Ensaio sobre a Cegueira




" Se podes olhar, vê, se podes ver, repara"

O que faríamos num Mundo em que uma catástrofe começasse a cegar os seres humanos com uma cegueira branca e cruel ? Como seríamos (des)humanos nesse contexto, como trataríamos os nossos semelhantes ? 
Uma epidemia desencadeia-se e as pessoas vão ficando cegas, obrigando o Governo a intervir e a instaurar uma quarentena. A Mulher de um médico consegue ver, embora se junte ao grupo em quarentena, e é pelo olhar dela e de outros personagens como a rapariga de óculos, o médico, o velho com uma venda no olhos e o rapaz estrábico, que vemos um mundo bárbaro, desumano, em que se instala a luta tribal entre grupos, a submissão social, sexual, a falta de valores humanos, que desaparecem brutalmente. 
Livro publicado em 1995, " Ensaio sobre a Cegueira", inquieta-nos da primeira à última página. Leiam-no e não continuem cegos perante tantas injustiças. 

www.sotaques.pt - A Revista da sua Cultura 

R. Marques 

O ano da Morte de Ricardo Reis




Fernando Pessoa morreu e um dos seus heterónimos, o médico portuense Ricardo Reis, está vivo. É a partir desta engenhosa ideia que José Saramago urdiu, em 1984, o romance " O ano da Morte de Ricardo Reis". 
Nesta Obra, seguimos os passos de Ricardo Reis regressado, em 1936 a Lisboa, e como ele se depara com a ascensão do Fascismo na Europa e de Salazar em Portugal, no último ano de vida. Escutamos os ecos do Salazarismo a instalar-se como um vírus na vida dos portugueses: "Esfuziam gritos patrióticos, Portugal Portugal Portugal, Salazar Salazar Salazar, este não veio, só aparece quando lhe convém, nos locais e às horas que escolhe, aquele não admira que aqui esteja, porque está em toda parte". 
Denúncia dos totalitarismo e homenagem aos heróis anónimos que resistem, apesar de todas as contrariedades, " O ano da Morte de Ricardo Reis", é uma referência incontornável no conjunto da obra de José Saramago. 
Um prazer de leitura !!!

www.sotaques.pt - Amamos a Literatura 

R. Marques 

Memorial do Convento




Publicado em 1982, Memorial do Convento é um dos mais importantes romances do século XX português. Escrito num estilo barroco, retrata as vicissitudes históricas que levaram à construção do Palácio de Mafra - o Convento que é o objecto principal da obra - a mando do Rei absolutista D. João V, nos inícios do século XVIII cumprindo uma promessa religiosa. 
No fio narrativo de Memorial do Convento, conta-se a história da construção do Convento pelos olhares de duas personagens míticas - Baltazar, de alcunha o Sete-Sóis, porque só consegue ver à luz, que se apaixona Blimunda, que só vê na escuridão o interior dos objectos e das pessoas. Os dois conhecem a personagem histórica e real que foi Bartolomeu de Gusmão, conhecido como o padre voador e pioneiro português da história da aviação pela construção da célebre Passarola, um aeróstato que foi o primeiro objecto voador da História, antecipando o Balão dos irmãos franceses Montgolfier, que voaria 74 anos depois.
O Padre Bartolomeu de Gusmão, Baltazar e Blimunda, unem-se para construir a Passarola. Um dia Baltazar fica preso à Passarola, ela eleva-se pelos ares e acaba despenhado. 
A Inquisição prende Baltazar e  o Padre Bartolomeu de Gusmão, acusando-os de bruxaria. No final do romance, Blimunda recolhe a vontade de Baltazar enquanto este é morre condenado à fogueira. 
Em traços gerais, esta é a História daquele que é, para muitos, a grande obra-prima de José Saramago. Boas leituras !!!

www.sotaques.pt - A Revista da sua Cultura 

R. Marques 

Parabéns José Saramago






Parabéns a José Saramago, nascido a 16 de Novembro de 1922, e que hoje faz 91 anos. Porque os escritores sobrevivem à morte através das suas Obras, da sua memória, do rasto indelével que deixam no Mundo. 
Saramago continua vivo entre nós. E bem vivo !!!

www.sotaques.pt - A Revista da sua Cultura 

R. Marques 

José Saramago, amigo do Brasil e dos Brasileiros




Nenhum autor português conseguiu, em vida, uma aclamação tão grande no Brasil como José Saramago. Tanto a crítica como o público recebiam, entusiasticamente, as obras do Nobel – Millôr Fernandes chegou a referir, quando da publicação de Memorial do Convento, que aquele era uma livro definitivo. 
José Saramago, por seu lado, sempre manifestou um grande prazer na leitura dos autores brasileiros: em várias entrevistas, citava nomes como Machado de Assis, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles ou Clarice Lispector. Além, claro está, do seu admirado amigo Jorge Amado – a quem unia não só uma grande empatia como a defesa de uma Literatura de causas, preocupada com o combate contra as injustiças sociais e em que os mais pobres são os protagonistas. 
O Brasil está unido à figura de Saramago por outras ligações. O seu magnífico romance “ Ensaio sobre a Cegueira” foi adoptado pelo realizador brasileiro Fernando Meireles ao cinema, e as escritoras brasileiras, Adriana Lisboa, em 2003 pela obra “ Sinfonia em Branco” e Andrea del Fuego em 2011 por Os Malaquias, receberam o Prémio José Saramago. 
No destino de José Saramago, o Brasil e os Brasileiros constituem uma referência incontornável. Ele foi, toda a vida, um amigo do Brasil e dos brasileiros. 


www.sotaques.pt – A Revista dos grandes escritores da Língua Portuguesa 

R. Marques

Um abraço da Língua Portuguesa a José Saramago



“Quando o tempo levantou, passada uma semana, partiram Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas para Lisboa, na vida tem cada um sua fábrica, estes ficam aqui a levantar paredes, nós vamos a tecer vimes, arames e ferros, e também a recolher vontades, para que com tudo junto nos levantemos, que os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito, nascer sem asas e fazê-las crescer, isso mesmo fizemos com o cérebro, se a ele fizemos, a elas faremos, adeus minha mãe, adeus meu pai”

Citação do Memorial do Convento de José Saramago

Hoje e amanhã vão ser Dias de José Saramago na Revista Sotaques Brasil/Portugal. Amanhã celebra-se o aniversário do nascimento do Nobel português da Literatura – nasceu a 16 de Fevereiro de 1922 e faleceu a 18 de Junho de 2010 – e queremos prestar-lhe a devida Homenagem pelo que deu a Portugal e à Língua Portuguesa, espalhada pelos quatro cantos do Mundo.
A vida e obra de José de Sousa Saramago, é um milagre de superação permanente . Nascido na Golegã, Azinhaga, no dia 16 de Novembro de 1922, numa família de pais e avôs agricultores, acompanha os pais aos dois anos a Lisboa, onde viverá os anos da Infância e da Juventude e grande parte da Idade adulta.
Por dificuldades económicas, não consegue seguir estudos universitários, entrando para a Escola Técnica e começando a trabalhar como Serralheiro mecânico. Não deixa, porém, de ser um ávido leitor, frequentando a Biblioteca Municipal de Lisboa, no Palácio de Galveias.
Com 25 anos, publica o primeiro romance “ Terra do Pecado” em 1944. A recepção à primeira obra não é entusiástica, e o segundo livro “ Clarabóia”, é rejeitado pelas Editoras, só sendo publicado em 2011, após a morte do escritor.
Mas, apesar disso, Saramago persiste. Conjuga trabalhos na Editoral Estudos da Cor e como Director do Diário de Notícias com a publicação dos livros de poemas “ Provavelmente alegria” ( 1970) e “ O Ano de 1993” (1975).
A década de 70 marca um antes e depois na História de Portugal e de José Saramago. Em 25 de Abril de 1974, o país liberta-se da tenebrosa Ditadura de António de Oliveira Salazar, e Saramago retoma aos caminhos da ficção com “ Manual de Caligrafia” (1977) e “ Levantados do Chão” (1980), onde encontramos os grandes temas da sua obra: a crítica às desigualdades sociais, a defesa dos mais fracos, a reivindicação do Humanismo e da Solidariedade como valores primordiais nas relações entre os homens.
“ Memorial do Convento”, publicado em 1982, estabelece definitivamente o nome de Saramago na constelação dos grandes escritores portugueses. Neste clássico da Literatura nacional, Saramago tece uma brilhante narrativa histórica, situada no início do século XVIII, na qual convivem personagens reais como o Rei D. João V e Bartolomeu de Gusmão com figuras imaginárias como Blimunda e Baltazar, cujas histórias se vão entrecruzando num Memorial que celebra a construção do Palácio de Mafra.
Os anos 80 e 90 são os da explosão meteórica do fenómeno literário Saramago. Obras como “ O Ano da morte de Ricardo Reis” (1984), “ Jangada de Pedra” (1986), “ O Evangelho segundo Jesus Cristo” (1991) – que desencadearia uma polémica que levou o escritor a mudar-se de Lisboa para a Ilha espanhola de Lanzarote - Ensaio Sobre a Cegueira (1995) e Todos os Nomes (1997) , projectam o autor para uma dimensão planetária.
O Nobel da Literatura, obtido em 1998, é o primeiro de um escritor de Língua Portuguesa e foi antecedido pelo Prémio Camões ( 1995), o maior galardão atribuído a autores que escrevem em português. No novo século, sucedem-se “Ensaio Sobre a Cegueira” (1995), “Todos os Nomes” (1997)e as “As Intermitências da Morte” (2005).
A Morte, em 18 de Junho de 2010 , acontece em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde vive com a escritora e jornalista Pilar del Rio, e é apenas um capítulo de uma História prodigiosa de persistência e talento. José Saramago resistiu a todas as contrariedades e conseguiu o reconhecimento da Literatura universal.
Hoje e amanhã e todos os Dias, a Língua Portuguesa, os cidadãos que a escrevem e falam, os Governos, os seus agentes públicos e privados em todo o Mundo - como exemplifica a fotografia que acompanha este artigo - tem o dever de abraçar José Saramago.
A Língua Portuguesa deve-lhe esse acto de gratidão eterna !!!

www.sotaques.pt – A Revista dos grandes escritores da Língua Portuguesa

R. Marques

#sotaques
#RuiMarques
#Brasil
#Portugal
#Literatura


Sara Sampaio: um Anjo português nas passarelas de Nova Iorque








A Modelo portuguesa Sara Sampaio fez história esta semana, em Nova Iorque, ao desfilar pela Victoria’s secret, marca cuja imagem está associada à figura dos Anjos. Desfilou na categoria Pink Nation e conseguiu, aos 22 anos, entrar no clube restrito das Modelos que participaram nos desfiles desta exclusiva colecção. 
Sara Sampaio é natural da cidade do Porto, onde nasceu a 21 de Junho de 1991 e, desde muito jovem, revelou um grande talento para a Moda. Venceu em 2011 e 2012, os Globos de Ouro para melhor Modelo do país, e ganhou estatuto internacional com trabalhos para marcas como a Pantene ou a Calzedonia, posando para Revistas tão prestigiadas como a Elle, a Vogue ou a Glamour. 

Em 2013, fez um Casting para a Victoria’s Secret, que a seleccionou para o seu desfile anual. Um desfile que teve a presença de outras grandes Modelos internacionais como Adriana Lima e Alessandra Ambrósio, e será transmitido pelo canal norte-americano CBS, no dia 10 de Dezembro. 
Sara Sampaio é, definitivamente, um Anjo português no Mundo da Moda !!!

www.sotaques.pt – Sotaques, uma Revista com muito estilo 

R. Marques 

Primive Reason regressam aos Palcos nos 20 anos de carreira



Os Primitive Reason voltam hoje aos Palcos para um espectáculo no West Way Viva Lisboa, no Festival In, no Pavilhão Multiusos da FIL, apresentando  um “ showcase concert”. A Banda que conquistou fãs em Portugal e no estrangeiro com êxitos como “Seven-Fingered  Friend”, “ Hipocrita” ou “Kindian”,  comemora  vinte anos de carreira e promete  continuar na senda do sucesso.
Vão ser os cabeças de cartaz da  West Way Viva Lisboa, um Evento que visa exportar a música portuguesa para o estrangeiro, convidando profissionais estrangeiros para ver bandas portuguesas. Os Primitive Reason são, precisamente,  um símbolo de qualidade nacional reconhecida em todo o mundo: com Discos editados nos Estados-Unidos, Japão, Alemanha e Holanda e uma legião de entusiastas fãs.
Neste espectáculo, a Banda que editou este ano o álbum “Power to the people”,  tocará músicas do seu catálogo, enquanto prepara o Concerto de celebração dos seus 20 anos, que decorrerá em 2014.

www.sotaques.pt – A Revista da sua Cultura

R. Marques

#sotaques
#RuiMarques
#Brasil
#Portugal  
#Música 

Carminho vence o Prémio Carlos Paredes 2013




O Prémio Carlos Paredes 2013 foi atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a Carminho. A jovem Fadista portuguesa já mereceu rasgados elogios em Portugal e no Brasil - realce-se que este Disco teve uma edição brasileira com a participação de Chico Buarque, Milton Nascimento e Nana Caymmi - e volta a obter mais um Prémio que reconhece a excelência da sua Música. 
Este Prémio está dotado com a quantia de 2.500 euros, e é uma homenagem ao guitarrista Carlos Paredes, uma das grandes figuras da Música e da Cultura portuguesa do século XX. 

www.sotaques.pt - Em busca da Excelência dos nossos artistas

R. Marques 

Festival Baião em Lisboa 2013 homenageia Dominguinhos



O Festival Baião em Lisboa chega à capital entre 13 e 15 de Dezembro , no espaço Cultural Braço da Prata. A 3ª Edição do Evento, produzido por Enrique Matos, um dos grandes impulsionadores do Forró em Portugal, prolonga-se por três dias e três noites e junta os amantes desta Música e Dança do Nordeste do Brasil em vários Concertos.
Este ano, além da invocação do rei do Baião, Luís Gonzaga, haverá uma recordação especial para o Mestre Dominguinhos, o seu herdeiro artístico, falecido em Julho deste ano.
Da agenda do Evento constam, para além dos Concertos de vários grupos convidados, Workshops e Oficinas onde os estudantes e curiosos podem saber mais sobre o Forró, o Baião, o Xote e o Xaxado.
A popularidade desta Música tem crescido no nosso país: basta referir que 80% dos participantes nos Workshops são portugueses. Na sua origem está o Fado e o Maracatu, sendo um elo de união entre a música portuguesa e a música brasileira.
Que a Festa comece !!!

www.sotaques.pt - O site que divulga a Música

R. Marques

#sotaques
#RuiMarques
#Brasil
#Portugal
#Música

Feliz São Martinho !!!



São Martinho,
Lume, castanhas e vinho.
www.facebook.com/sotaques



#sotaques
#saomartinho

O carismático São Martinho

                 


Martinho era filho de um  Tribuno e soldado romano. Nascido em 316  na cidade de Sabaria , antiga Panônia ( actual Hungria), Martinho desde muito novo frequentou uma Igreja cristã, facto que desagradou o pai que tentou afastá-lo da Religião, alistando-o no Exército.  
Foi destinado para a Gália, como soldado, e é aí que se dá o célebre episódio do manto. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e, como não tinha, Martinho  cortou  o seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte.
 Durante a noite,  Jesus apareceu-lhe  em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo,  e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião.
Tornou-se Monge e discípulo de São Hilário, Bispo de Poitiers, que o ordenou diácono e  lhe legou um terreno. Nele,   Martinho criou o primeiro Mosteiro de França e da Europa Ocidental, exercendo uma intensa acção de cristianização da população local.
Quando ficou vago, em 371, o Bispado de Tours, foi aclamado como Bispo. Exerceu o Bispado durante vinte e cinco anos, tendo falecido no dia 8 de Novembro de 397,  e sido enterrado no dia 11 de Novembro.
Esta data festeja o Dia de São Martinho de Tours, o primeiro Santo não mártir a receber o culto oficial da Igreja e um dos Santos mais populares da Europa. Em Portugal o São Martinho é comemorado não com um feriado religioso  oficial, mas com  festividades  em que se distribuem castanhas e se bebe vinho Tinto.
Também existe por cá a expressão Verão de São Martinho, para designar um período de bonança e sol que ocorre durante o Outono.

www.sotaques.pt – As Tradições da nossa História

R. Marques
#sotaques
#RuiMarques
#Brasil
#Portugal
#História 

Natal acolhe o IV encontro de escritores de Língua Portuguesa


A capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, é o palco do IV encontro de escritores de Língua Portuguesa. O Evento decorre nos dias 7 e oito de Novembro, e terá a presença de escritores dos vários países lusófonos.
Portugal estará representado pelos escritores Ricardo Araújo Pereira Afonso Cruz, Nuno Camarneiro, João de Melo e Mário Zambujal numa Edição que terá como temática principal " Os prazeres da vida". Destaque ainda para outros convidados de grande qualidade como o cabo-verdiano Germano de Almeida, o Moçambicano Luís Francisco Patraquim, os angolanos António Fonseca e John Bela ou a macaense Celina Oliveira.
O Evento é promovido pela União das cidades capitais da Língua Portuguesa e integra-se no Festival Literário de Natal, que se prolonga de 6 a 9 de Novembro.

www.sotaques.pt - Literatura e Arte em Revista

Paulo César, Brasil

#sotaques
#Paulo César
#Natal
#Literatura

Gabriela Amadeu vence Prémio de Dramaturgia luso-brasileiro



A sétima Edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva foi atribuída à escritora brasileira Gabriela Amadeu pela obra "Luiz Gama ou o Diabo Coxo". 
O Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva 2013, tem um valor pecuniário de 15.000 euros, e é organizado conjuntamente pelo Instituto Camões de Portugal e pela Fundação de Artes ( Funarte) do Brasil. 



www.sotaques.pt - Notícias com Sotaques 



R. Marques 

#sotaques
#RuiMarques
#Brasil
#Portugal
#Teatro

Ondjaki vence o Prémio José Saramago 2013



O escritor angolano Ondjaki é o vencedor da oitava edição do prestigiado Prémio José Saramago. A Obra premiada " Os transparentes" é uma reflexão sobre as diferenças sociais e, especialmente, sobre a condição daqueles que possuem menos recursos, e o cenário onde decorre a acção é a  cidade de Luanda. 

www.sotaques.pt - O site dos grandes escritores 

R. Marques 

#sotaques
#RuiMarques
#Literatura 

Mês dos Sotaques do Pará e do Alentejo




               Universidade Federal do Pará

A Universidade Federal do Pará foi criada em 1957 por Juscelino Kubitschek e é considerada a Universidade mais conceituada na Região Norte, situando-se na posição 15 no ranking de Universidades brasileiras. Algumas faculdades como a de Medicina e a de Direito estão entre as mais antigas do Brasil e actualmente possui mais de 30 mil alunos nos 340 Cursos de Licenciatura que proporciona aos seus estudantes.

www.sotaques.pt - A Revista da sua Cultura

R. Marques 

#sotaques
#RuiMarques
#Brasil
#Portugal
#Pará




                

Mês dos Sotaques do Alentejo e do Pará



                   História do Universidade de Évora

É uma das mais antigas Universidades de Portugal e da Europa. A Universidade de Évora foi fundada em 1 de Novembro de 1559, pelo Cardeal D. Henrique, futuro Rei de Portugal, a partir do Colégio do Espírito Santo.
Foi instituída por bula do Papa Paulo IV, como Universidade do Espírito Santo e entregue à Companhia de Jesus, que a dirigiu durante dois séculos. Em 1759, foi encerrada por ordem do Marquês do Pombal, quando os Jesuítas foram expulsos.
Foi reaberta em 1973 por decisão do Ministro da Educação Veiga Simão. O seu lema é "Honesto estudo com longa experiência misturado".
A Universidade de Évora é um exemplo de preservação do Património histórico e, simultaneamente, de cuidado com o Presente e projecção para o Futuro.

www.sotaques.pt - A Revista da sua Cultura na Internet

R. Marques

#sotaques
#RuiMarques
#Brasil
#Portugal
#Évora

Entrevistas com Sotaques: Ana Santiago à procura da melhor versão de Portugal



Qual é a nossa melhor versão em sociedade? Foi a partir desta simples pergunta que Ana Santiago, autora do blogue VIPP do Expresso, docente universitária e consultora na área da imagem e relações públicas, partiu em busca da melhor versão dos portugueses. A obra que escreveu “ Qual a sua melhor versão” foi recentemente apresentada na ANJE, na cidade do Porto, e voará com a autora rumo ao Brasil no final do mês de Novembro. 

Qual é o objectivo principal desta obra ? 

Ana Santiago – Procurei a partir de uma questão “ Qual é a sua melhor versão” propor um conjunto de metas individuais mais próximas da realidade, que permitam às pessoas concretizarem o seu potencial. Estes objectivos não passam pela dependência do Estado ou de Instituições, mas por mudanças individuais que desencadeiem transformações colectivas. 

P – Quais são essas metas ?

Ana Santiago – O Livro está dividido em quatro partes onde identifico 24 metas que passam pelo auto-conhecimento, pela vida familiar, pelo relacionamento e comunicação com os outros, pelo empreendedorismo e planificação da carreira que podem representar um salto em frente na nossa auto-estima e, consequentemente, uma significativa melhoria da nossa situação profissional e pessoal. 

P – Este contexto de crise que estamos a viver torna essa valorização pessoal numa necessidade ? 

Ana Santiago – A crise pode ser um momento de definição. O importante é que cada um de nós encontre a sua vocação e paixão: por exemplo, eu fiz voluntariado internacional em Cabo Verde em 2010, interrompendo a minha actividade profissional em Portugal, porque senti que necessitava de passar por essa experiência e aprendi muito com ela. 
Temos de nos sentir bem com as nossas opções. Mesmo que, aparentemente, estejamos numa situação estável. 
Essa dinâmica, esse gosto por experimentar novos desafios, enriquece-nos pessoal e profissionalmente. 

P – Vai estar brevemente no Brasil. Como será a sua agenda em terras brasileiras ? 

Ana Santiago – Vou estar em São Paulo a  28 de Novembro – na Casa de Portugal em São Paulo – e nos dias 25 e 26 desse mês em Alagoas a convite da Associação brasileira de Recursos Humanos. 
Tenho uma excelente relação com os colegas brasileiros, e será uma óptima oportunidade para estreitar laços e mostrar o meu livro. Já estive antes no Brasil- fui entrevistada pela TV Globo, em Pernambuco - e foi uma experiência muito interessante. 

P – Uma última e obrigatória pergunta: qual é a melhor versão de Ana Santiago ? 

Ana Santiago – É uma versão optimista, positiva e lutadora. De uma pessoa assertiva que procura  sempre superar-se e valorizar-se com as experiências que vive. 

R. Marques 

O Dia dos fieis é comemorado dia 1 de Novembro em Portugal



Como é tradição o Dia de todos-os-Santos celebra-se em Portugal a 1 de Novembro e no Brasil comemora-se o Dia dos fieis a 2 de Novembro. É costume hoje a ida de milhares de portugueses aos cemitérios para velar pelos seus mortos, em vez do Dia 2, enquanto no Brasil essa tradição se cumpre nesta data. 
A todos aqueles que honram os seus mortos numa data tão especial, em Portugal e no Brasil, enviamos uma calorosa saudação. A Morte não vence aqueles que honram a memória dos seus !!!!


R. Marques 

Curso de Gestão de Eventos com nota excelente



Os alunos do Curso de Gestão de Eventos da ANJE e seus respetivos  formadores estão de parabéns. Organizaram como trabalho final, na passada quinta-feira, o Evento de apresentação do livro de Ana Santiago " Qual é a tua melhor Versão" com qualidade e profissionalismo. 
Parabéns a todos por um Evento onde mostraram atenção aos detalhes, fizeram uma apresentação individual da sua melhor versão, e souberam estar sempre à altura dos desafios que encontraram. É este profissionalismo que faz toda a diferença !!!
Parabéns a todos e todas por esta excelente versão do que é uma Gestão de Eventos de sucesso !!!

www.sotaques.pt - Eventos com Sotaques 

R. Marques 

A melhor versão de Ana Santiago


Revista Sotaques capta a melhor versão de Ana Santiago 

A Revista Sotaques Brasil/Portugal entrevistou Ana Santiago, autora do livro " Qual é a sua melhor versão", formadora e consultora de relações públicas, que apresentou o seu livro naANJE na cidade do Porto, na passada quinta-feira. A autora é professora universitária e autora do Blogue VIP do Semanário Expresso, e falou connosco sobre os segredos de uma vida bem sucedida a nível profissional e pessoal, vencendo os fantasmas da crise.
Na próxima segunda-feira mostramos a melhor versão de Ana Santiago, numa entrevista onde também falamos do Brasil. Não perca !!!!
www.sotaques.pt - Crie que nós divulgamos

Entrevistas com Sotaques: Carlos Gil

Entrevistas com Sotaques: Carlos Gil 

Foi uma das sensações do Portugal Fashion 2013. A colecção do estilista Carlos Gil para a Primavera/Verão 2014 juntou o Norte do país e a Índia, e impressionou o público pela exuberância e pela diversidade de tons e cores que revelou.
Entrevistamos Carlos Gil, um estilista que se inspira nas viagens que faz para criar novos conceitos, para olhar a Moda com uma visão muito própria, aberta às influências do Mundo

P –Como surgiu esta ideia de se inspirar na Índia ? 

R – Para mim, viajar é o maior luxo que podemos ter. Fascina-me conhecer outras culturas e, foi a partir dessas viagens, que me surgiu a ideia do tema da Colecção “ Juntar o Norte de Portugal e a Índia”, onde mostrasse o glamour que essa mistura de estilos pode trazer.

P – A Participação no Portugal Fashion é muito importante para um estilista ? 

R – Sem dúvida. Este reconhecimento que é estar aqui, com todas as dificuldades e todo o trabalho que exige preparar uma Colecção, é uma enorme satisfação.

P – O Brasil é uma referência na Moda mundial. Gostava de apresentar o seu trabalho no Brasil ? 

R – Eu sou um apaixonado pelo Rio de Janeiro e tenho em mente até um Tema para uma Colecção que se inspiraria na Amazónia, uma Região muito especial que me fascina como criador.

P – A Revista Sotaques Brasil/Portugal fala da diversidade de Sotaques que existem em Portugal e no Brasil. Qual é o Sotaque de Carlos Gil?

R – Eu diria que o meu Sotaque é um Sotaque do Mundo. Nasci em Moçambique, fui viver para o Norte do país e o meu trabalho inspira-se em múltiplas influências espalhadas por vários Continentes .

www.sotaques.pt – A Moda em Revista

R. Marques