FITEI 2013 apresentado no Porto


     
                
Foi ontem, no belíssimo salão nobre do Teatro Nacional de São João, que o FITEI 2013,  – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – que decorrerá entre 29 de Maio e 10 de Junho,  entrou em cena. O carismático Festival – cumpre a sua 36ª edição- terá este ano uma programação mais reduzida, em virtude da falta de apoios do Estado, que foi alvo de várias críticas por parte do Diretor Artístico do Evento, Mário Moutinho.
Apesar disso, fruto de uma Parceria com a Funarte – Fundação Nacional de Artes do Governo Brasileiro – a programação terá uma forte presença de companhias de Teatro Brasileiro. Nesse âmbito, destaca-se o Ciclo Nelson Rodrigues com Peças como “ Vestido de Noiva” ou “ Toda a Nudez será castigada”, entre outras. Além disso, haverá dois espetáculos a salientar, fora do espaço do Teatro Nacional de São João onde se realizarão a maioria dos Eventos, uma performance artística  apoiada pelo Instituto Francês  que será apresentada no Serralves em Festa, e  a realização de um espetáculo de Dança afro-cubana em parceria com o Teatro Helena Sá e Costa.
Após a Conferência de Imprensa, ocorreu  o primeiro ato do FITEI 2013, com uma apresentação na Praça da Batalha de uma performance da Companhia brasileira “ Clowns de Shakespeare”. A Revista Sotaques Brasil/Portuguesa deseja o maior sucesso para esta edição  e votos de continuidade  com o bom trabalho à organização do FITEI.  

www.sotaques.pt – Venha ao Teatro através do Sotaques

 Paulo César