Erico Veríssimo

Brasil homenageia Erico Veríssimo 

O Memorial Erico Veríssimo está a homenagear um grandes escritores brasileiro do Século XX. No Centro cultural Erico Veríssimo, localizado em Porto Alegre, o acervo do célebre escritor gaúcho conta com mais de três mil itens, e desdobra-se em vários formatos onde constam obras originais ou mapas em 3D. 
Erico Veríssimo, nascido a 17 de Dezembro de 1905 em Cruz Alta no e falecido a 28 de Novembro de 1975 em Porto Alegre, no Estado doRio Grande do Sul, notabilizou-se, entre outras obras, pela Trilogia “ O Tempo e o Vento”, onde contava a História do Brasil sob a perspectiva do Sul e do seu Estado do Rio Grande do Sul. 
Autor multifacetado, escreveu também literatura de viagens, livros para o público infantil e ensaios. O seu filho é o escritor e grande cronista brasileiro Luís Fernando Veríssimo, que esteve presente na inauguração deste Memorial que decorreu nesta segunda-feira, 23 de Setembro de 2013. 

www.sotaques.pt – O site dos grandes escritores 

R. Marques

Valter Hugo Mãe com novo livro


O escritor português, Valter Hugo Mãe, volta à ficção com um novo romance “ A desumanização”. Um  livro que surpreende o leitor pelo cenário – a Islândia – país que o autor visitou e que lhe serviu de paisagem natural e cultural, visto pelos olhos de uma menina islandesa, que é  a narradora improvável  do livro.
Recorde-se que o escritor venceu o ano passado, em cerimónia realizada em São Paulo,  o Grande Prémio Portugal Telecom, atribuído a obras escritas  português e  publicadas no Brasil,  com a obra “ A Máquina de fazer espanhóis”. E que, este ano, consta da lista de 12 finalistas do mesmo prémio com o romance “ O filho de Mil homens”.

www.sotaques.pt – O grande Livro da Literatura


R. Marques   

Passatempo Ser Serrano


Responda corretamente à seguinte questão e habilite-se a ganhar um exemplar do livro "Ser serrano - Os Filhos da Serra" do escritor Michael Gonçalves.
Responda corretamente à seguinte questão.

Arganil é uma vila portuguesa localizada no distrito de: 

a) Braga 
b) Coimbra 
c)Lisboa
Envia-nos a tua resposta para o e-mail antonio.sotaques@gmail.com e habilita-te a ganhar um exemplar deste fascinante romance. 

O site que divulga a sua Cultura.

www.sotaques.pt - www.facebook.com/sotaques

António Ramos Rosa -

É por Ti que Vivo 

Amo o teu túmido candor de astro 
a tua pura integridade delicada 
a tua permanente adolescência de segredo 
a tua fragilidade acesa sempre altiva 

Por ti eu sou a leve segurança 
de um peito que pulsa e canta a sua chama 
que se levanta e inclina ao teu hálito de pássaro 
ou à chuva das tuas pétalas de prata 

Se guardo algum tesouro não o prendo 
porque quero oferecer-te a paz de um sonho aberto 
que dure e flua nas tuas veias lentas 
e seja um perfume ou um beijo um suspiro solar 

Ofereço-te esta frágil flor esta pedra de chuva 
para que sintas a verde frescura 
de um pomar de brancas cortesias 
porque é por ti que vivo é por ti que nasço 
porque amo o ouro vivo do teu rosto 

António Ramos Rosa

Ligados à corrente



O Teatro tem uma caraterística que o torna, simultaneamente, frágil e profundamente poderoso: é uma arte que (sobre)vive quase despojada de meios, que consegue conviver, saudavelmente, com outras artes. Ontem vimos esse espírito de resistência contra a falta de recursos no espectáculo Rua da Alegria – Concerto para duas atrizes e dois músicos, Teatro a quatro - no Teatro Carlos Alberto no Porto. 
Inserido na Mostra de criações incógnitas – Corrente alterna – este encontro e desencontro de personagens e músicos no meio do deserto de perspectivas que é o Estado do Teatro em Portugal, fez-nos pensar, reflectir, emocionou-nos. De um lado, um pianista, do outro, um músico que tocava o Xilofone, em pano de fundo as sombras que se projectavam num fundo branco como figuras animadas, a circundar o palco três atrizes, uma delas a interpretar uma grávida, num discurso torrencial em que se fala da Rua da Alegria, onde muitas destas companhias condenadas à morte prematura, resistem estoicamente e se revelam contra um destino cruel e desesperdao. 
Tambem muito interessante foi a analogia entre o Estado do Teatro e o Estado do país, ambos exilados no próprio país, ambos menorizados com os seus cidadãos a serem convidados, melhor, empurrados para a emigração. O aparecimento da mulher grávida, na parte final da peça, é um prenúncio de que algo tem de nascer no meio do desespero – é a lei do Teatro, da vida, do homem. 
Ligados à Corrente estão estes atores e atrizes, estas companhias que só querem mostrar a sua arte, apesar de as autoridades lhes retribuirem com uma sistemática indiferença. A electricidade do Teatro, a ligação entre os atores e o público, nunca morrerá – por favor, não desliguem a tomada !!!

R. Marques 

www.sotaques.pt – O Palco do seu talento

www.facebook.com/sotaques

Passatempo - Corrente Alterna


Temos bilhetes duplos para os espectáculos da Corrente Alterna – Mostra de Criações Incógnitas, que decorrerá de 12 a 22 de Setembro no Teatro Carlos Alberto, e nas Praças Carlos Alberto e Praça da Batalha .
Espectáculos:

RuA dA ALEgRiA – CONCERTO pARAduAs ATRizEs EdOis MúsiCOs - TEATRO A QUATRO
18 SET | TeCA | Palco | qua 21:30
ARTE dE sER… – iMpRECAçãO A TEixEiRA dEpAsCOAEs - TEATROENSAIO
19 SET | TeCA | Palco | qui 21:30
CApiTALfuCk - PONTO TEATRO
20 SET | TeCA | Palco | sex 21:30

Responde à seguinte questão:
É natural do Porto uma grande figura da cultura portuguesa, que também foi um renovador do Teatro nacional, tanto na condição de legislador e dirigente como na de escritor e criador de peças teatrais.
Referimo-nos a:

a) Alexandre Herculano
B) Camilo Castelo Branco
C) Almeida Garrett

Envia-nos a tua resposta para o e-mail antonio.sotaques@gmail.com e habilita-te a ganhar um bilhete dublo .

Revista Sotaques faz dois anos


A Cultura portuguesa e brasileira estão de parabéns. A Revista Sotaques Brasil/Portugal comemora o seu segundo aniversário.

Fundada em 7 de Setembro de 2011, pelo jornalista português Rui Marques e o publicitário brasileiro, António Bernardini, juntaram-se para criar um novo meio de comunicação a Revista Sotaques tornou-se, neste breve período de tempo, numa referência nas relações entre os agentes culturais portugueses e brasileiros.

Divulgamos grandes nomes da nossa Cultura como Rodrigo Leão, Maria Bethânia, Paulo de Carvalho ou Marisa Monte, organizamos Eventos Culturais, fomos Parceiros de grandes Eventos nacionais e globais.
O Futuro próximo é de crescimento e consolidação. Novos veículos de divulgação da Revista como o Programa de Rádio “ Sotaques”, transmitido todas as terças-feiras na Rádio Manobras, o canal de vídeos Sotaques e, a breve prazo, a presença da Televisão, asseguram que a Revista Sotaques vai ganhar ainda mais notoriedade.
Por outro lado, todos os meses iremos sintetizar os nossos conteúdos através de um espaço online, que os nossos leitores irão poder consultar. Lá teremos os Sotaques do mês e várias novas rubricas que reforçarão o Sotaques como veículo de comunicação e cultura.
Caro leitor, estamos todos – Revista e leitores – de parabéns. Celebremos esta grande Revista da Cultura luso-brasileira e continuemos o nosso caminho em comum.

www.sotaques.pt –A Revista da nossa cultura

R. Marques
#sotaques
#brasil
#portugal

7 de Setembro - Independência do Brasil

7 de Setembro - Independência do Brasil 

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança(futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.

www.facebook.com/sotaques 


www.sotaques.pt

#sotaques

#Brasil



7 de Setembro

A presidenta Dilma Rousseff participa em Brasília do desfile cívico e militar de 7 de Setembro, em que se celebram os 191 anos de independência do Brasil .

bpp20130907035


www.facebook.com/sotaques 

2 anos de vida.

Hoje é um dia que muito feliz e importante para Revista Sotaques Brasil - Portugal, hoje comemoramos 

Obrigado a todos leitores, parceiros, patrocinadores, amigos, e críticos ...




Sotaques com nova imagem


Neste 7 de Setembro de 2013 comemoram-se dois anos desde que a Revista Online Sotaques Brasil/Portugal foi criada. Para celebrar esta data tão especial decidimos mudar a nossa imagem, reformular o nosso logótipo e torna-lo mais apetecível para os nossos seguidores em Portugal e no Brasil.

Com um estilo moderno, apostando na valorização da criatividade e na cultura, a Revista Online Sotaques Brasil/Portugal consolida-se assim como um meio de comunicação e cultura essencial para os portugueses e brasileiros. Isto sem descurar o crescente interesse de outras nacionalidades, de África à América do Norte e Sul.
O Sotaques é, cada vez mais, um meio de informação, comunicação e cultura global. Estamos em múltiplas plataformas – Internet, Rádio ( através do programa Sotaques da Rádio Manobras que é emitido todas as terças entre as 18h00 e as 19h00) – e crescemos continuamente todos os dias.

Acompanhe-nos nesta Viagem sem fim nesta aventura da criatividade e da cultura luso-brasileira. Há sempre lugar para mais um no Navio Sotaques !!!

www.sotaques.pt – Uma Revista com estilo