CHICO BUARQUE DE HOLANDA

Aniversário de um génio da Música e da Literatura

Chico Buarque de Holanda faz hoje 68 anos. Chico,  o génio das letras, das músicas entoadas por gerações, admiradas e cantadas  por outros grandes nomes da música popular como Caetano Veloso ou Maria Bethânia, Chico,  o escritor que venceu os mais importantes prémios literários do Brasil. Carioca nascido em 19 de Junho de 1944, era filho do grande historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda e, desde a juventude, sentiu uma grande atracção pela música e pela literatura.
Escreveu o primeiro conto aos 18 anos e lançou-se, na música, em 1966,  com o seu primeiro Álbum “ Chico Buarque” e, venceu o Festival de música popular brasileira,  com a música “ A Banda”. A partir daí afirmou-se como um dos ícones da música brasileira e de língua portuguesa.
Músicas como “ Construção”, “ Que será, que será”, “ A Banda” ou “ Tatuagem” fazem parte do património musical brasileiro, suscitando uma grande admiração no Brasil, em Portugal e um pouco por todo o mundo. Revelam não só um grande cantor mas um exímio compositor e um combatente corajoso  pela Liberdade – Chico contestou, abertamente, a Ditadura militar.
A par da sua carreira musical, está a sua afirmação como escritor. Venceu três prémios Januti, um dos mais importantes prémios literários brasileiros – em 1992 com “ Leite Estorvo”, em 2004 com “ Budapeste” e em 2010 graças a “ Leite Derramado”.
Como Fernando Pessoa, Chico Buarque tem o dom dos génios. O de multiplicar o seu talento em várias áreas, ser várias pessoas ao mesmo tempo – músico, escritor, mito cultural vivo da Língua portuguesa.
R. Marques