Entrevistas com Sotaques: Carine Zanatta



Modelo e apresentadora de programas de Televisão sobre Moda, Carine Zanatta foi um dos rostos em destaque no Portugal Fashion 2013. Desfilou numa colecção do estilista Carlos Gil, que impressionou o público pela criatividade e exuberância.
Leia esta entrevista com Sotaques e muita Moda com um dos grandes valores da Moda nacional.

P - Esta colecção destaca-se pela inspiração na Índia. Como se sentiu na passerelle ao vestir os modelos de Carlos Gil ?

R – Foi uma sensação óptima. Acho que esta colecção é especial porque vai buscar inspiração fora e traz esse perfume diferente que vem da Índia, traduzindo-se numa roupa leve e elegante, com uma luz própria.
Como Modelo senti-me muito cómoda com esta roupa, e julgo que ela é sedutora para mulheres que gostam de mostrar um estilo diferente, de manifestar a sua personalidade na roupa que usam.

P – Carlos Gil disse que esta colecção juntou o Norte de Portugal e a Índia. Sentiu essa proximidade ?

R – Sem dúvida. Esta mistura de estilos, de referências é que torna a Moda um Universo fascinante, é ela que nos alimenta e torna o nosso trabalho – de criadores e modelos – mais rico e produtivo.

P – Como está a ver o Portugal Fashion 2013 ?

R – Está a ser um Evento muito interessante. Não só em termos de organização, que cada ano é melhor, mas também em relação à qualidade das Colecções e ao profissionalismo dos modelos.
Julgo que há um salto qualitativo da Moda portuguesa que é visível neste Evento.

P – A Carine é brasileira e já trabalhou no Brasil e em Portugal. Como acha que a Moda podia estreitar as relações entre os dois países?

R – Acho que a Moda é uma área em que temos tudo a ganhar se tivermos uma relação mais próxima. Estão a dar-se passos neste sentido : há cada vez mais designers e modelos que trabalham nos dois países, e sabe-se mais das criações, modelos e criadores portugueses no Brasil e brasileiros em Portugal.
Esse é o caminho que devemos seguir: até porque para além da Língua, partilhamos ligações profundas a nível da sensibilidade, do gosto, do estilo, que se reflectem na Moda que criamos.

www.sotaques.pt – A Moda em Revista

R. Marques

#sotaques
#RuiMarques
#Brasil
#Portugal
#Moda

Entrevista com Sotaques : Pedro Crispim





Nome incontornável na definição das tendências da Moda no país, Pedro Crispim esteve no Portugal Fashion 2013 e falou com a Revista Sotaques Brasil/Portugal. Leia esta entrevista cheia de estilo.

P – Que balanço faz deste Portugal Fashion 2013 ?

R – Acho que tem sido um Evento bem organizado e com qualidade que, fruto de um crescimento sustentado, se tem consolidado não só a nível nacional como internacional. Também noto que o público está cada vez mais atento às novas Colecções, e que o nível dos modelos e dos criadores tem sido excelente.

P – Destaca algum criador em particular ?

R – Destacaria vários nomes. Gostei por exemplo da colecção de Elisabeth Teixeira, por explorar um estilo desportivo e urbano para homem e mulher, também apreciei Ricardo Preto por ter criado uma colecção leve e divertida que se adapta à mulher moderna, segura de si.
Poderia acrescentar a Katty Xiomara pela criatividade da sua colecção de desenhos geométricos, inspirada nos azulejos portugueses, que me fez lembrar a grande Escola de Bauhaus.

P – O Brasil é actualmente uma referência no Mundo da Moda ? 

R – Sem dúvida. Tanto a nível de modelos como de criadores o Brasil é um país que se tornou numa referência a nível mundial, além de ser uma fonte de inspiração, de cor, de criatividade que inspira os criadores. 

P – É importante que existam mais Parcerias entre designers portugueses e brasileiros ?

R – Essas Parcerias são vitais para que a nossa Moda cresça. Porque nos permitem projectar para fora a qualidade que possuímos e, simultaneamente, receber novas propostas de designers brasileiros que enriquecem as nossas criações.
Este intercâmbio criativo faz com que cresçamos em conjunto.

www.sotaques.pt – Uma Revista cheia de estilo 

R. Marques com Daila Lupo 

Milton Nascimento, novo Concerto, a emoção de sempre



Ontem à noite o Coliseu do Porto homenageou um sábio da Música. Porque é isso que Milton é: um mestre que sabe, à imagem de outros génios da MPB como Caetano, Chico Buarque ou João Gilberto, que a música é uma procura da Poesia das palavras, uma demanda pela palavra perfeita, aquela que é entoada pela voz como uma jóia preciosa, única, imortal, esculpida pelo cantor com a máxima delicadeza. 
Nos 50 anos de carreira, apresentando o seu Disco “ Travessia” já editado em CD e DVD, Milton não deixou dúvidas sobre o seu estado de forma de eterna juventude musical. Êxitos como “ Cais”, “ Maria, Maria” ou “ Canção da América” testemunharam a força cristalina de uma voz que é património musical da humanidade, um tesouro raro difícil de encontrar em qualquer parte do Mundo.
Para abrilhantar a noite, não faltou outro génio da música em língua portuguesa. Carminho que cantou em duo com Milton o Fado tradicional “ A Rosinha das Limões”, e que empolgou a plateia com uma fulgurante interpretação do Fado de Vinícius de Moraes “ Saudades de Portugal no Brasil”.
Para fechar o Concerto a que a Revista Sotaques assistiu vivo, não faltaram as letras vibrantes do intemporal sucesso " Maria, Maria". Que deixou ao rubro as pessoas, que dançaram e cantaram com o prazer de reencontrar músicas que fazem parte das suas vidas.
Noite de génios no Coliseu. Génios eternos como o Senhor Milton Nascimento !!!

www.sotaques.pt – O Palco dos grandes artistas

R. Marques 

Portugal Fashion 2013 respira sensualidade



Esta quinta-feira, 24 de Outubro, no Edifício da Alfândega do Porto, os criadores do Portugal Fashion 2013 mostraram as suas colecções sob o signo da sensualidade e da leveza. Começando pela mostra de criações de estilistas moçambicanos – Alexandre Tique, Taússe Daniel e Telma Orlando – que revelaram uma Moda moçambicana cheia de cor, inovação e criatividade. 

Anabela Baldaque, Ricardo Preto e Elisabeth Teixeira mantiveram a bitola alta com uma Moda de cores vivas, apostando nos padrões, na harmonia e lançando uma mensagem de optimismo que agradou ao público presente. Destaque-se também as propostas arrojadas dos jovens criadores Mafalda Fonseca e Carlos Couto, no espaço Bloom, que inovaram com criações que realçam a mulher moderna, que gosta de afirmar a sua personalidade na roupa que usam.

Katty Xiomara fechou com chave de ouro este dia do Portugal Fashion 2013. Com roupas que exaltavam a sensualidade e leveza, com um corte fino e delicado, que confirmou a fama da estilista como uma das criadoras mais inovadoras da Moda portuguesa.

A Moda lança uma mensagem de esperança e cor nestes tempos sombrios. Pelo visto no Portugal Fashion 2013, a crise não mora aqui !!!

www.facebook.com/sotaques - Vista-se com Cultura e Arte

Arlequim Bernardini 

Vista-se com Cultura e Arte










Sotaques no Portugal Fashion


A Revista Sotaques está presente, como sempre, nos grandes Eventos que marcam as tendências em Portugal e no Brasil. Até sábado iremos estar no Portugal Fashion 2013, contando em primeira mão as grandes novidades da Moda nacional aos nossos seguidores em todo o Mundo.

Esteja atento porque o Sotaques está na Moda !!!

www.facebook.com/sotaques – Moda com Sotaques e alta costura

R. Marques 

Veja o Vídeo com Sotaques desta semana


Veja o Vídeo com Sotaques desta semana

Os Maias. Um Livro imortal comentado pelo jornalista e poeta Rui Marques.

O site que divulga a sua Cultura
www.sotaques.pt - www.facebook.com/sotaques

Um Teatro para todos - Actos à lá Gardé

A Comanhia Actos à lá Gardé, que apresentou no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, o seu espectáculo,  é uma caixa de surpresas. Nada é convencional ao longo da sua actuação, os actos sucedem-se de improviso, contando com a participação do público presente, e misturando influências do Teatro, do Circo e da Comédia.

Sete actores em Palco vão anunciando vários jogos teatrais, em que as pessoas participam e, a partir das escolhas que são feitas, desenvolvem performances que suscitam a emoção e o riso, a surpresa e a cumplicidade. Cada acto é um novo começar, uma página em branco que os actores tem de preencher com inteligência, rapidez e reflexos, sendo um desafio constante, superado com invulgar destreza.

O Teatro, nesta Companhia, alcança a sua maior utopia. Ser uma Arte de todos e para todos, democrática sem deixar de ser brilhantemente cómica e inovadora.

www.sotaques.pt – O Palco da sua Arte 

Passatempo – Vá ao Teatro com o Sotaques

Passatempo 

Qual cidade portuguesa nasceu o dramaturgo Almeida Garrett?

Envie um email com a resposta e o seu nome para antonio.sotaques@gmail.com e receba 1 bilhetes duplo para espetáculo “Actos À Lá Gardé “sexta -feira, dia 11 de Outubro, às 22h00, no Teatro Sá da Bandeira.

www.facebook.com/sotaques

Passatempo Luan Santana


Luan Santana, um dos artistas mais populares do Brasil, volta a Portugal para dois Concertos imperdíveis – no dia 11 de Outubro, no espaço MEO Arena e no dia 13 de Outubro, no Coliseu do Porto. O Sotaques oferece bilhetes para os concertos do Porto e Lisboa a quem responder a uma pergunta no Passatempo que organiza para este Evento.

O Estilo musical de de Luan Santana é :

a) Bossa Nova
b) Samba
c) Sertanejo

Responde a esta simples questão para o e-mail rui.sotaques@gmail ou para o nosso Facebook www.facebook.com/sotaques, e habilita-te a este magnífico prémio.


www.sotaques.pt - O site que divulga a sua Cultura


Sotaques do mês de Outubro: Alentejo e Pará



O mês de Outubro no Sotaques vai ser dedicado a duas carismáticas Regiões em Portugal e no Brasil. O Alentejo e o Pará vão ser abordados através de vários textos sobre as suas Cidades, Literatura, Gastronomia, Artesanato ou Moda, além de e muitos outros temas que, estamos certos, interessarão aos nossos seguidores. 
Por isso, estejam atentos porque vamos dar à Língua …. com Sotaques do Alentejo e do Pará !!! 

www.sotaques.pt – A nossa Pátria são os Sotaques da Língua Portuguesa

R. Marques