O carismático São Martinho

                 


Martinho era filho de um  Tribuno e soldado romano. Nascido em 316  na cidade de Sabaria , antiga Panônia ( actual Hungria), Martinho desde muito novo frequentou uma Igreja cristã, facto que desagradou o pai que tentou afastá-lo da Religião, alistando-o no Exército.  
Foi destinado para a Gália, como soldado, e é aí que se dá o célebre episódio do manto. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e, como não tinha, Martinho  cortou  o seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte.
 Durante a noite,  Jesus apareceu-lhe  em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo,  e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião.
Tornou-se Monge e discípulo de São Hilário, Bispo de Poitiers, que o ordenou diácono e  lhe legou um terreno. Nele,   Martinho criou o primeiro Mosteiro de França e da Europa Ocidental, exercendo uma intensa acção de cristianização da população local.
Quando ficou vago, em 371, o Bispado de Tours, foi aclamado como Bispo. Exerceu o Bispado durante vinte e cinco anos, tendo falecido no dia 8 de Novembro de 397,  e sido enterrado no dia 11 de Novembro.
Esta data festeja o Dia de São Martinho de Tours, o primeiro Santo não mártir a receber o culto oficial da Igreja e um dos Santos mais populares da Europa. Em Portugal o São Martinho é comemorado não com um feriado religioso  oficial, mas com  festividades  em que se distribuem castanhas e se bebe vinho Tinto.
Também existe por cá a expressão Verão de São Martinho, para designar um período de bonança e sol que ocorre durante o Outono.

www.sotaques.pt – As Tradições da nossa História

R. Marques
#sotaques
#RuiMarques
#Brasil
#Portugal
#História