Luís Gonzaga é uma das maiores referências da música popular e regional brasileira. Está no mesmo patamar que Dorival Cayimi, Gilberto Gil, Caetano Veloso ou Raul Seixas, pela capacidade que revelou como percursor dos caminhos que a música popular trilhou no Estado de Pernambuco.
Nasceu em Exu, no Sertão de Pernambuco, em 1912. Desde adolescente tocava em bailes e Feiras e, após uma passagem pelo exército, decidiu apostar na carreira musical.
Ganha mais notoriedade no programa de Ary Barroso - autor de Aguarela do Brasil e grande figura da música e do jornalismo brasileiro- quando apresenta a música" Vira e Mexe" que teve enorme sucesso. Posteriormente é contratado pela Rádio Nacional e faz questão de atuar vestido com o traje de vaqueiro, uma sincera homenagem às suas origens.
A lista dos seus êxitos é infindável. Clássicos como " Asa Branca", " Baião" ou " Adeus Pernambuco", fazem dele um dos músicos brasileiros mais populares do século XX.
Um músico, em definitiva, com inconfundível Sotaque pernambucano. Que é a representação mais profunda da alma da música deste belíssimo Estado brasileiro.
Rui Marques