Traje de pastores alentejanos



Os pastores fazem parte da paisagem alentejana. Calcorreando quilómetros na terra seca, vão suportando ora o extremo calor dos dias , ora o frio gélido e seco das noites. 
Para enfrentar a intempérie, precisam de trajes resistentes e adequados: o traje do Pastor é composto por calças, camisa, capote, safões e pelico por causa do frio.
O capote é uma peça de abrigo e de talhe quase direito, os braços mantêm a liberdade de movimento, o corpo nunca se sente apertado e o frio não entra. Vasto e de certo peso, quase toca o chão, cobrindo todo o corpo. A gola, em pele de raposa usa-se levantada.
Os Safões são calças a sobrepor às de pano, que se usam ajustadas. São confeccionadas em pele de borrego, confortáveis, duráveis e de fácil obtenção. Nos meses de Verão estes são substituídos por outros de lona branca. 
Finalmente, o Pelico é uma espécie de casaca com as abas largas e compridas, sem mangas, com ombros salientes, protegendo as costas. Pelico e safões costumam ser debruados de Saragoça, pregados de botões metálicos e apertados com tiras de cabedal. 

R. Marques