Especial Sotaques sobre os Madredeus


                               
Esta semana queremos homenagear um grupo que revolucionou a música portuguesa: os Madredeus. Ao longo dos próximos dias vamos contar como se formaram, quem foram as suas figuras principais e, sobretudo, que novos caminhos abriram para a música e a cultura portuguesas.
Para além de todos os méritos que tiveram, foram um grupo muito acarinhado no Brasil, por exemplo, e exportaram a sua música para todo o mundo. Esse poder de levar a Língua portuguesa a todos os Continentes, apostando em letras e sonoridades muito específicas,  tornaram-nos  embaixadores de Portugal.
Num  ano em que  comemoram 25 anos de carreira do grupo, e iniciarão  brevemente  uma nova  digressão, vamos trilhar os caminhos dos Madredeus. E descobrir como foi gerado este Projeto musical que,  como dizia o poeta para falar da Expansão portuguesa,  “ deu novos mundos ao mundo”.
Estejam atentos !!! Porque boa música e conteúdos surpreendentes não faltarão !!!

www.sotaques.pt – À descoberta das nossas  raízes culturais

R. Marques


Livros com Sotaques


 “ El Imperio eres tu ” de Javier Moro


O Livro com Sotaques desta semana dedicado ao Rei D. Pedro I é a obra do escritor espanhol  Javier Moro “El Imperio eres tu”. Uma obra que venceu o mais prestigiado prémio literário espanhol, o Prémio Planeta, em 2011,  e que lança um olhar peculiar, exterior à análise que os historiadores portugueses e brasileiros   fazem sobre a vida de D. Pedro.
Uma vida cheia de contradições entre o homem e o Rei, o homem que teve sucessivas amantes, contraditório, e o Monarca que respeitou as Cartas Constitucionais  e lutou pela liberdade no Brasil e em Portugal,  numa era de Reis absolutos. Essa riqueza biográfica é a que torna D. Pedro numa personagem única e,  que merece ser não só tema de obras de Literatura como objeto de filmes, de reportagens, de uma visão mais aprofundada.
Aqui fica a nossa recomendação,  de um Livro com Sotaques,  que nos mostra as luzes e as sombras de D. Pedro I. Junto com um desafio: precisamos todos de conhecer melhor quem  foi D.Pedro, porque só assim nos conheceremos melhor enquanto povos e indivíduos.  

www.sotaques.pt –  Descubra os novos Mares da Cultura que ligam Portugal ao Brasil  

R. Marques 

Parabéns a José Carlos Vasconcelos, novo académico da Academia de Letras do Brasil





O jornalista e escritor português, José Carlos Vasconcelos, é o novo sócio-correspondente da Academia de Letras do Brasil e será confirmado,  no habitual Chá da tarde, esta quinta-feira, daquela Instituição sediada no Rio de Janeiro. O nome de José Carlos Vasconcelos foi sugerido pela professora de Língua Portuguesa, Cleonice Berardinelli e pelo advogado Marcos Vilaça, ex-Presidente da Academia, e foi a única candidatura apreciada nesta sessão.
José Carlos Vasconcelos, atualmente Diretor do prestigiado Jornal de Letras, é licenciado em Direito e tem uma carreira notável no Jornalismo português, além de ser um poeta e escritor de reconhecida qualidade. Também se tem destacado na valorização da ligação luso-brasileira e no fortalecimento das relações culturais entre os dois povos.
A Academia das Letras do Brasil foi fundada em 1897, tendo como primeiro Presidente o escritor Machado de Assis. É composta por quarenta sócios permanentes e vinte sócios correspondentes, que representam os letrados que não vivem no Brasil, entre os quais já constavam três portugueses – Agustina Bessa-Luís, Mário Soares e Urbano Tavares Rodrigues.
Ao novo sócio-correspondente da Academia de Letras do Brasil, o Sotaques deseja as maiores felicidades e a continuação da divulgação cultural das relações luso-brasileiras.

www.sotaques.pt – Ligue-se à melhor  rede de comunicação  luso-brasileira, Ligue-se ao Sotaques !!!

R. Marques 

Ciclo de Poesia em Melgaço regressa no Dia 3 de Novembro


No próximo dia 3 de Novembro, sábado, pelas 21h30, regressa o Ciclo de Poesia de Melgaço “À descoberta da pessoa poética que há em ti” no Bar das Termas do Peso, em Melgaço. Devid
o a contingências inesperadas, tivemos de alterar a data desta sessão para este dia. 
O Evento que divulgaremos nas redes sociais, será dedicado a outra das figuras cimeiras da nossa Literatura – Luís Vaz de Camões – depois de termos começado este Menu poético por degustar a arte de Fernando Pessoa. A Festa da Poesia em Melgaço prosseguirá num local que, ele próprio, está carregado de Literatura e encanto. 
Preparem-se para mais uma noite muito especial com um poeta que nos diz tanto e que é eterno. Esperamos pela vossa presença !!!

www.sotaques.pt – O site da nossa Poesia 



R. Marques

Agustina Bessa- Luís



                                  João Portugal 

Agustina Bessa-Luís fez 90 anos no passado dia 15 de Outubro. Uma data extraordinariamente simbólica para a Literatura portuguesa, apesar da doença a mitigar. Porque Agust
ina é uma herdeira avantajada dos nossos grandes clássicos: antes de todos do grande Camilo Castelo Branco, que transformou em deliciosa personagem literária em " Fanny Owen", mas também de Garrett, de Eça, de Aquilino ou de Vergílio Ferreira.
Ninguém como ela traçou uma descrição mais lúcida e cruel da Região Norte e da cidade do Porto, não escondendo os vícios, a mesquinhez, a manipulação, mas também mostrando-nos a alma do Norte, aquelas características que o tornam único. A corte do Norte", " Fanny Owen" ou " Vale Abraão". são escritos com uma linguagem visual que, mais tarde, Manoel de Oliveira, reproduziu brilhantemente em vários filmes. 
Nos 90 anos de vida de Agustina Bessa-Luis, o país tem o dever de homenageá-la como deve ser, como um dos maiores vultos da História da nossa Literatura. E não ficar por este envergonhado silêncio que, a Norte, se torna ainda mais ensudercedor.
Agustina tem de reviver em Tertúlias, colóquios, em evocações: desde as páginas do Sotaques, lanço este repto aos nossos agentes culturais !!!

www.sotaques.pt - Um site de causas e de pessoas

D. Pedro: um imenso coração do tamanho da cidade do Porto


                    

Poucas cidades criaram um elo de ligação  tão profundo e especial,  com um Monarca, como o Porto com D. Pedro I. O Rei que gritou a Liberdade do Brasil, nas margens do Rio Ipiranga, simboliza para as gentes do Porto o patriotismo, a coragem, a resistência face ao inimigo.
O episódio do Cerco do Porto está no centro da História: D. Pedro após a independência do Brasil, abdica do trono para a sua filha, D. Maria II, que regressa a Portugal para reinar em 1828, jurando cumprir os princípios consagrados na Carta Constitucional de 1826, outorgada pelo seu pai. O seu Tio, D. Miguel de Bragança, recebe a regência do Governo da irmã de D. Pedro, Isabel Maria de Bragança, que governava em nome da sobrinha,   e compromete-se a respeitar a Carta, no entanto, a 13 de Março dissolve as Cortes e,  a 3 de Maio,  convoca o Conselho dos três Estados para dirimir a questão do Direito sucessório do Trono português.
A 25 de Junho, o Conselho proclama Rei absoluto D. Miguel, precipitando o inevitável conflito. Uma Guerra civil e fratricida,  que se prolongou entre 1828 e 1834, e que teve no Cerco do Porto uma das suas batalhas decisivas.
Com efeito, num espaço de um ano – entre  Julho de 1832 e Agosto de 1833 – as forças liberais estiveram sitiadas pelo exército absolutista no Porto. As hostes abriram-se quando uma esquadra liberal, enviada por D. Pedro e constituída por cerca de 60 navios e oito mil homens, desembarcou  no Mindelo, em Vila do Conde, procurando assegurar o domínio no Norte do país.   
Entre outras curiosidades, registe-se que, na esquadra existia um batalhão de académicos, em que pontificavam  Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Joaquim António de Aguiar. O Rei D. Pedro e o escritor  Almeida Garrett, provavelmente os dois maiores símbolos da História do Porto, imortalizados em Estátuas na Avenida da Liberdade, no Porto,  defendiam assim a mesma causa.
No dia 9 de Julho de 1832, o exército libertador entra na cidade do Porto, da qual tinham desertado os absolutistas. Estes reorganizam-se e iniciam um cerco à cidade, que sofre, entre outras contrariedades, o tifo, a cólera e a fome, e as sucessivas investidas aos postos avançados liberais, sobretudo a Serra do Pilar,  que era o único ponto de resistência que tinham na margem sul do Douro.
Apesar das dificuldades, a persistência e  astúcia militar do Marechal Saldanha, coadjuvado pelo capitão de mar inglês, Carlos Napier, leva a sucessivas derrotas miguelistas em batalhas como a Batalha de Ponte Ferreira,  ou as escaramuças  na atual Rua do Heróismo. Saldanha entra  em triunfo na  cidade,  finalmente libertada,  em 20 de Agosto de 1833.
O Rei soldado, D. Pedro, visita a cidade entre 26 de Julho e 6 de Agosto de 1833, em reconhecimento pela resistência heroica dos portuenses. D. Pedro participa em várias cerimónias civis e religiosas, como a entrega das chaves da cidade à Rainha , ou uma oração de graças e um  Te Deum na Igreja da Lapa.
A mesma Igreja que, por vontade testamental, passou em 1835 a albergar o coração de D. Pedro, que ainda hoje pode ser contemplado no edifício. Saliente-se também que, por decreto  redigido   por Almeida Garrett e assinado por D. Maria II, a figura de D. Pedro passou a fazer parte das Armas da cidade do Porto.
Escrevia-se então neste documento que “"as armas sejam esquarteladas com as do reino e tenham ao centro, num escudete de púrpura o coração de oiro de D.Pedro, sobrepojadas por uma coroa de duque, tendo por timbre o "Dragão negro das antigas Armas dos senhores Reis destes reinos", e junte aos seus títulos o de Invicta."
O imenso coração de um Rei que libertou duas Nações,  ainda pulsa na mui nobre e sempre Invicta cidade do Porto, que o ama incondicionalmente.

www.sotaques.pt – Ouça o coração da nossa História a bater

R. Marques

Naveguemos pelo Mar da Internet, na travessia entre Portugal e o Brasil

                                               

  Entrevista do  Sotaques dada ao site www.b2bnetwriters.pt da nossa Parceira Raquel Melo 


Comunicar é a palavra chave do Século XXI. Pôr em comum as experiências, partilhar os meios e recursos, crescer numa lógica de complementaridade que permita ultrapassar os desafios da Globalização, esses  novos Adamastores que ameaçam a prosperidade económica das Nações,  como os antigos destroçavam as Caravelas portuguesas,  nos Lusíadas de Luís Vaz de Camões.  
Portugal e o Brasil têm muito mais que uma Língua em  comum.  Tem o desejo e a necessidade de se projetarem para fora de si, ultrapassando os estreitos limites da sua Geografia Continental e abarcando o Mundo como um todo.
O Brasil é uma potência em fase de consolidação na economia e na Geo-Política global. Necessita  ter uma presença constante na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia, sendo Portugal uma via de acesso natural, devido às ligações que possui nos vários Continentes.
Portugal, por sua vez, tem de diversificar as suas relações internacionais. Os tempos do Euro-Centrismo, da aposta total na União Europeia como única Entidade mediadora no crescimento económico e social do país, chegaram ao fim: é urgente revitalizar as conexões que, histórica e culturalmente, nos unem à chamada Lusofonia e, particularmente, ao Brasil.
Como fazê-lo é a grande pergunta. A resposta é muito simples.
Através dos  agentes da Sociedade Civil – por via dos Projectos Culturais e Económicos, Associações, Fundações, Empresas, Organismos Públicos e Privados – que estimulem o encontro de vontades, energias e recursos entre portugueses e brasileiros. E, nesse sentido, a Internet é a Plataforma imprescindível, a Infra-Estrutura base, o novo Mar que liga os dois povos, mais de 500 anos depois da Viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.
O Sotaques Brasil/Portugal – www.sotaques.pt – é  um Projecto Cultural e Económico que, entre outros formatos, assumiu a dimensão de   uma Revista Online Luso-brasileira,  recolhendo assim  o legado da  mítica revista Orpheu de princípios do Século XX,  em que participaram  Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro ou Almada Negreiros ou autores brasileiros como  Ronald de Carvalho. Em parceria com a Associação Cultural Sotaques, nascida na cidade do Porto, o Sotaques representa essa vontade de aprofundar as relações com o Brasil e navegar nesse imenso Mar de possibilidades que é a Internet, aproximando-nos em parcerias e projectos comuns em Portugal e no Brasil.
Esse é o caminho cultural e económico que devemos trilhar: criar pontes entre os dois povos, que perdurem e que acrescentem valor e valores à nossa atividade quotidiana. A viagem será longa mas aliciante,  e cabe-nos, na Internet, nas redes sociais, no terreno, empreendê-la e aumentar a nossa comunicação e partilha de recursos culturais, económicos, sociais e ecológicos.
O Sotaques Brasil/Portugal é um dos navios dessa Viagem. Juntem-se a nós à Descoberta daquilo que nos une, histórica e culturalmente,  e nos tornará mais fortes no Século XXI.

Rui Marques e António Bernardini/ Revista Online Sotaques Brasil/Portugal

Homenagem com Sotaques


                  
                 
                          Morreu Manuel António Pina

Amava os gatos e os seus poemas tinham a leveza dos movimentos destes  felinos, saltando sobre a realidade com uma elegância e sabedoria raras. Manuel António Pina morreu hoje, 19 de Outubro na cidade do Porto, deixando imensas saudades na Literatura, no Jornalismo, na arte de olhar o mundo com uma perspicácia invulgar .
Nascido no Sabugal, em 1943, Manuel António Pina licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, mas foi na Literatura e no Jornalismo que se notabilizou. Poeta extraordinário, galardoado com o Prémio Camões em 2011, autor maior da Literatura infantil, jornalista magnífico que escrevia crónicas inesquecíveis no Jornal de Notícias, em todas as áreas mostrava uma ironia finíssima e uma brilhantez multifacetada.
O Sotaques vai prestar este fim-de-semana uma merecidíssima Homenagem a Manuel António Pina. Com textos e poemas, celebrando um autor imortal da nossa Literatura.

www.sotaques.pt – Leia a sua Cultura através do nosso site

R. Marques 

Parcerias com Sotaques




                                            SL  Produtora

As Parcerias com Sotaques viajam pelos mares da criatividade e da cultura  e ligam Portugal e o Brasil. Desenvolvemos uma Parceria com a Empresa Samira Lima Produtora, uma Produtora brasileira com mais de 15 anos de experiência,  sediada no Rio de Janeiro,  com atividades nas áreas da produção e supervisão  de Eventos artísticos e formação na área áudio-visual.
Uma Parceria com Sotaques, sem fronteiras, que queremos fortalecer cada vez mais !!!

www.sotaques.pt – Parcerias com Sotaques, Parcerias sem fronteiras

R. Marques

Parcerias com Sotaques



                             Ritmos e Temas na Womex 2012

O nosso Parceiro Ritmos e Temas está presente num dos maiores Eventos mundiais da área da música e do espetáculo: a Womex 2012, uma Feira de Música Global que se realiza 
em Tessalónica na Grécia entre 17 e 21 de Outubro. Desejamos as maiores felicidades à Ritmos e Temas, uma Empresa de produção, promoção de Eventos e espetáculos que olha para o Mundo como um vasto espaço de oportunidades. 
Esse é o espírito empreendedor dos Parceiros com Sotaques. Boa sorte para os nossos Parceiros !!!

www.sotaques.pt – Um mundo de novidades no seu site todos os dias

R. Marques

Evento com Sotaques com a presença da atriz da Globo, Úrsula Corona



O Sotaques marcou presença como parceiro no Evento “ Encontro com a Lusofonia” que se realizou na sexta-feira, dia 12 de Outubro, às 21h30 na Casa Barbot em Gaia, 
e no sábado, dia 13 de Outubro, em Lisboa no Auditório do Hotel Inspira Santa Marta. O Evento em Lisboa, organizado pelo nosso Parceiro Ritmos e Temas, foi moderado pela escritora açoriana Manuela Bulcão, contando com a participação do docente da Universidade Lusófona, Zaluar Basílio e o historiador Adelino Amaro, e teve como convidada especial a atriz da novela da Globo “ O Astro”, Úrsula Corona, que declamou um poema de Camilo Pessanha. 
Foi mais um Evento com Sotaques que juntou Portugal e o Brasil. Agradecemos à atriz Úrsula Corona pela sua participação brilhante na homenagem aos poetas lusófonos. 


www.sotaques.pt – O site de todas as pátrias da Língua Portuguesa 

R. Marques

A Língua Portuguesa na Internet e a partilha de experiências nos negócios




Apesar das assimetrias no nível de utilização, a Língua Portuguesa é importante na Internet em volume de utilizadores. O Português é um grande potenciador da troca de experiências de negócios e conhecimentos profissionais em várias áreas da atividade económica, assim como do aumento os negócios entre países onde se fala a língua de Camões. Algumas empresas já o estão a fazer, mas de que estamos à espera para aumentar o nível de partilha?
O português é a quinta língua do mundo em termos de utilizadores na Internet, segundo os dados do Internetworldstats.com e ainda tem bastante margem para evoluir, quando comparamos com a América do Norte, em que a taxa de penetração da Internet na população é de mais de 78%. O Acordo Ortográfico tem suscitado muita discussão e, concorde-se ou não, surge no sentido de aproximar e reforçar a Língua Portuguesa num mundo globalizado. O primado da economia assim o obriga. Basta referir que o Brasil é o 7º maior mercado de internet no mundo e muitas vezes a versão de websites em Português do Brasil surge primeiro do que a versão de Português Europeu, como é muitas vezes designado.
Em contrapartida, em Portugal o crescimento do Produto Interno Bruto tem verificado uma estagnação nos últimos 15 anos, tendo-se verificado uma divergência em relação aos valores registados pela União Europeia. Esta situação estava de certa forma prevista no Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal (Missão para a Sociedade da Informação, 1997), que perspectivava a transformação necessária e já alertava para o aparecimento de novas oportunidades de negócio, que exigiam soluções criativas e formas inovadoras de desenvolver a distribuição e a comercialização dos produtos e serviços. As questões levantadas no documento num contexto de globalização permanecem actuais. Como refere o texto, «no caso português, fundamentalmente caracterizado pela predominância das PME e, face às naturais condicionantes geográficas de país periférico, o desenvolvimento e generalização da implantação de estruturas de suporte a redes de empresas irá decerto constituir um factor de sobrevivência num cenário de economia global». Passados 15 anos da data desta publicação, o país encontra-se em clima de recessão económica. O ano passado ficou para a história de Portugal pelo ano em que o FMI voltou a entrar no país depois dos anteriores pedidos de intervenção de 1977 e 1983 e o presente ano tem sido marcado pela austeridade e pelo desemprego. Apesar da situação económica, Portugal tem a população com maior nível de escolaridade da sua própria história.   
Há países de Língua Portuguesa que, apesar de também se verem afetados pela conjuntura atual, têm experimentado crescimentos nos últimos anos. Este é o caso do Brasil, que integra os BRIC (acrónimo BRIC, que corresponde à crescente importância e potencial de países como o Brasil, Rússia, Índia e China, criado por Jim O'Neill da consultora Goldman Sachs em 2001). Outros casos interessantes são o desenvolvimento económico de Angola e de Moçambique,  encarados como um caso de sucesso entre as economias africanas. 
Como além da língua, partilhamos uma cultura que nos diferencia das outras, de que estamos à espera para tornar esse fator uma vantagem? As empresas portuguesas estão a procurar sair da sua zona de conforto para encontrar soluções para a crise lá fora, em mercados com taxas de crescimento mais elevadas.
Os países de língua portuguesa poderão encontrar em Portugal a sua entrada no mercado europeu, assim como colaborar na construção de conhecimento e partilha de tecnologia em português. Todos os países têm muito a ganhar com esta cooperação, desde a partilha de conhecimento nas escolas e universidades à construção de empresas com maior massa crítica no mercado globalizado.
Para que a Língua cumpra a sua função unificadora, a comunicação empresarial tem de estar à altura do desafio e as empresas têm de reconhecer a sua importância, aos mais variados níveis. Para manter os negócios na era da Internet, é preciso respeitar a Língua Portuguesa e expressar-nos de forma clara para evitar equívocos decorrentes de vivências culturais diferentes e estereótipos. A comunicação fluída permite construir um ambiente de confiança entre os diferentes povos, condição indispensável para o estabelecimento de relações empresariais.

Parcerias com Sotaques com Raquel Melo





As Parcerias com Sotaques estão cada vez mais sólidas. Queremos que os nossos Parceiros nos enriqueçam com a sua experiência e criatividade. 
Já esta quinta-feira, a nossa Parceira na área das redes sociais e da comunicação e marketing na era digital, Raquel Melo, vai partilhar com os nossos leitores um interessante artigo sobre a importância do Português no mundo. Vale a pena ler este texto que nos traça um presente de crescimento e expansão, e antevê um futuro cheio de oportunidades para a Língua portuguesa e, nesse contexto, para Portugal. 
Não percam esta quinta-feira este excelente artigo !!!

www.sotaques.pt - Parceiros do teu talento e criatividade 


R. Marques

Sotaques homenageia D. Pedro em Outubro



Este vai ser um mês especial no Sotaques e para os nossos leitores e seguidores. Decidimos homenagear o homem que simboliza, melhor do que ninguém, a Ponte cultural entre Portugal e o Brasil: o Mo
narca D. Pedro I. 
Foi a 12 de Outubro de 1798 que nasceu e, no dia 12 do mesmo mês em 1822, que se tornou no primeiro Rei do Brasil, depois do famoso grito dado nas margens do Rio Ipiranga a 7 de Setembro desse ano. D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal – reinou durante um brevíssimo período a coroa no trono português – é um monarca amado e admirado pelos dois povos. 
Curiosamente, foi um libertador nos dois países – ao proclamar a independência do Brasil e ao vir em socorro da sua filha D.Maria II, derrotando o seu irmão D. Miguel, e recuperando a coroa portuguesa dos Absolutistas.
Também tem uma ligação fortíssima com a cidade do Porto. Que o respeita mais do que a nenhum outro Rei da História de Portugal, e o vê como um dos seus símbolos intemporais. 
Neste mês de Outubro, vamos percorrer a História desta figura maior das nossas Histórias. Uma homenagem com Sotaques, a um pioneiro que abriu a Ponte cultural entre Portugal e o Brasil como Nações independentes, estimulando-nos a construir novas ligações entre os dois povos. 

www.sotaques.pt – Fazemos História todos os dias 

R. Marques

Sotaques presente na Tertúlia “ Encontro com a Lusofonia” em Lisboa


O Sotaques esteve este sábado, 13 de Outubro, na Tertúlia “ Encontro com a Lusofonia”, em Lisboa. Uma Tertúlia muito especial, realizada às 21h30,  no auditório do  Hotel Inspira Santa Marta, com a moderação da escritora açoriana Manuela Bulcão e a presença do professor da Universidade Lusófona,  Zaluar Basílio e do historiador Adelino Amaro, representante da IV antologia de poetas lusófonos.
Foi mais um Evento com Sotaque(s) da Língua portuguesa que tivemos o prazer de acompanhar.

www.sotaques.pt – O site onde todos falam a mesma Língua

R. Marques  

Efemérides com Sotaques



Outubro é um mês especial para a História do Brasil e Portugal. Foi a 12 de Outubro de 1789 que nasceu D. Pedro IV, que foi durante um breve período rei de Portugal, e que mais tarde seria coroado Rei do Brasil, curiosamente a 12 de Outubro de 1822.
Portugal também deve muito a D. Pedro que abdicou da coroa brasileira em favor de D. Pedro II, mobilizando um exército com as hostes liberais , em território português, em 1832, que acabaria por derrotar o seu irmão D. Miguel que usurpara o trono à sua filha, D. Maria II. D. Miguel morreria tuberculoso em 24 de Setembro de 1834, aos 35 anos.
D. Pedro é um rei muito amado e respeitado em Portugal e no Brasil, e especialmente na cidade do Porto. Por decisão testamentária, o seu coração está sepultado na Igreja da Senhora da Lapa, no Porto, e a Praça principal do Porto homenageia-o com um Monumento alusivo ao longo cerco que sofreram as forças liberais de D. Pedro pelo exército miguelista.

www.sotaques.pt – A memória da nossa História está aqui


R. Marques

12 DE OUTUBRO DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA



Patubatê: muito mais que uma Banda de música, uma Escola de vida




A música é muito mais que a música. É uma Escola de valores sociais, educativos, ecológicos, é sobretudo  um meio para nos afirmarmos como cidadãos.
Um exemplo claro desta filosofia de vida, é o grupo Brasileiro Patubatê: constituído por cinco músicos, a banda nasceu em 1999, em Brasília, com o objectivo de aliar a educação e formação – através de Oficinas onde ensinam a reciclar os instrumentos que são usados nos Concertos – com os espetáculos onde tudo, desde latas a baldes e peças de automóveis, serve como letra de música de  uma sinfonia perfeita e sustentável.
O Sotaques falou com este grupo de  invulgar criatividade e, quis saber quais os segredos de um conjunto,  que foi a banda de música que representou Brasília na Arena Sócio- Ambiental no Evento Ecológico  global Rio + 20, e que tem conquistado a admiração dos amantes da Música em todo o mundo.

P -Estiveram em Portugal, em Setembro, para atuarem em vários espetáculos . Que balanço fazem dessa digressão ?

R - Fazemos um balanço muito positivo: foi uma oportunidade para difundirmos a Cultura Brasileira de uma forma não tradicional e surpreendente para o público Português. Além dessa forma inusitada, procuramos passar os conceitos das nossas Oficinas, que é uma forma de interação com o público, e onde ficam a conhecer melhor o nosso trabalho.
O público português foi muito receptivo quer à nossa música, quer à mensagem social e ecológica que as nossas Oficinas representam e, por isso, sentimos muito apoio e carinho. 

P - Que impressão tem do público português ? 

R -Um público muito agradável, educado e atento ao que fazemos. Um pouco tímido, diferente do Brasileiro, mas vão interagindo à medida que vamos apresentando o Show.

P - Os valores ecológicos são incontornáveis na vossa música. Como surgiu esta consciência no vosso percurso musical ? 

R- Desde o início, em 1999, temos essa preocupação de usar material reaproveitado para a confeção da nossa arte. Queremos provar que podemos fazer música, artes plásticas e cênicas, utilizando formas alternativas. Conseguimos desde o início utilizar recursos baratos e às vezes até gratuitos, reaproveitar material que iria para o lixo ou material que tem uma outra utilidade e fazer disso a nossa arte.

P - Atuaram na arena ecológica da Conferência Rio 2012, interpretando o hino brasileiro. Como correu a experiência e que balanço fazem da própria Conferência do Rio ? 

R - A Conferência deixou muito a desejar no âmbito governamental, mas ficamos muito contentes de saber que existem várias Organizações Não Governamentais que estão agindo de maneira contundente na sociedade. Foi uma emoção ímpar tocar num  Evento de tamanha importância,  e contribuir um pouco para a formação de uma nova consciência mundial.

P - A educação é fundamental na vossa performance musical - através das oficinas  em que se fazem os próprios instrumentos que se vão tocar. Como vêem o papel da educação e formação musical na evolução dos jovens, sobretudo daqueles  de classes mais desfavorecidos ? 

R - De acordo com as nossas experiências  pelo mundo  fora, vemos que a formação musical e artística têm desenvolvido um  papel de suma importância na formação dos jovens, pois exalta valores e conceitos que, no mundo de hoje, se têm perdido um pouco. Trabalhamos valores como  o respeito ao próximo, a valorização do trabalho em grupo, a cooperação entre os indivíduos,  e tudo isso voltado para a  realidade de cada comunidade onde passamos. Procuramos incentivar os jovens, que são menos favorecidos, a fazer o seu próprio trabalho, com os recursos que estão ali no seu dia a dia,  e não ficar à espera  do momento ou da situação ideal para que isso aconteça.

P - O Sotaques Brasil/Portugal aposta no aprofundamento da ligação entre os criadores portugueses e brasileiros. Gostavam de desenvolver parcerias com músicos portugueses ? 

R - Sim, gostaríamos muito de desenvolver um trabalho onde os  músicos portugueses pudessem contribuir um pouco para a música do PATUBATÊ. Costumamos dizer que a música do PATUBATÊ é uma música do Mundo,  e estamos abertos para aprender novas linguagens e sotaques.

P - São naturais de Brasília. Como está o panorama musical na capital do Brasil ? 

R - Nos últimos anos,  o panorama musical Brasiliense tem melhorado muito! Estamos exportando vários trabalhos pelo mundo a fora,  e importando muita música de qualidade. Os artistas de Brasília têm uma Associação de Artistas, chamada Ossos do Ofício – Confraria das Artes, que tem desenvolvido um trabalho muito importante de divulgação da Cultura Brasiliense para o mundo.

P - Os habitantes de Brasília possuem um Sotaque  particular ? Quais são as suas características ? 

R - Ainda não temos um sotaque específico de Brasília, por ser uma cidade de apenas 52 anos e o povo que lá vive ser de várias regiões do país. Ainda temos muitas pessoas de outros locais do mundo, por termos as Embaixadas todas lá e então o sotaque ainda está sendo formado.

p - O que acham do Sotaque português ? 

R - É um sotaque muito interessante. Costumamos dizer que é um Português bem “ dizido” ( Rsrsrsrs ). Não falamos como os portugueses, perdemos muito do que falam, mas admiramos bastante.

P - Qual vai ser a vossa agenda nos próximos meses e que objectivos gostavam de atingir em 2013, através da vossa música ? 

R - Estamos com shows marcados em alguns estados do país como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiás, Rio Grande do Sul e em nossa capital, mas além desses shows temos os nossos projetos de Oficinas Itinerantes, Oficinas com os Catadores de Lixo e Formação da Banda dos mesmos, projeto para a Copa do Mundo no Brasil e o lançamento do DVD “ RUÍDO SONORO”, em Outubro no Brasil e em 2013 em Portugal e países em que o PATUBATÊ passar e for convidado. O DVD foi gravado na construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde serão realizados jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. 

www.sotaques.pt – Tocamos  a Sinfonia da sua Cultura

R. Marques
     

Sotaques entrevistado pela Rádio Manobras do Porto


    

O Sotaques Brasil/Portugal é   o convidado especial da Rádio Manobras na frequência 91.5, esta terça-feira, no horário entre as 18h30 e as 20h00. Vamos falar no programa conduzido por Bernardino Guimarães do Sotaques, e  dos Projetos que estamos a desenvolver para aproximar ainda mais  Portugal e o Brasil,  neste ano em que os dois povos estão mais unidos do que nunca.
Esteja atento porque o Sotaques vai dar à Língua,  numa Rádio que é uma referência na divulgação dos agentes inovadores e criativos em Portugal !!!

www.sotaques.pt – Sintonize-se com a Cultura Luso-Brasileira, Ouça o Sotaques !!!

R. Marques

Sotaques marca presença no Evento de homenagem a Natália Correia


                      


O Sotaques Brasil/Portugal esteve presente no Evento “ Divagando sobre Natália Correia”, que decorreu na passada sexta-feira, na Casa Barbot,  em Vila Nova de Gaia. Da mesa principal fez parte o representante  do Sotaques, Rui Marques,  num Evento que homenageou uma das maiores poetisas portuguesas, e que também registamos com  várias fotografias.
Também teve um grande sucesso o Baú com Sotaques. Um Baú com poemas de vários poetas portugueses e brasileiros, que foi partilhado com a plateia, honrando também uma das mais famosas frases de Natália Correia “ a Poesia é para comer” e partilhando um menu de cultura com o público.   
Defendemos a Cultura e,  temos especial carinho pela Poesia,  como meio de aproximar as pessoas e de enaltecer os nossos valores culturais.


R. Marques 

www.sotaques.pt – Pare, escute, leia o melhor site em Língua Portuguesa