O cinema em Língua portuguesa está bem e recomenda-se. A 4ª Edição do Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – que arranca hoje no cinema São Jorge e se prolonga até 10 de Abril, prova que a criatividade resiste a qualquer crise, tenha ela a dimensão que tiver.
Esta Edição começa sob o signo da cooperação entre criadores de Língua portuguesa, que está no espírito do Evento, com a exibição da co-produção portuguesa, brasileira e angolana “ Kilaby” do realizador angolano Zezé Gamboa. Tal como em Edições anteriores, o Brasil estará em destaque com uma homenagem ao mítico Festival de Granado e uma Mostra de cinema brasileiro – de longas e curtas-metragens – e merece referência, pela sensibilidade especial que revela, uma Mostra de inclusão social, além de oficinas de iniciação ao cinema dirigidas a crianças e jovens.
Ao todo serão exibidos 77 filmes, provenientes de países como o Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. A Revista Online Sotaques fará uma cobertura atenta do Evento, como Parceira de Comunicação do mesmo, e também disponibilizará, a partir de hoje, vídeos que homenagearão não só os anteriores vencedores do Festin como filmes premiados no conceituado Festival de Gramado.
www.sotaques.pt – Veja o Filme da sua Cultura e Língua
R. Marques