Sotaques entrevista Michael Gonçalves

Sotaques entrevista Michael Gonçalves, autor da Obra “ Ser Serrano”
A Revista Online  Sotaques Brasil/Portugal entrevistou o escritor Michael Gonçalves, a propósito da sua quarta Obra “ Ser Serrano”. Marcou presença, no dia 26 de Julho, na Avenida dos Aliados, na apresentação do Livro “ Ser Serrano” que decorreu na Feira do Livro “ Letras da Avenida”,   na Baixa do Porto.
Quarta obra de Michael Gonçalves, “ Ser Serrano – Vol. I Os filhos da Terra” é uma viagem interior e exterior de dois primos pelo cenário mágico da Serra do Açor. Sobre esta Obra e outros assuntos, falamos com o autor numa entrevista imperdível Aguardem.
Estejam atentos porque vale a pena ler !!!
www.sotaques.pt – Página a Página escrevemos o Livro da sua Cultura
R. Marques

Hernany Fedasi

Parceiros com Sotaques








































Foto: . Hernany Fedasi
Poema: Caco de Oliveira

Sotaques entrevista o escritor brasileiro Adriano Eysen Rego


A Revista Sotaques, seguindo um espírito de divulgação dos escritores portugueses e brasileiros, entrevistou o escritor brasileiro e professor universitário Adriano Eysen Rego. Poeta, contista, ensaísta, Adriano Eysen é um autor prestigiado e premiado na nova Geração de escritores brasileiros.

Também é um renomado especialista em Fernando Pessoa, estando neste momento a trabalhar em Estudos que abordam a poesia de Mário de Sá Carneiro e Pessoa. De passagem pela cidade do Porto, entrevistámos e ficámos a saber mais sobre o trabalho literário e universitário deste escritor multifacetado criativamente, à imagem do seu admirado Pessoa e dos heterónimos do grande escritor português.

Aguardem brevemente publicámos a entrevista. Com Sotaques e muita Literatura pelo meio!!!

www.sotaques.pt –www.facebook.com/sotaques O site dos escritores com Sotaques

R. Marques

Fernando Martins


O antigo presidente do Benfica  morreu hoje aos 96 anos.
Fernando Martins esteve à frente do clube da Luz entre 1981 e 1987.



Morre aos 72 anos o cantor Dominguinhos.



Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.

www.sotaques.pt

Papa Francisco nas Jornadas Mundiais da Juventude

Sotaques com o Papa Francisco nas Jornadas Mundiais da Juventude
O Papa Francisco inicia hoje, no Rio de Janeiro, uma visita ao Brasil que está marcada pelas Jornadas Mundiais da Juventude. Ainda esta semana o Papa irá visitar o Santuário da Nossa Senhora da Aparecida onde é aguardada a presença de 1, 5 milhões de fieis.
A Revista Online Sotaques Brasil/Portugal acompanhará esta visita e trará as melhores imagens e novidades deste Evento histórico. A Primeira viagem de um Papa sul-americano a um país do seu Continente.
 www.sotaques.pt - Um site ao serviço da grande informação
 R. Marques

Nós merecemos o Samba de Karina !!!

Reconhecer uma artista é a mais fácil das tarefas para alguém que está habituado e ver espectáculos – basta reparar na versatilidade do seu reportório. Se a artista consegue cantar em vários registos, se sabe mover-se em palco como um peixe na água, se chama pelo público e o faz vibrar, então é, definitivamente, uma artista.
Karina não engana ninguém: o seu Samba é contagiante e entra dentro das pessoas como uma bênção dos Deuses. A Casa da Música do Porto, ontem à noite, tornou-se num pequeno sambódromo com portugueses e brasileiros, irmanados numa festa que parecia não ter fim.
Voz quente, forte e sensual, movimentos graciosos, carisma para puxar pelo público. Tudo estava lá e as pessoas levantaram-se dos assentos, e deixaram os corpos falar nessa linguagem que só o Samba consegue soletrar.
“ Você merece Samba”, título do CD e de uma música original de Carlinhos Brown, esse mago dos sons tropicais da Bahia, foi um dos pontos altos do espectáculo. Mas houve mais, muito mais, clássicos da Bossa Nova como “ Madalena” em homenagem e Elis Regina, e excelentes canções do seu reportório como Destempero, Quando falo de amor ou Primeiro Samba.
Menção especial merece a versão que Karina fez da canção de Agapê “ Moro onde não Mora ninguém” que tinha sido emitida pela primeira vez numa Rádio, no nosso programa “ Sotaques” da Rádio Manobras da passada terça-feira, 16 de Julho. E também a magnífica participação da Banda H1 de Helton, que tocou na primeira parte do Concerto, e na participação animada do guarda-redes do F. C. Porto, um baterista inspirado, num animado dueto com Karina.
Enfim, foi bonita a Festa. E caramba: nós merecemos o Samba de Karina !!!!

www.sotaques.pt – Faça favor de ser Feliz, Leia o Sotaques !!!!
R. Marques

Parabéns aos vencedores do passatempo Karina



Em primeiro lugar, agradecemos a todos os que participaram no Passatempo Sotaques/Karina. É com o vosso entusiasmo que a música brasileira cresce e que artistas como a Karina se impõem no cenário cultural português pela diversidade e talento.
Os vencedores do Passatempo Sotaques/Karina são:


Aline de Lemos 
Paulo Teixeira Lopes 
Atma Namaste
Cleuzi da Silva
Sara Rodrigues
Daniela Mayan
Guilherme Buest 
Adriana Silva 

www.sotaques.pt – Passatempos com Sotaques valem sempre a pena

Teu corpo é meu texto: o Corpo como linguagem teatral


O espectáculo " Teu corpo é meu Texto", encenado ontem no Coliseu do Porto, mostra-nos o que sempre soubemos, mas dificilmente conseguimos traduzir artisticamente: que o Corpo é uma fala com vários significados que variam conforme os nossos gestos e actos. Com uma magnífica Christiane Torloni, quer na representação, que como voz off do espectáculo, " Teu corpo é meu texto" exibiu uma companhia teatral formada por extraordinários actores com uma versatilidade imensa, capazes de nos impressionar com a sua destreza física e capacidade de representação.
A apoteose final, digna das melhores Óperas, com o recurso à música clássica, foi a cereja num delicioso bolo teatral. O público do Coliseu levantou-se em uníssono e os artistas, genuinamente artistas, foram aplaudidos durante largos minutos.
Longa vida ao grande Teatro !!! Longa vida aos actores que nos apaixonam !!!

www.sotaques.pt - Este site é um espectáculo

R. Marques





Livro com Sotaques " Desde que o Samba é Samba"



O Livro com Sotaques desta semana é " Desde que o Samba é Samba" do escritor brasileiro Paulo Lins. Simultaneamente, é uma História do Samba e uma ironia do destino.

Uma História do Samba porque acompanha a vida do pioneiro da primeira Escola de Samba, Estácio de Sá, e uma ironia do destino porque o autor morou na Rua Estácio de Sá e foi um seguidor apaixonado da Escola de Samba criada pelo mentor do Samba.

Também é uma Obra que aproxima Portugal e o Brasil, já que através da leitura descobrimos que a origem da família de Estácio de Sá encontra-se em Portugal, mais precisamente em Évora. Os trópicos e o calor juntam os brasileiros e os portugueses através do Samba.
Em síntese: " Desde que o Samba é Samba" de Paulo Lins é uma óptima sugestão de leitura para este Verão. Com um Samba à mistura na praia, de preferência !!!

www.sotaques.pt – Leia o Mundo na Página do Sotaques

Baú dos Sotaques abre-se para a imaginação das crianças



Foi um dos Eventos mais especiais do Festival Ritmos Mundo 2013. Rui Marques e António Bernardini da Revista online Sotaques Brasil/Portugal dinamizaram, no passado dia 6 de Julho, no Jardim do Morro em Vila Nova de Gaia, uma pequena intervenção poética em que as crianças foram as protagonistas.

O Baú dos Sotaques, cheio de poemas, foi a porta de entrada para o universo da imaginação e da leitura. As crianças não só leram os poemas, como nos ensinaram que a criatividade só precisa de estímulos para frutificar. 

E, sobretudo, que as crianças são os nossos melhores leitores e ouvintes. Os mais adultos !!!


www.sotaques.pt – Temos sempre espaço para a sua imaginação

R. Marques







Lançamento de versão da Música “ Moro onde não mora ninguém” no programa Sotaques



O programa de Rádio Sotaques da Rádio Manobras continua a ser pioneiro, e na emissão de hoje foi o primeiro a lançar uma nova versão da nossa convidada, Karina, da Música “ Moro onde não Mora” de Agepê, em directo da Avenida dos Aliados. Foi uma óptima celebração de um programa muito especial – o 10º programa Sotaques – no Centro do Porto, num Evento como o “ Letras da Avenida”.

Um ponto alto de um programa que vai continuar a oferecer boa música, conversa e diversão aos seus ouvintes. Marinheiros do Sotaques – aos seus lugares !!! – na próxima terça-feira há mais um programa na Avenida dos Aliados !!!

Esperamos por vocês – venham embarcar ao vivo e em directo no Barco do Sotaques.

Passatempo - Karina Samba


Karina é a nova sensação do Samba brasileiro. A cantora, nascida em Curitiba, vem a Portugal para um Concerto na Casa da Música do Porto, no dia 18 de Julho às 20h00.

O sotaques oferece-te um convite duplo para este espectáculo. Basta responderes para o nosso Facebook www.facebook.com/sotaques ou para o e-mail rui.sotaques@gmail.com à seguinte pergunta:

A cidade de Curitiba, de onde é natural Karina, fica no Estado de:
a) Estado do Rio de Janeiro
b) Estado de Minas Gerais
c) Estado do Paraná


Responde a esta questão e envia o teu número de contacto para o e-mail rui.sotaques@gmail.com,  que nós depois anunciamos o vencedor

Sotaques foi parceiro de comunicação do Festival Ritmos Mundo 2013



Foi com muito prazer que nos associámos, como parceiros de comunicação, ao Festival Ritmos Mundo 2013. Um Evento que decorreu entre 1 e 7 de Julho de  2013, em seis espaços culturais nobres de Vila Nova de Gaia, e que fomos  acompanhando  ao longo dos dias.

Sucederam-se vários Eventos culturais em áreas como a Música, o Cinema, a Poesia ou a Dança. Juntaram-se artistas portugueses e brasileiros em novas parcerias e espectáculos, num Evento inédito em Portugal, e que fez juz ao lema da Revista Online Sotaques Brasil/Portugal – ser uma Ponte cultural entre Portugal  e o Brasil.

Aos parceiros do Festival, patrocinadores, amigos, aos espaços que nos acolheram, um muito obrigado pela colaboração neste trabalho conjunto. À Ritmos e Temas, organizadora do Evento, um até já,  porque estamos certos de que a semente que foi lançada agora, germinará e colheremos novos frutos no Futuro.
Porque quando nos juntámos, somos muito mais fortes. E Portugal e o Brasil podem e devem juntar-se muito mais vezes.

www.sotaques.pt – Eventos com alma e coração, Eventos com Sotaques


R. Marques 

Sotaques apoia o Festival Ritmos Mundo 2013

     
                         
Vila Nova de Gaia vai ser, de hoje até dia 7 de Julho, o Palco das Artes do Mundo. A   Revista Online  Sotaques Brasil/Portugal www.sotaques.pt, apoia  o Evento e é  parceira   do mesmo  na área da comunicação e divulgação.
É já hoje, dia 1 de Julho, no espaço Porto Cruz localizado no Cais de Gaia,  às 20h00, que se abre o grande Palco . A cerimónia de abertura terá um cocktail para os convidados, uma apresentação do Evento e uma recepção aos artistas que vão participar no Festival.
Durante esta semana, serão múltiplos os Eventos que se sucederão em seis espaços emblemáticos da cidade de Gaia – Casa Barbot, Convento Corpus Christi, Cine-Teatro Eduardo Brazão, Espaço Porto Cruz, Jardim do Morro, Serra do Pilar. O público poderá assistir a espectáculos em  áreas como a   Literatura,  Moda, Música,  Dança,  Teatro ou Cinema, e assistir a Workshops, Seminários, Oficinas e lançamentos de Livros.
O Festival Ritmos Mundo 2013 realiza-se pela primeira vez em Portugal, e é um Evento de dimensão mundial que procura juntar, este ano, Portugal e o Brasil, incentivando o intercâmbio e as parcerias entre artistas portugueses e brasileiros. Gaia é o ponto de partida, o Cais de saída para novas Viagens criativas e culturais entre os dois povos.
A Revista Online Sotaques Brasil/Portugal como meio de comunicação pioneiro na promoção e divulgação cultural das relações entre os dois países, não podia faltar à chamada e apoiar o Evento. Contaremos tudo o que acontecer neste grande acontecimento cultural, o mais importante da actualidade em Portugal. 
Boas Viagens pelos Mares da Cultura e Criatividade em Língua Portuguesa a todos os artistas portugueses e brasileiros presentes e ao público que venha assistir. A primeira etapa começa hoje – esperámos por vocês !!!!

www.sotaques.pt – Viajámos pelos Mares da Cultura e Criatividade


R. Marques