O cinema ocupa um lugar central na história cultural e na identidade brasileira. Nomes como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Fernando Meireles Walter Sales ou Nelson Pereira dos Santos provam a enorme vitalidade desta arte - na ficção ou no documentário - e a sua capacidade para olhar o país de um modo profundo e poético.
Kleber Mendonça Filho é um valor emergente da novíssima geração de cineastas brasileiros e está em Lisboa, no Festival Indie 2012, para mostrar a sua última obra " O som ao redor".
Uma inquietante reflexão sobre o terror do quotidiano, dos pequenos nadas que nos provocam medo, transformando a cidade num espaço de violência e irracionalidade.
Cineasta natural do Recife, licenciado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, começou por trabalhar como crítico cinematográfico e jornalista. Em 2004, realiza a sua primeira curta-metragem " Vinil Verde", seguindo-se "Electrodoméstica", em 2005, e "Recife frio" em 2009.
" O som ao redor" é a sua segunda longa-metragem, depois do documentário " Crítico" em 2008, e foi premiada no Festival de cinema de Roterdão este ano.
Autor: Rui Marques