Vitorino Nemésio morreu a 20 de Fevereiro de 1978


Nascido a 19 de Dezembro de 1901, Vitorino Nemésio morreu a 20 de Fevereiro de 1978. Açoriano universal, romancista, poeta, ensaísta, professor, divulgador cultural na Televisão, Vitorino Nemésio é um dos rostos da Cultura Portuguesa do século XX. 


São Teotónio: o primeiro Santo português a ser canonizado




Nasceu nos alvores da primeira dinastia e foi um aliado fiel do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Teotónio foi um religioso português do século XII, originário de Ganfei, em Valença – onde existe uma estátua em sua homenagem - que estudou Teologia e Filosofia e Teologia em Coimbra e Viseu, tornando-se prior desta cidade.


Segundo reza a lenda, terá apoiado o jovem D. Afonso Henriques na luta contra a sua mãe pela posse do Condado Portucalense, chegando a excomungá-la. Fez duas peregrinações à terra santa, demonstrando um zelo e uma fé religiosa que o Papa Adriano IV quis recompensar, atribuindo-lhe o cargo de Bispo de Coimbra, cargo que rejeitou. 

Em vez disso, preferiu encerrar-se com outros onze religiosos no Mosteiro de Santa Cruz, adoptando a regra dos Cónegos Regentes de Santo Agostinho. Morreu a onze de Fevereiro de 1162, data que ainda hoje é comemorada pela Igreja Católica, e foi canonizado pelo Papa Alexandre III, um ano após a sua morte.

É o primeiro Santo português a merecer esta bênção papal . São Teotónio é o Padroeiro das cidades de Viseu e de Valença. 

www.sotaques.pt – Escrevemos História todos os dias 

R. Marques