Monteiro Lobato: o grande autor infantil do Brasil



A Literatura infantil brasileira tem um nome que se destaca acima dos outros: José Monteiro Lobato. Autor de uma extensa obra com livros tão conhecidos como " Reinações do narizinho", " Caçadas de Pedrinho" ou o " Sítio do Picapau amarelo" que seria adaptado para Televisão numa série que maravilhou gerações de crianças no Brasil e em Portugal. 
Nascido em Tabubaté em 1882, Monteiro Lobato formou-se em Direito, foi promotor público até que decidiu retirar-se para uma Fazenda, herdada de uma âvo. Terá sido essa mudança de estilo de vida que terá inspirado a publicação dos seus contos infantis em revistas e jornais e, mais tarde, a reunião de alguns deles na sua obra-prima " Urupês". 
Menção especial merece o " Sítio do Picapau amarelo": no Brasil, canais como a T.V. Tupi, Rede Bandeirantes ou  Record transmitiram as primeiras séries do  Sítio, nos anos 50 e 60, mas para a posterioridade ficou a quarta série,  entre 1977 e 1986 e a quinta série entre 2001 e 2007, ambas transmitidas pela T.V.Globo.  
Em Portugal, a série também  deu na SIC e, atualmente,  pode ser vista no canal SIC K. 
Personagens inesquecíveis como a boneca de trapos Emília, Cuca, Saci, Visconde, Pedrinho, Dona Benta ou Marques de Rabicó continuam a povoar  a nossa imaginação num Sítio mágico - o Sítio do Picapau amarelo.  

Rui Marques