A cidade dos Arcebispos que une tradição e modernidade

Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das mais antigas cidades do Cristianismo . Foi fundada no tempo dos romanos com o nome de Bracara Augusta em 16  a.c e contabiliza  cerca de 2000 anos de existência.
Bracara Augusta foi construída em homenagem ao Imperador romano César Augusto e, segundo reza a lenda,  durante o domínio romano  foi constituído o Bispado e São Pedro de Rates terá sido o primeiro Bispo de Braga entre os anos 45 e 60 a.c. Com o fim do Império romano, Braga tornou-se a capital política e intelectual dos Suevos, mais tarde a cidade foi tomada pelos Godos que estiveram lá  três séculos , e em 716 os Mouros conquistaram a cidade.
Já na era cristã, Braga foi reconquistada por Afonso III das Astúrias, datando do século XI a reconstrução da cidade, sob as ordens do Bispo D. Pedro de Braga. Edificaram-se, entre outros monumentos emblemáticos, a Muralha citadina e a Sé. 
Posteriormente o rei  D. Afonso VI de Castela concedeu Braga  como dote de casamento da sua filha com D. Henrique de Borgonha.  Estes em 1112 atribuem a gestão da cidade aos Arcebispos,  transformando  o Arcebispado de Braga no mais importante da Península Ibérica. 
Nos séculos seguintes, a cidade foi ganhando uma nova estética que perdurará até aos nossos dias. Primeiro através da acção do Arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, no século XVI, com a introdução de novos edifícios típicos da Arquitectura religiosa da época, e no século XVIII com a proliferação de construções inspiradas no Barroco e Neoclássico.
Falar em Braga, portanto, é falar numa história profunda e rica. Mas também é falar de presente e futuro: a cidade foi escolhida pelo Fórum da Juventude como capital europeia da Juventude em 2012, feito para o qual muito contribuiu a também jovem e ambiciosa  Universidade do Minho. 
Braga é, em síntese, uma extraordinária união entre a Tradição e a Modernidade. Que olha com optimismo o futuro, ancorada num passado extraordinário, é a Capital do Minho que procura projectar a Região em Portugal e no Mundo.  

Autor: Rui Marques