O Mistério do 7 de Setembro de 2012 no Sotaques



Há um mistério no ar em relação ao número 7 :

Na numerologia 7 é o número da plenitude, completo e perfeito que não necessita de complementos

Na matemática é considerado um número com qualidades cabalísticas mágicas

Na Bíblia o sete associa-se à palavra de Deus, por exemplo, o sistema solar só se harmoniza após a 7ª era, considerando-se esta uma evidência   da existência de Deus

Mas sobretudo ….o 7  é um número mágico para o Sotaques Brasil/Portugal

Foi a 7 de Setembro de 2011 que o Sotaques começou a dar o grito de Ipiranga tornando-se num meio de comunicação e promoção imprescindível  nas relações entre Portugal e o Brasil

E neste próximo 7 de Setembro de 2012, estamos a preparar uma grande surpresa ….

Qual será o mistério do 7 de Setembro de 2012, data do aniversário do Sotaques Brasil/Portugal  ?

Esteja atento(a) porque o Sotaques vai voltar a fazer magia …. 


Carlos Paião partiu há 24 anos


Nasceu acidentalmente em Coimbra, passando toda a sua infância e juventude entre Ílhavo (terra natal dos pais) e Cascais. Desde muito cedo Carlos Paião demonstrou ser um compositor prolífico, sendo que no ano de 1978 tinha já escritas mais de duzentas canções. Nesse ano obteve o primeiro reconhecimento público ao vencer o Festival da Canção do Illiabum Clube.
Em 1980 concorre pela primeira vez ao Festival RTP da Canção, numa altura em que este certame representava uma plataforma para o sucesso e a fama no mundo da música portuguesa, mas não foi apurado. Com Playback ganhou o Festival RTP da Canção de 1981 com a esmagadora pontuação de 203 pontos, deixando para trás concorrentes tão fortes como as Doce e José Cid. A canção, uma crítica divertida, mas contundente, aos artistas que cantam em play-back, ficou em penúltimo lugar no Festival da Eurovisão de 1981, realizado em Dublin, na República da Irlanda. Tal classificação não "beliscou" minimamente a popularidade do cantor e compositor, pois Carlos Paião, ainda nesse ano, editou outro single de sucesso e que mantém a sua popularidade até hoje: Pó de Arroz.
Fonte: wikipedia

Livros com Sotaques - O Homem Proibido


O Homem Proibido

Autor: Nelson Rodrigues / Suzana Flag

Neste livro, depois do suicídio da mãe e do abandono do pai, Joyce ganha uma nova casa e uma nova irmã. Mas o aparecimento de um charmoso médico estremece o relacionamento entre as duas moças. Essa obra foi escrita originalmente sob o pseudônimo de Suzana Flag, em 1951.



www.sotaques.pt

Nelson Rodrigues



Se estivesse vivo, o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues completaria um século de existência nesta quinta-feira. Nascido em 23 de agosto de 1912, no Recife, começou a escrever contos aos 10 anos e aos 13 já trabalhava como repórter nos jornais 'A Manhã' e depois 'Crítica'. É autor de 17 peças, além de contos, crônicas e romances. Morreu em 21 de dezembro de 1980, aos 68 anos.

Mariza e Ricardo Pereira representam Portugal no “Criança esperança” da Globo



A cantora Mariza e o ator Ricardo Pereira representaram Portugal no programa da TV.  Globo “ Criança Esperança”. Com uma audiência de 70 milhões de espectadores, o programa teve dois  dos seus momentos altos com a interpretação de dois Fados de Marisa, acompanhada por Jacques Morelenbaum – foi a única cantora não brasileira a atuar – e na declamação de um poema de Fernando Pessoa, alusivo à formação do Brasil, por Ricardo Pereira.

www.sotaques.pt – Assista ao espectáculo da Língua Portuguesa
Paulo César, Brasil 

Evento Memorial Tomás Gonzaga - a arte do encontro poético com Drummond


          

Realiza-se amanhã, dia 15 de Agosto pelas 18h00, nas instalações da Unicepe, cooperativa livreira,  localizada na Praça Carlos Alberto nº 128-A aos Leões, na cidade do Porto, a conferência “Memorial Tomás Gonzaga – a arte do encontro poético com Drummond”. O evento terá como conferencista o escritor e jornalista Danyel Guerra, autor da obra “ Tomás Gonzaga – em Busca da Musa Clio”, sobre o conhecido poeta arcádico luso-brasileiro Tomás Gonzaga, nascido na freguesia de Miragaia em 1744, promovendo um diálogo poético com   outra figura maior da poesia brasileira, Carlos Drummond de Andrade.
O Sotaques Brasil/Portugal  divulga com prazer este evento,   junto dos seus amigos e,  deseja que passem um serão cultural de grande qualidade, na cidade do Porto.

R. Marques
www.sotaques.pt – A Cultura como vício e prazer 

Centenário do nascimento de Jorge Amado


Jorge Amado: o Baiano que fez do povo a grande personagem do Romance brasileiro 

Há uma canção, popularizada na Baía de todos os Santos, cujo estribilho começa assim “ o que é que a Baiana tem ….” . A Baiá, capital histórica do Brasil, provavelmente a cidade onde as marcas da arquitectura portuguesa mais se fazem sentir, foi também o centro nevrálgico de uma Revolução cultural.

No epicentro dela, estiveram a música e a literatura. Na música vêm-nos imediatamente à memória o mestre Dorival Caymmi e a saá ga dos baianos ilustres que lhe sucedeu- Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil – enquanto na literatura há um nome acima dos restantes: Jorge Amado.

Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, Salvador em 1912, oriundo de uma família de fazendeiros. Forma-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, mas é como escritor, jornalista e militante do partido comunista – chega a ser deputado federal em 1945 – que começa a ser conhecido.

A sua carreira literária é precoce: em 1930 publica o seu primeiro livro “ O país do Carnaval”, sucedendo-lhe, na década de 30, obras de referência como “ Cacau”, “ Mar morto” ou  “ Capitães de Areia”. Em todos os seus livros, o povo é a grande personagem com as suas dificuldades de sobrevivência a serem descritas com grande espírito poético, sem cair em lamentações ou fatalismos.

Também é obrigatório falarmos das adaptações dos seus romances à televisão: telenovelas como “ Gabriela Cravo e Canela”, “ Tieta do Agreste” ou “ Dona Flor e os seus dois maridos” conquistaram o público brasileiro e português pela sensualidade única da Baía, que impregna os costumes das pessoas.

Convêm referir ainda que Jorge Amado tinha uma relação fraternal com Portugal: Manuel Natário era um amigo próximo de Jorge Amado que vivia em Viana do Castelo, visitando  sempre que vinha a Portugal, a pastelaria Natário onde  admirava  o famoso Pão-de-Ló, que chegava a encomendar por correio. Jorge Amado fez de Manuel Natário uma personagem de um dos seus romances, o capitão Natário de “ Tocaia grande”, que descreveu como “ capitão de doces e salgados, comandante de pão de ló, mestre de bem comer”.

Este ano Jorge Amado vai ser homenageado nas Festas da Nossa Senhora da Agonia, em Agosto, com a atribuição do nome de uma ala da Biblioteca Municipal, desenhada por Siza Vieira, e de uma rua de Viana. Estará presente o embaixador do Brasil em Portugal, Manuel Vilalva,  como convidado de honra das festas da Senhora da Agonia, em Viana do Castelo,  que decorrerão entre 17 e 20 de Agosto.

R. Marques

www.sotaques.pt – Uma Ponte cultural sem fronteiras entre Portugal e o Brasil



Relaxe com o Sotaques



O Sotaques vai fazer um breve interregno neste mês de Agosto. Não teremos tantos conteúdos escritos como nos meses anteriores, mas continuaremos a postar imagens, textos que nos pareçam relevantes para a divulgação da Cultura portuguesa e brasileira.

Convidamo-lo, caro leitor e seguidor do Sotaques, a ser o protagonista principal. Envie-nos as imagens e impressões do seu Verão – seja aonde for- e habilite-se a ganhar  um prémio surpresa em Setembro.

Relaxe com o Sotaques e banhe-se na melhor praia cultural da Língua Portuguesa. Mergulhe no Verão com Sotaques e seja feliz !!!

R. Marques

www.sotaques.pt – Relaxe com a Cultura, Relaxe com o Sotaques

Machado de Assis



Um escritor carioca com vocação universal

Joaquim Maria Machado de Assis é o escritor brasileiro mais universal.  O seu nome consta em Antologias literárias ao lado de figuras canónicas da Literatura mundial como Pessoa, Shaeskpare, Balzac, Dante  ou Thomas Man.

Nascido no Morro do Livramento em 1899, no Rio de Janeiro  numa família pobre,  nunca chegou a estudar na Universidade. Característica que compartilha, por exemplo, com grandes escritores portugueses como Fernando Pessoa ou Sophia de Mello Breyner, o que não o impediu de tornar-se no maior escritor da História do Brasil.

A sua avidez pelo conhecimento e  enorme bagagem cultural, levaram a que fosse eleito, por unanimidade, o primeiro Presidente da Academia Brasileira de Letras. Foi decisivo para tal,  a sua brilhantez literária , com textos escritos em vários géneros como a crónica jornalístico, o conto, a poesia e o romance, que desenvolveu paralelamente a uma bem sucedida carreira  em cargos públicos nos Ministérios do Comércio, da Agricultura e das Obras Públicas.

Entre outras obras-primas deixou-nos “ Memórias póstumas de Brás Cubas”, “ Quincas Borbas” e sobretudo “ Dom Camurro”. Para muito o livro por excelência da História Literária do Brasil, que nos gravita à volta dos ciúmes da personagem Bento Santiago em relação à sua amada Capitu e o seu melhor amigo, criando uma atmosfera de mistério que não abandona o leitor da primeira à última página.

Machado de Assis morreu em 1908,  no Rio de Janeiro. Nasceu e morreu carioca , mas a sua escrita deu a volta ao mundo e,   o seu nome é recordado,  como o de um mestre imortal da arte da Literatura.

R. Marques

www. Sotaques.pt – A Arte de criar em Língua Portuguesa 


Passe um Verão com Sotaques



Chega o mês das Férias por excelência, Agosto, e esta é a altura ideal para visitar o país-irmão. Atravesse a Ponte entre Portugal e o Brasil , e envie-nos  fotos, vídeos ou mensagens, para o nosso Mural do Facebook  do seu Verão com Sotaques.
Se visitou Portugal ou o Brasil ou mesmo se ficou em casa, será o protagonista do nosso Verão. Envie-nos os postais do seu Verão.

No mês de Agosto você, caro leitor, que nos acompanhou em Portugal e no Brasil durante todo o ano,  é a figura principal. Partilhe o seu Verão, através das imagens e palavras a enviar para o Mural Sotaques, e habilite-se a ganhar um prémio em Setembro.
Verão com Sotaques – curta esta praia sempre iluminada !!!

R. Marques

www.sotaques.pt   Um  Mergulho refrescante  na Cultura portuguesa e brasileira