Memorial do Convento




Publicado em 1982, Memorial do Convento é um dos mais importantes romances do século XX português. Escrito num estilo barroco, retrata as vicissitudes históricas que levaram à construção do Palácio de Mafra - o Convento que é o objecto principal da obra - a mando do Rei absolutista D. João V, nos inícios do século XVIII cumprindo uma promessa religiosa. 
No fio narrativo de Memorial do Convento, conta-se a história da construção do Convento pelos olhares de duas personagens míticas - Baltazar, de alcunha o Sete-Sóis, porque só consegue ver à luz, que se apaixona Blimunda, que só vê na escuridão o interior dos objectos e das pessoas. Os dois conhecem a personagem histórica e real que foi Bartolomeu de Gusmão, conhecido como o padre voador e pioneiro português da história da aviação pela construção da célebre Passarola, um aeróstato que foi o primeiro objecto voador da História, antecipando o Balão dos irmãos franceses Montgolfier, que voaria 74 anos depois.
O Padre Bartolomeu de Gusmão, Baltazar e Blimunda, unem-se para construir a Passarola. Um dia Baltazar fica preso à Passarola, ela eleva-se pelos ares e acaba despenhado. 
A Inquisição prende Baltazar e  o Padre Bartolomeu de Gusmão, acusando-os de bruxaria. No final do romance, Blimunda recolhe a vontade de Baltazar enquanto este é morre condenado à fogueira. 
Em traços gerais, esta é a História daquele que é, para muitos, a grande obra-prima de José Saramago. Boas leituras !!!

www.sotaques.pt - A Revista da sua Cultura 

R. Marques