma depois da recuperação da estrela Cristiano Ronaldo, e do último jogo de preparação contra a Irlanda – a turma lusa venceu por 5 a 1. As expectativas apontam para um grande espectáculo no Arena Fonte Nova, em Salvador da Bahia.
A revista Sotaques fará uma cobertura do jogo através do nosso enviado especial Paulo César, deslocado ao Estádio. Não percam a crónica dele sobre o jogo.

 O palco do Portugal vs Alemanha será o moderno Arena Fonte Nova

Arena-Fonte-Nova-Salvador
O jogo entre Portugal e a Alemanha, desta segunda-feira, vai realizar-se no moderno Arena Fonte Nova em  Salvador da Bahia. Também conhecido como complexo desportivo Octávio Mangabeira, é um Estádio sofisticado que pode acolher jogos de futebol e espectáculos musicais.

Serviu de palco ao jogo Holanda vs Espanha neste mundial , tem uma lotação de 50.000 pessoas e é considerado um dos quatro estádios mais evoluídos em termos de instalações e tecnologia entre os 14 construídos para acolher o campeonato do mundo.

www.faceboook.com/sotaques - Descubra os campeões com sotaques no Mundial Brasil 2014

R. Marques

#sotaques
#Brasil
#Portugal
#ruimarques
#mundialbrasil2014
#copadomundobrasil2014
#salvadordabahia
#arenafontenova

Revista Sotaques da edição de junho de 2014

           
Na edição de Junho de 2014,  da revista Sotaques Brasil/Portugal, abordámos o lado mais chato e entediante de Fernando Pessoa. Temos uma entrevista exclusiva com o ator brasileiro Alexandre Borges, em que falámos das suas paixões na representação e na poesia,   da sua ligação a Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes, e do que significa Portugal para ele.

Conhecemos melhor o indomável Luís Filipe Scolari, selecionador do  Brasil e antigo treinador  de Portugal, e entrevistámos um artista, Ricardo Gordo, que promete revolucionar o Fado e a guitarra portuguesa.

Não perca a oportunidade e leia mais uma edição da revista luso-brasileira Sotaques Brasil/Portugal, herdeira da mítica Orpheu, que une o Brasil e Portugal, juntando  dois povos  e dois Continentes,   numa ponte de cultura e arte que atravessa o Mar.


www.facebook.com/sotaques - Desvendamos a cultura do Brasil e de Portugal 

Livro “Carioca lifestyle de A a Z”

Livro “Carioca lifestyle de A a Z”  revela a linguagem do carioca para estrangeiros

O livro “ Carioca lifestyle de A a Z” do publicitário brasileiro  André  Eppinghaus. A viver no Rio de Janeiro, o autor aproveitou a Copa do mundo para mostrar 49 vocábulos do “ carioquês”, desvendando os segredos do léxico carioca para os estrangeiros que visitam a cidade maravilhosa.
Além do glossário, a obra apresenta imagens do Rio de Janeiro.

www.facebook.com/sotaques - Falamos uma língua com sotaques luso-brasileiros

R. Marques
#sotaques
#Brasil
#Portugal
#Andréeppinghaus

Exposição sobre Eça de Queiroz

Museu da língua portuguesa prepara exposição sobre Eça de Queiroz


O Museu da língua portuguesa está a prepara uma exposição interactivo em homenagem ao escritor português, Eça de Queiroz. Esta exposição ainda não tem data definida – se será em 2014 ou 2015 – mas o Director do museu sediado em São Paulo, António Carlos Sartini,  já declarou à imprensa  essa intenção.
Depois da exposição sobre Fernando Pessoa,  é agora outro grande nome da cultura portuguesa, muito admirado no Brasil, a merecer esta homenagem.

www.facebook.com/sotaques - A rede cultural que liga o Brasil e Portugal
R. Marques
#sotaques
#Brasil
#Portugal
#museudalinguaportuguesa
#eçadequeiroz

Museu Pelé aberto em Santos


O rei Pelé já tem o seu Museu. Localizado no bairro de Valongo, na cidade de Santosm , o espaço alberga cerca de 2.545 peças ligadas à carreira do craque.

Considerado pela FIFA como o atleta do século, Pelé foi tricampeão mundial pelo Brasil, e é unanimemente reconhecido como o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

www.facebook.com/sotaques - Entre em jogo na revista que liga o Brasil e Portugal
Paulo César, correspondente da revista Sotaques no Brasil

Passatempo - Ricardo Gordo



Ricardo Gordo é uma artista multifacetado, que mistura a guitarra portuguesa e a guitarra eléctrica num diálogo criativo sem fronteiras estéticas,  que abrange todos os géneros musicais . Na guitarra portuguesa, Ricardo Gordo interpretou um clássico da guitarra portuguesa  “ Verdes anos”  num filme.
Quem é o autor original desta  música e  lenda da guitarra portuguesa ?

a) Carlos do Carmo
b)Alfredo Marceneiro
c) Carlos Paredes

Responde a esta questão através do nosso e-mail antonio.sotaques@gmail.com , e envia-nos o teu número de contacto. Os vencedores deste passatempo, habilitam-se a ganhar CDS de Ricardo Gordo.
Participa !

www.facebook.com/sotaques - Passatempos com sotaques na rede que liga o Brasil e Portugal



#sotaques
#Brasil
#Portugal
#ruimarques
#ricardogordo
#passatempos