Sotaques é o Parceiro de comunicação do Festival Ritmos Mundo




É com grande prazer que anunciamos que iremos ser os Parceiros de comunicação do primeiro  Festival Ritmos e Mundos, um Evento de âmbito mundial  organizado pela nossa Parceira, a Empresa Ritmos e Temas. O Evento reunirá em vários locais emblemáticos de Vila Nova de Gaia – como o Convento do Corpus Cristi ou a Serra do Pilar -  entre os dias 1 e 7 de Julho deste ano , grandes nomes da Cultura Portuguesa e Brasileira num conjunto de espectáculos musicais , Workshops, exposições, documentários, gastronomia ou  artes circenses, que celebrarão o talento e a criatividade de Portugal e do Brasil.   


O Festival Ritmos Mundo nasce do Projecto Espírito do Mundo, desenvolvido pelo Instituto Quorum,  a quem foi atribuída,  pela Organização do Mundial 2014, a categoria de promotor  da Cultura Brasileira no exterior. O Festival Espírito do Mundo já se celebrou em vários países  – Brasil, Espanha, Inglaterra, Itália e França – e em 2013, fruto de uma Parceria da Ritmos e Temas e o Instituto Quorum, vai-se realizar em 2013  em Gaia, de 1 a 7 de Julho, e em Novembro no Brasil,  como  o primeiro Festival Ritmos Mundo.  

Será, sem dúvida, uma grande oportunidade para  aprofundarmos  a criatividade e o intercâmbio artístico entre os dois povos, e a Revista Online Sotaques Brasil/Portugal estará presente para o informar de tudo o que acontecer . Com muitos Sotaques e Ritmos como é apanágio da nossa bela e musical  Língua Portuguesa.

www.sotaques.pt – Um Festival da Língua Portuguesa

R. Marques  




Convite


                         

Vimos por este meio convidá-lo(a) a estar presente na próxima sexta-feira, 1 de Março, pela 21h30, na Casa da Cultura Barbot em  Gaia,  na Tertúlia  “ À descoberta de Manuel António Pina”. Não falte a esta Homenagem com Sotaques ao grande poeta e escritor que deixou uma marca inesquecível em campos como Poesia, a Literatura infantil ou o Jornalismo.

A Revista Sotaques Brasil/Portugal é Parceira na organização deste Evento. E convida-o(a) a fazer esta Homenagem indispensável a um escritor cuja obra está ligada à História da Literatura portuguesa e da cidade do Porto. 

Abre amanhã a BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa



O Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, inaugura amanhã por volta das 16h30,  a BTL – Feira de Turismo de Lisboa. Um Evento que  reunirá na FIL, na capital portuguesa, atribuirá no primeiro dia os “ Portugal Travel Awards 2013, considerados os Óscares da Indústria do Turismo nacional.

No ano em que cumpre 25 anos, a Feira receberá o seu visitante um milhão e contará com a participação de mais de 900 Empresas, representando países como o Brasil, Moçambique, Estados Unidos, Reino Unido ou Suécia, entre outros . Também se destacarão três segmentos emergentes da área turística como são o Turismo associado ao Golfe, o Turismo Religioso ou o Turismo que aposta no encontro de Indústrias.

www.sotaques.pt – Um Continente de Cultura que tem de visitar

R. Marques

Vencedores do Passatempo Sotaques/Miguel Maat


       
Em primeiro lugar, agradecemos a todos os que participaram no Passatempo Sotaques/Miguel Maat. É com o vosso entusiasmo que a música portuguesa cresce e que artistas criativos como Miguel Maat se impõem no cenário cultural português pela diversidade e talento.

Os vencedores do Passatempo Sotaques/Miguel Maat são Aluizio Xavier, Susana Maria Carvalho Fino e Pedro Palmeiro. Contactem-nos através do e-mail antonio.sotaques@gmail.com , indicando o vosso contacto para receber, cada um, um CD de Miguel Maat.  

www.sotaques.pt – Passatempos com Sotaques

R. Marques 

Arranca hoje o Fantasporto 2013



Começa hoje um dos mais importantes Festivais mundiais de cinema, o Fantasporto  2013. O Evento comemora, este ano, a sua 33ª Edição, prolongando-se de 25 de Fevereiro até 10 de Março,  e promete novamente fazer as delícias dos amantes portugueses e estrangeiros do género de Terror e Fantástico.

O Sotaques partilhará os grandes momentos da Edição de 2013 do Fantasporto. Não faltarão as revisitações dos clássicos, a sessão competitiva, o ambiente muito especial dos fãs do Fantas,  e o mítico Baile dos Vampiros para encerrar a Festa.

Prepare-se que o espectáculo  vai começar !!!

www.sotaques.pt – O Filme da Cultura Luso-Brasileira


R. Marques 

Óscares 2013 com Sotaques


      
Entregaram-se ontem os Óscares 2013. A Edição deste ano, realizada na Academia de Ciências e Artes de Hollywood,  teve como ponto alto a atribuição do Óscar do melhor filme, a “ Argo” de Ben  Afflek, pela primeira dama dos Estados Unidos, Michele Obama  a partir de uma  vídeo conferência da Casa Branca.

Outros destaques foram o apresentador da cerimónia, o irreverente Seth Macfarlane, autor de séries consagradas como “American Dad” ou “Family Guy”, o prémio de melhor actor concedido a  Daniel Day –Lewis pelo seu papel em “ Lincon” – que assim se tornou, com três óscares, o actor mais premiado da História – o de   melhor actriz para Jennifer Lawrence por “ O Lado bom da vida”, ou de  Cristoph Waltz como actor secundário em “ Django livre ”. Anne Hathaway venceu o prémio de melhor actriz secundária pelos “ Miseráveis”, e o unanimemente elogiado “ Amour” do realizador austríaco, Michael Haneke, um belíssimo tratado sobre o envelhecimento, a doença e a morte, foi galardoado como melhor filme estrangeiro.

www.sotaques.pt – Óscar para melhor Produção Cultural Luso-Brasileira

R. Marques 

O Sotaques leva-o a ver o Fantasporto 2013


                       

O Fantasporto 2013 vai começar na segunda-feira e, como não podia deixar de ser, o Sotaques tem de entrar neste filme. Um Filme de sucesso que relata a criatividade daqueles que transformaram um Festival de Terror local  que dava os primeiros passos, nos anos 80, num fenómeno de popularidade, em Portugal e no estrangeiro, considerado pela Revista Variety um dos cinco maiores do mundo.

Nesta longa-metragem, plena de êxitos e de aplausos  da crítica e do público, que consagrou ícones da História do cinema como “ Blade Runner” ou “ Braindead”, não podia falta a Revista Sotaques. Por isso, faremos uma cobertura do Festival e mostraremos,  nesse grande cinema contemporâneo  que é a Internet, esta película  que é um  exemplo da força cultural do Norte país e da cidade do Porto.

Venha daí ver o Fantasporto 2013 com o Sotaques !!!

www.sotaques.pt – Veja o Fantasporto no Canal Sotaques

R. Marques 

10 ª Feira do Fumeiro de Trancoso


Sotaques esteve no Evento " apresentação da 10 ª Feira do Fumeiro de Trancoso"

A Revista Sotaques Brasil/Portugal esteve presente, ontem, na Casa da Beira Alta, no Porto, onde assistimos à apresentação da 10 ª Feira do Fumeiro de Trancoso, que se realizará nos dias 1, 2 e 3, 9 e 10 de Março. Além da apresentação da Feira, os presentes degustaram os magníficos produtos agrícolas daquela localidade histórica da Beira Alta.
Com efeito, Trancoso é a Terra Natal do famoso Gonçalo Anes Bandarra, um sapateiro com o dom da profecia cujas trovas influenciaram o sebastianismo e os textos de autores como D. João Castro, Fernando Pessoa ou Padre António Vieira. Apesar de perseguido pela Inquisição, as Trovas do Bandarra não deixaram de circular entre a população, sendo interpretadas como um anúncio do regresso de D. Sebastião.
Hoje a sua Estátua, no Centro de Trancoso, simboliza a riqueza histórica do Município beirão. Riqueza complementada por uma paisagem única, pela simplicidade da população e pela singularidade da sua Gastronomia.

www.sotaques.pt - Divulgamos os Sotaques de Região

R. Marques

Carta ao Zeca Afonso

Zeca, a Liberdade não tem preço, nem idade. É um bem maior que a humanidade, engano-me, é a própria humanidade. 
Vivemos tempos difíceis. Os vampiros ganharam novas formas e feitios, os novos Senhores usam velhas armas e estratégias, e nós ouvimos-te a cantar no horizonte Grândola Vila Morena, Terra da Fraternidade, o povo é quem mais ordena, dentro de ti, oh cidade.
Enquanto tivermos um fio de voz, cantaremos-te. Outros se rirão, outros te desprezarão, aqueles que nunca te consideraram poeta quanto tu foste, tu és, um poeta maior.
Foi a 23 de Fevereiro de 1987 que morreste, Zeca . Mas nunca ficaste frio com a palidez dos cadáveres, tu continuaste vivo, presente, como um Pai de Abril que não se resigna, que aponta o caminho, que se mistura com o povo e é, orgulhosamente, do povo.
Zeca, a Liberdade não pode pagar factura neste país. Tu o disseste e nós o cantaremos.
Grândola Vila Morena, Terra da Fraternidade, o povo é quem mais ordena dentro de ti, oh cidade.

www.sotaques.pt - Cante a Liberdade connosco

R. Marques

Eventos com Sotaques - David Fonseca


Sotaques divulga espectáculo musical de David Fonseca


A Revista online Sotaques Brasil/Portugal vai marcar presença no Concerto de  David Fonseca intitulado  “ Seasons: raising; falling” que se celebrará no próximo dia 9 de Março, às 21h30, no Coliseu do Porto. Assim os leitores do Sotaques vão conhecer em primeira mão os pormenores da nova aventura musical de um dos artistas mais criativos e inovadores das últimas décadas em Portugal.

De facto, David Fonseca dispensa apresentações. Músico que tem desenvolvido um percurso pautado pela coerência e o gosto por um estilo criativo e sem medo dos riscos, primeiro no grupo “ Silence 4” e posteriormente na carreira a solo, é um artista respeitado dos dois lados do Atlântico, com admiradores em Portugal e no Brasil.

Por isso, tínhamos a obrigação de estar com David Fonseca. Porque desejamos estar ao lado da música portuguesa de qualidade, facilitando a Ponte cultural entre portugueses e brasileiros.

www.sotaques.pt – O site dos Eventos com Sotaques da Língua Portuguesa

R. Marques 

Curta de João Viana distinguida em Berlim

E mesmo assim … ele mexe-se. O cinema português, apesar de todos os cortes e dificuldades, faz jus à célebre frase que Galileu terá dito sobre a Terra aos responsáveis pela Inquisição. 
Com efeito, os filmes nacionais revelam uma dinâmica assinalável. Depois dos Prémios de João Salaviza ou Miguel Gomes, foi a vez do cineasta português João Viana ver a sua curta-metragem “ A Batalha de Tabatô”, uma visão poética de uma aldeia da Guiné-Bissau, obter uma menção honrosa na cerimónia de entrega nos prémios do Festival Internacional de Berlim.
A João Viana, o Sotaques Brasil/Portugal, endereça os parabéns desejando que este Filme de criatividade do cinema português nunca acabe, e que os nossos cineastas, actores, produtoras, pessoal técnico, continuem a mostrar o seu talento pelo Mundo !!!


www.sotaques.pt – Realizamos o Filme da sua cultura

R. Marques

Sotaques entre os 10% mais vistos no Linkedin em 2012


                       

A Revista Online Sotaques Brasil/Portugal continua a quebrar barreiras e a conquistar públicos. Desta vez o reconhecimento veio da Rede profissional Linkedin, que comunicou que o Sotaques está entre os perfis mais vistos na Rede – entre os 10% mais visualizados.

É um prazer obter esta consagração pública de uma Rede que,  só em 2011, foi visualizada por 33, 9 milhões de usuários em todo o Mundo e que cresceu 63 % face ao ano anterior. Obrigado Linkedin por esta valorização,  e os nossos agradecimentos também vão para todos os que fazem parte da Família Sotaques, que nos leem, que interagem connosco e que fazem da nossa Revista Online uma referência cultural indispensável na relação luso-brasileira e no Universo da Língua Portuguesa.

OBRIGADA COM MAIÚSCULAS !!!
www.sotaques.pt – Sotaques Brasil/Portugal , Viaje pelo Universo da Língua Portuguesa em primeira classe
R. Marques 

Sotaques parceiro do Evento “ Tomás Gonzaga – poeta da Lusofilia”


Tomás_Antônio_Gonzaga
O Sotaques volta a valorizar Eventos que promovam a ligação entre os países de Língua Portuguesa. É o caso da conferência que Danyel Guerra dará no próximo sábado, 16 de Fevereiro entre as 17h00 e as 19h00,   na sede do Movimento Internacional Lusófono, na rua Monte Cativo nº 324, na cidade do Porto, onde abordará a biografia e a escrita do poeta árcade Tomás Gonzaga – nascido em Miragaia, no Porto e figura cimeira da poesia brasileira – como ponto de partida para um fortalecimento da Lusofilia e da Lusofonia, dos laços de amizade e cultura que ligam Portugal e o Brasil.
Compareçam pois estamos certos de que valerá a pena !!!
www.sotaques.pt – O site dos Eventos da Língua Portuguesa
R. Marques 

Café Cosmológico




Sotaques Brasil/Portugal parceiro do Evento " Café Cosmológico" 

É com grande prazer que nos tornámos parceiros de divulgação do Evento " Café Cosmológico" que se realizará nesta quinta-feira às 21h00 no Planetário do Porto. Este Evento co
mo outros cafés filosóficos na cidade do Porto, que também iremos divulgar, é dinamizado por Tomás Carneiro, que tem desenvolvido uma extraordinária actividade de formação de públicos na área da filosofia e da discussão livre. 
Os cafés filosóficos são espaços em que se privilegia o debate de argumentos e se procura pensar, colectivamente, com profundidade. O objectivo não é contrariar o outro, mas compreender os seus argumentos, chegar a sínteses concretas, construir pontes de entendimento. 
Estaremos presentes, com todo o gosto, no Café Cosmológico de amanhã e divulgaremos uma breve reportagem sobre o mesmo. Até pela atmosfera especial criada por um local tão especial, rodeados de estrelas e de telescópios, que nos acicata o espírito.
Para Tomás Carneiro e para todos os entusiastas dos cafés filosóficos, entre os quais nos incluímos, desejamos uma bela noite de reflexão e debate. 

www.sotaques.pt - Pense logo leia o Sotaques 

R. Marques

Dia Mundial da Rádio



Comemora-se este 13 de Fevereiro o Dia Mundial da Rádio. A data resulta de uma feliz coincidência: com efeito, foi no dia 13 de Fevereiro de 1946 que se iniciaram as emissões da Rádio das Nações Unidas, passando a cons
agrar-se esta data à Rádio em todo o mundo a partir de 2011. 
Oficialmente, a invenção da Rádio é atribuída ao cientista italiano Marconi com a primeira experiência de transmissão radiofónica a ocorrer a 1895. Contudo, alguns investigadores indicam que o Padre gaúcho Roberto Landell de Moura se terá antecipado e feito transmissões de rádio, dois anos antes, em Campinas e São Paulo. 
Em Portugal, a Emissora Nacional começou as suas emissões na década de 30 do século XX. A sua popularidade foi imediata difundindo música, folhetins e até promovendo Concursos em que eram eleitas as “ Meninas da Rádio”, que mais tarde se tornariam estrelas nas revistas à portuguesa e no cinema. 
A todos os nossos amigos que partilham do fascínio deste mágico meio de comunicação social, àqueles que trabalham na Rádio, transmitindo-nos a envolvência e o culto da palavra e o prazer da Língua Portuguesa, as nossas felicitações. Que a Rádio se perpetue no Tempo já que só ela, de um modo único, é que transforma cada palavra num momento único, estimulando a imaginação dos homens e das mulheres em todo o Mundo.
Viva a Rádio !!! Viva o culto da Língua Portuguesa !!!

www.sotaques.pt – Amamos a Língua Portuguesa 

R. Marques
  

Agostinho da Silva: o Filósofo que amava Portugal e o Brasil


Celebra-se hoje o aniversário de um dos intelectuais que mais aproximaram Portugal e o Brasil, não só pelo pensamento que defendeu, mas também pela actividade docente que exerceu em Universidades portuguesas e brasileiras: George Agostinho Baptista da Silva.
Nascido no início do século, a 13 de Fevereiro de 1906 na cidade do Porto, Agostinho da Silva fez os estudos secundários no Liceu Rodrigues de Feitas e, mais tarde, ingressou na Universidade do Porto, onde se licenciou brilhantemente com a média final de 20 valores no Curso de Filologia Clássica. Doutora-se na mesma Universidade com a tese “ O sentido histórico nas Civilizações Clássicas”, aos 23 anos, e parte para Paris como bolseiro. 
Paralelamente, começa a escrever na reputada revista cultural portuguesa “ Seara Nova”, na qual priva com intelectuais como António Sérgio ou Jaime Cortesão. Regressado de França, lecciona como professor durante um breve período, pois acaba por ser expulso do Ensino por não subscrever a Lei Cabral que exigia que todos os funcionários públicos declarassem não pertencer a organizações secretas. 
Insubmisso por natureza, Agostinho da Silva continua a não resignar-se à repressão salazarista, cria em 1939, o Núcleo Pedagógico Antero de Quental, o que faz com que tenha de sair do país na década de 40, perseguido pela Polícia Política. 
O Brasil torna-se a sua pátria de adopção – permanecerá aqui até 1969. A sua acção é notável: dá aulas em várias Universidades como a Universidade Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, Universidade da Paraíba ou a Faculdade Fluminense de Filosofia, colabora com Jaime Cortesão na pesquisa para a Obra sobre Alexandre Gusmão e na Exposição do Quarto Centenário do Aniversário da cidade de São Paulo e é um dos fundadores da Universidade de Santa Catarina. 
Em 1969 volta a Portugal. Dá aulas na Universidade Técnica de Lisboa e é, já na década de 90, com o programa de Televisão Conversas Vadias que atinge o grande público e é reconhecido. 
O pensamento filosófico de Agostinho da Silva, mais do que propor um sistema de pensamento convencional, defende a liberdade e a simplicidade como princípio. Defende o advento da idade do Espírito Santo como um momento que sintetizará a evolução da Historia humana, dando-lhe uma coerência própria, um sentido.
Muito mais haveria de dizer de Agostinho da Silva. O Filósofo que amou Portugal e o Brasil como nenhum outro. 

www.sotaques.pt – Filosofe com o Sotaques 

R. Marques
  

Bicampeã do Carnaval de São Paulo


                
                             Parabéns à Bicampeã Mocidade Independente

Parabéns à Mocidade Independente que se sagrou Bicampeã do Carnaval de São Paulo, conquistando o seu nono título. O triunfo deveu-se, sobretudo, ao Samba Enredo “ A sedução me fez provar …me entregar à tentação”, que desempatou uma renhida disputa com a Escola Rosas de Ouro.

Á grande bicampeã do Carnaval São Paulino, o Sotaques presta homenagem por esta grande vitória.

www.sotaques.pt – Sambe ao som da Língua Portuguesa

R. Marques 

Parabéns a Neymar, o craque do Futuro


                     
O ar de moleque e o estilo de futebol de rua não enganam. Neymar da Silva Santos Júnior é mais um predestinado nascido na Escola do Santos que deu ao mundo, entre outros, O Rei Pelé, Diego, Ganso  ou Robinho.
Hoje é o dia do seu aniversário. Nascido a 5 de Fevereiro de 1992, Neymar Júnior entrou para as Escolas do Santos aos 11 anos e,  na adolescência,  iniciou uma famosa dupla com o meia Ganso, que se prolongou durante anos até chegar ao Time principal.
Foi em 2009 que fez a sua estreia no Santos e o levou ao vice-campeonato. Nesse ano foi eleito a revelação do campeonato brasileiro.
No ano seguinte com uma atuação estelar de Neymar – que marcou cinco golos em cinco clássicos – o Santos venceu o campeonato paulista. Também ganhou a Copa do Brasil.
Mas foi em 2011 que o craque Santista se afirmou, definitivamente, como uma estrela global capaz de disputar o lugar do melhor do mundo a Cristiano Ronaldo e a Messi. Venceu o bi-campeonato Paulista e, mais importante, a Copa Libertadores da América – fruto dessa vitória o Santos chegaria à final do Mundial de Clubes, que perderia contra o Barcelona.
Na Selecção brasileira,  Neymar tornou-se na referência principal tomando o relevo de craques do passado como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo ou Romário.
Com a presença nos mandos da canarinha de Felipão – Luís Filipe Scolari – e a genialidade em campo de Neymar, todos esperam que o Brasil ganhe o título mundial. Afinal Neymar é o craque do futuro e o mundo do futebol anseia por um novo Rei  vindo da pátria do jogo bonito – o Brasil.  

www.sotaques.pt –  O Site dos Campeões com Sotaques


Paulo Cesár 

Parabéns ao grande craque português Cristiano Ronaldo


                             
Cristiano Ronaldo faz hoje 28 anos. Uma data para celebrar um dos mais extraordinários talentos de sempre do futebol mundial.
Nascido a 5 de Fevereiro de 1985, no Funchal, na Ilha da Madeira, Cristiano Ronaldo começou a dar nas vistas no popular Clube madeirense do Andorinha. Dali passou ao Nacional da Madeira,  transferindo-se em seguida   para os Juniores do Sporting e, posteriormente, chegou à equipa principal onde, num célebre particular com o Manchester United, maravilhou o treinador Alex Ferguson  e os jogadores do clube inglês, acabando por assinar pelo mítico clube inglês.
Depois de um período de adaptação, o extremo português explodiu como o melhor jogador da equipa. Em 2008,  vence a Bola de Ouro para melhor jogador do mundo, a Liga dos Campeões, acumulando nos anos em Manchester vários campeonatos britânicos.
Em 2009,  transferiu-se para o Real Madrid. Torna-se melhor goleador ultrapassando  mitos como Zarra ou Hugo Sanchez como máximos goleadores numa temporada,  e marcando uns estratosféricos 41 golos.
Na temporada de 2011-2012, consegue a extraordinária proeza de ser decisivo no triunfo no campeonato contra a designada  melhor equipa da História- o Barcelona de Messi – e com um golo crucial em Nou Camp. A Bola de Ouro acabou concedida em Janeiro de 2012 a Messi, embora no campeonato decisivo no cenário mais importante – o Campo do rival Barcelona – Cristiano Ronaldo ter feito a diferença o que reforça a injustiça da decisão.
Na Selecção nacional,  Cristiano Ronaldo alcançou uma final do Europeu, duas meias-finais europeias e uma meia-final do campeonato do Mundo.
Um Palmarés invejável de um Jogador que,  desde que está em Espanha,  sempre superou  a marca de 35 golos por época , jogando na posição de extremo. O que é um registo fenomenal sob qualquer ponto de vista.
Por isso, ao grande craque Cristiano Ronaldo, o Sotaques Brasil/Portugal  deseja as maiores felicidades e êxitos futuros na  Selecção portuguesa  e Clubes que representar. 

www.sotaques.pt –  O Site dos Campeões com Sotaques

R. Marques

4 de Fevereiro: aniversário do Divino Almeida Garrett


                             

A estátua postada à entrada da Câmara Municipal do Porto não deixa dúvidas: João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett é a maior  referência entre os escritores nascidos na cidade do Porto. Homenagem mais do que merecida para quem, talvez como nenhum outro escritor, verteu a pena do talento em tantos géneros com a sua linguagem plástica, subtil, bela, de um português que ainda hoje é estudado e reverenciado.
Nascido em 4 de Fevereiro  1799, no Porto, baptizado com o nome de João Baptista da Silva foi viver na adolescência para os Açores, em fuga das invasões napoleónicas,  onde recebeu uma educação religiosa do seu tio D. Alexandre, Bispo de Angra. Posteriormente, vai estudar Direito em Coimbra e é na Lusa Atenas que encena e interpreta a sua primeira peça de Teatro “ Catão”.
Em 1821,  choca a sociedade portuguesa ao publicar o poema libertino  “ O retrato de Vénus”, que lhe vale acusações violentas  que o apontam como ateu, materialista e imoral e um processo judicial. É nessa data, curiosamente, que a sua família passa a usar o apelido Almeida Garrett.
Liberal assumido, participa no Golpe da Vilafrancada, que o leva ao exílio em 1823 para Inglaterra. Amante impetuoso e precoce – um pouco como Camilo Castelo Branco, outro grande escritor português do século XIX- casa-se com a adolescente Luísa Midosi, então com 14 anos.
Mais tarde, parte para França onde escreve os poemas “ Dona Branca” e “ Camões”  de pendor romântico e patriótico. Garrett como o  grande historiador e escritor Alexandre Herculano nunca dissociou o intelectual do homem de acção: não é por acaso que ambos fizeram parte do chamado Batalhão dos académicos que desembarcou  no Mindelo, em 1832, integrado nas forças de D. Pedro IV, compostas por cerca de 8.000 homens, que combatiam os miguelistas na Guerra Civil Portuguesa.
Almeida Garrett foi um renovador em múltiplas áreas: no romance com obras como “ O arco de Santa Ana” ou o incomparável “ Viagens na minha Terra”, que anteciparam a Literatura realista e crítica que seria apanágio de Eça de Queiroz ou Camilo Castelo Branco, no Teatro com peças nucleares da dramaturgia portuguesa como “ Falar a verdade e mentir” ou a obra-prima “ Frei Luís de Sousa”, como poeta inovador em livros como “ Folhas caídas”, “ Dona Branca ou Camões”, como tribuno e parlamentar brilhante – até hoje ele é a grande referência, junto com José Estevão da oratória parlamentar – e como um político perspicaz nos Governos de Passos Manuel que foi o responsável pela criação do Teatro Nacional ou do Conservatório de Arte dramática.
 Em tudo, em todo o lado, esteve  o Divino Almeida Garrett,  que morreu em 1854. Um homem que nasceu para criar como um Deus.

www.sotaques.pt –  Leia as páginas da nossa Literatura no Sotaques
R. Marques 

Lançamento Mundial do Vídeo “ Contumaz” de Andreia Mota


602985_408290169260267_898167957_n (1)
Andreia Mota, artista brasileira representada pela nossa parceira Ritmos e Temas, fez hoje o lançamento mundial do novo Vídeo “ Contumaz”. Um Vídeo que reforça a imagem de uma cantora que faz da sensualidade e versatilidade da sua voz um trunfo que conquista o público e a crítica.
Num cenário verde, Andreia Mota desliza por um Parque com a mesma elegância que nos habituou nos seus anteriores trabalhos. A cantora que já passou por Portugal, continua assim a afirmar-se como uma das vozes do Presente e do Futuro da música brasileira.
A Andreia Mota e à nossa parceira Ritmos e Temas desejamos as maiores felicidades para este novo trabalho. Certos de que não faltará talento e trabalho, e que tanto no Brasil como em Portugal, Andreia Mota continuará a conquistar fãs com a excelência da sua música.
www.sotaques.pt – O site da música com Sotaques
Paulo César

Crónica de um Génio Português


paulodecarvalhoÉ isto um Génio. Com Paulo de Carvalho não há dúvidas: a voz perfeita, doce e forte simultaneamente, que nos conduz com uma mestria que só os grandes, os gigantes, alcançam.
Mais de duas horas de prazer por estar a ouvir cantar numa Língua Portuguesa que, diziam alguns, não teria as mesmas potencialidades que o mais comercial inglês para nos expressarmos na arte musical. Mentira, a Língua de Camões e de Fernando Pessoa, nasceu para ser cantada. É como uma Jóia esculpida sílaba a sílaba, que faz de cada peça do colar um manancial de significados, uma metáfora aberta para o infinito.
Paulo de Carvalho, acompanhado por um talentoso pianista, resgatou as cordas vocais e emocionais de um Tempo, de uma História, de um País. Hinos à Liberdade e à democracia como o eterno “ E depois do Adeus”, hinos ao amor adolescente como o inevitável “ Chamava-se Nini”, antigos e novos êxitos e até a sentida homenagem ao seu amigo Ivan Lins,  unindo Portugal e o Brasil, foram os momentos altos de um Concerto portentoso.
Um espectador emocionado não deixou de dizer, numa pausa entre músicas,  que o cantor era como o Vinho do Porto. Sem dúvida que é: Paulo de Carvalho é com todas as letras da nossa maravilhosa Língua, um Génio português.
R. Marques
www.sotaques.pt – Música com tradição e modernidade no seu site

Espectáculo de Paulo de Carvalho em Gaia


DSCN3401Sotaques presente no Espectáculo de Paulo de Carvalho em Gaia
O Sotaques esteve presente, ontem pelas 21h30, no espectáculo de Paulo de Carvalho no Auditório de Gaia. Um espectáculo de mais de duas horas em que o público se deleitou com o talento de um cantor único, que acabou a aplaudir de pé.
Um espectáculo com Sotaques e uma referência especial  ao Brasil na pessoa de Ivan Lins, com o qual já tocou em várias ocasiões. Não perca a crónica do nosso Jornalista Rui Marques que acompanhou o Concerto.
www.sotaques.pt – O site da música com Sotaques

Cartaz alusivo a Aurélio Paz dos Reis na publicação "Tripeiros de Ontem "



Paz dos Reis-cartaz
































www.sotaques.pt - O Filme da sua Vida !!!

Aurélio Paz dos Reis: pioneiro no cinema em Portugal e no Brasil




Aurélio Paz dos Reis, um dos intelectuais portuenses que apoiaram a Revolta republicana de  31 de Janeiro de 1891, foi um pioneiro no cinema em Portugal e no Brasil. Era um homem extremamente talentoso e multifacetado, possuía uma Palacete na Rua Nova de Sintra onde cultivava flores que vendia na loja fina “ Flora Portuense” na então Praça D.Pedro, actual Praça da Liberdade.
Além da sua actividade comercial, Aurélio Paz dos Reis era um amante da Fotografia e das imagens. E foi durante uma digressão do inglês Edwin Rougsby por vários países europeus para mostrar o seu equipamento de projecção,  o “Teatrógrafo” ou Animatógrafo, que passou pelo Porto, que ficou entusiasmado com o potencial dessa invenção e que se decidiu a viajar a Lyon em França para contactar os irmãos Lumiére.
O objectivo era comprar um cinematógrafo e desenvolver comercialmente  a actividade do cinema em Portugal. Estes, porém, rejeitaram a venda do equipamento, acabando Paz dos Reis por comprar uma máquina aos irmãos Werner que estavam estabelecidos em Paris.
O primeiro filme produzido em Portugal é a saída do Pessoal operário da Fábrica Confiança, localizada na Rua de Santa Catarina, reproduzindo o primeiro filme da história do cinema “ A saída da Fábrica Lumiére em Lyon” dos irmãos Lumiére. A 12 de Novembro de 1896, no Teatro  do Príncipe Real, no Porto, é feita a apresentação público do cinematógrafo português com a exibição de 12 quadros ou episódios da vida nacional entre os quais a saída da Fábrica Confiança no Porto ou a Rua do Ouro em Lisboa.
Crente no sucesso comercial do cinematógrafo português, embarca para o Brasil onde apresenta estes episódios no Teatro Lucinda. As primeiras imagens do Brasil, em cinema, na Avenida Rio Novo, no Rio de Janeiro, são filmadas por Aurélio Paz dos Reis.
Figura maior da Cultura e do Cinema Português, Aurélio Paz dos Reis foi um pioneiro de uma arte que está profundamente enraizada na História da cidade do Porto. Cineastas como Manuel de Oliveira ou Paulo Rocha, já no século XX, perpetuaram esse legado e o primeiro, com mais de cem anos, é considerado o maior cineasta vivo em actividade e um exemplo para as gerações vindouras que abraçarem esta incomparável forma de Arte. 

www.sotaques.pt – “ Revista Online Sotaques Brasil/ Portugal  ”, o Filme da sua Vida Cultural

R. Marques