Cascatas de São João




       
As Cascatas de São João são uma tradição que remonta ao século XIX. A origem das Cascatas deriva dos Presépios portugueses do século XVIII que começaram, na época das festas de S. João, a ser substituídos por figuras alegóricas em miniatura – casas, pessoas, animais – relacionadas com os Santos populares.
Todos os anos a câmara municipal do Porto patrocina um concurso de Cascatas com grande adesão da população portuense. 
Sotaques – onde a tradição ganha modernidade e a modernidade é tradicional

S. João do Porto


                    




O São João mais popular de Portugal é o que se realiza na cidade do Porto hoje à noite. Uma festa que junta, talvez como nenhuma outra, elementos pagãos e religiosos, incorporando tradições e, introduzindo outras,  que permanecem e se solidificam  década após década.
Os populares invadem a Baixa do Porto fazendo um trajecto que acaba, invariavelmente, na Ribeira onde assistem ao lançamento dos foguetes. Outras tradições enraizadas são os alhos-porros e os mais recentes martelinhos de plástico, os saltos sobre as fogueiras espalhadas pela Invicta, os vasos de manjericos ou os balões de ar que são enviados para o céu.
E a sardinha, obviamente. A rainha do São João.
Venha celebrar o S. João com Sotaques.

Sabores e Paladares: sua Majestade, a sardinha !!!



É a rainha incontestada do S. João. Pequenina, saborosa, regada com um bom azeite e acompanhada por broa e pimentos.
A sardinha faz parte da vida dos portugueses. Durante séculos foi o alimento das classes populares, popularizando-se a imagem da população, nas ruas, a assar sardinhas assadas.
Neste S. João que chega amanhã, os portugueses vão prestar, mais uma vez, a vassalagem à sua Rainha. Sua majestade, a sardinha !!!!

R. Marques 



S. João em Braga



O Porto e Braga são as duas cidades portugueses que vivem mais intensamente as festas de S. João. A festa que comemora o nascimento de João Baptista, na noite de 23 para 24 de Junho, é particularmente acarinhadas pelos bracarenses.

Um dos pontos nevrálgicos da festa centra-se, na capela de S. João da Ponte, edificada no século XVI por D. Diogo de Sousa. Documentos encontrados, previamente, apontam para que estas festas já se realizavam antes. 
A cidade de Braga engalana-se para o grande momento: as ruas decoram-se, proliferam os martelinhos e os alhos porros, mas também se podem ver quadros bíblicos, representados nas ruas, conferindo à festividade tons coloridos em que ressalta a união entre a tradição e a modernidade. 
As rusgas percorrem Braga com cânticos, ranchos e agrupamentos que acabam no arraial de São João da Ponte. Este espaço é o tema das mais famosas quadras do S. João da capital minhota :

Ó meu S.João da Ponte
A vossa Capela cheira
Cheira a cravo, cheira à rosa
Cheira à flor da Laranjeira
S.João vem cá abaixo
Que tu chegas cá num ai
No céu nem fazes ideia
Do que cá por Braga vai

R. Marques 

www.sotaques.pt

Sabores e Paladares do São João brasileiro: Pamonha


A Pamonha é um dos pratos típicos das Festas Juninas. É um prato feito de milho verde, admirado no território brasileiro, designadamente em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e todos os Estados Nordestinos.

O nome Pamonha é originário da palavra tupi pa’muna que significa pegajoso. Neste prato, o milho verde é ralado, misturado com leite, sal  ou açucar, cozido e a própria casca do milho serve como tampa.

As Pamonhas mais famosas do Brasil são as de Piracicaba, que ganharam notoriedade nos anos 60, em São Paulo,  e se  tornaram  unanimidade nacional.


Paulo César, São Paulo


Feliz São João !!!


Chega o S. João neste mês de Junho a Portugal e o Brasil. Uma data que merece ser celebrada e,  uma oportunidade para conhecer melhor, as magníficas Festas Juninas que se festejam no nosso país.

No Brasil, as tradicionais Festas Juninas são um evento muito importante na Cultura de várias Regiões brasileiras, nomeadamente na Região Nordeste. O nome Juninas, em vez de Joaninas, deriva do facto de se celebrarem  em Junho.

As Festas típicas  de São João no Brasil decorrem em arraiais, espaços ao ar livre decorados com bandeiras de papel, balões e palha de coqueiro ou bambu. Ouvem-se as quadrilhas, os forrós e a comida tradicional junina é constituída à base de milho – pamonhas e canijas.

O São João tem uma especial tradição em Caruaru, em Pernambuco, Campina Grande, na Paraíba, São Luís no Maranhão, Mossoró no Rio Grande do Norte e São Salvador da Baía. Um  feliz São João daqui do Brasil para todo Portugal.


Paulo César, Brasil  


Cidades com Sotaques: Caruaru















O maior São João do Brasil é celebrado na cidade de Caruaru, em Pernambuco, considerada a Capital do Forró. Esta cidade fica situada no Estado de Pernambuco, distando cerca de 130 km do Recife.
Fundada em 1857, a partir da Capela da Nossa Senhora da Conceição, a cidade de Caruaru possui a maior Feira comercial, ao ar livre, do mundo: os visitantes podem encontrar todo o tipo de produtos – agrícolas, roupas, calçado, animais. Destaque igualmente para a outras atividades  como o transporte de gado e mascates, a agricultura,  pecuária e para o mais famoso São João do Brasil.






















O S. João de Caruaru  2012 será visitado, segundo as previsões, por cerca de 350.000 pessoas que invadirão os cinco Pólos de animação da cidade. No cartaz deste ano constam artistas como Zé Ramalho, Santana, Jorge de Altinho ou Assum Preto.
A grande Festa Junina de Caruaru  vai continuar a bater recordes de assistência e de vibração !!!
Paulo César, Brasil 


Hino Sotaques de apoio à Selecção no Euro 2012




A equipa com a Língua mais bonita do Mundo vai jogar
e nós vamos apoiar
Gritem connosco,
sem hesitar:
Portugal !!!


É para ganhar
gritem
Força Portugal
Com União e Devoção
Com um enorme coração
É para ganhar


Somos uma histórica Nação
Digna de louvor
Joguemos com fervor
Apoiemos com amor
A nossa Selecção


Da Ocidental praia lusitana às Orientais a
Terras de Leste
Este Euro
Vamos Ganhar


Gritemos a uma só voz
Portugal !!! Portugal !!!


Autor: R. Marques

© Sotaques

Verão com Sotaques é ainda melhor !!!



Verão com Sotaques é ainda melhor !!!

Venha tomar um Banho de Cultura portuguesa e brasileira !!!
A sua praia onde nunca deixa de estar Sol 

PARCEIROS COM SOTAQUES



Parceria entre Sotaques e Raquel Melo

O Sotaques estabeleceu uma Parceria com Raquel Melo. A nossa nova parceira tem créditos firmados nas áreas do marketing digital e da valorização empresarial nas redes sociais.

Nascida em Cantanhede em 1977, Raquel Melo  é licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, complementada  por uma Licenciatura em Estatística e Gestão da informação na  (ISEGUI/Universidade Nova de Lisboa) e, um Mestrado em Publicidade e Marketing,  na Escola Superior de Comunicação Social  de Lisboa.

Profissionalmente,  trabalhou como Jornalista na TSF e ,  actualmente,  é responsável pelo  marketing e a  ligação às redes sociais na Multinacional Mecalux-Logismarket em Portugal, além de desenvolver o blogue www.raquelmelo.com e o site www.b2bnetwriters.pt/ sobre estas temáticas.

É, portanto, com satisfação que anunciamos esta parceria com uma profissional reconhecida no meio do empreendedorismo e marketing digital nas redes sociais. Uma área que representa o presente imediato para as Empresas, em Portugal e no Brasil,  e para o desenvolvimento das nossas economias.


Sotaques Brasil/Portugal e Raquel Melo – Parceiros com o Sotaque do empreendedorismo nacional na economia global.

Raul Nery




















Sotaques homenageia Raul Nery, grande Guitarrista que tocou com Amália


O Sotaques presta homenagem a um dos grandes nomes do Fado. O Guitarrista Raul Nery, que morreu recentemente, e que deixou um enorme legado na Historia do Fado e da Guitarra portuguesa.

Estava sempre ao lado dos grandes vultos do Fado português. Amália, Maria Teresa de Noronha, Hermínia Silva, Alfredo Marceneiro cantavam,  enquanto ele dedilhava as cordas da Guitarra portuguesa, da qual era um dos mestres incontestáveis tal como Carlos Paredes ou  Fernando Alvim.

Raul Nery foi um talento precoce: em 1933, aos 9 anos,  tocava Guitarra num espectáculo no Teatro de São Luís ao lado de Alfredo Gomes de Azevedo e de Ercília Costa. Foi um pioneiro na ligação umbilical que uniria o Fado e a Guitarra Portuguesa – fundou o primeiro grupo de Guitarras de Fado, com figuras como José Fontes Rocha, Júlio Gomes e Joel Pina.
Mais recentemente, em 2005, foi-lhe atribuído o Prémio Amália Rodrigues carreira. Um justo tributo a um dos grandes nomes do Fado e, provavelmente, o guitarrista que mais acompanhou a Diva do Fado  português – durante oito anos integrou as digressões de Amália pelo mundo.
R. Marques

SEMANA JOANINA

Semana Joanina no Sotaques

Esta é uma semana muito especial para Portugal e o Brasil por causa das Festas de São João. Em Portugal, o São João comemora-se, sobretudo no Norte do país, nas cidades do Porto e de Braga e, no Brasil, são várias as localidades onde o São João está arraigado.
Falaremos, nos próximos dias, na origem histórica desta festa tão importante no calendário cristão. Mas também traçaremos o paralelismo entre o São João que se celebra em Portugal e o Brasileiro, que já faz parte da história e da identidade de várias regiões brasileiras.
Estejam atentos porque não vão faltar motivos de Festa e celebração no Sotaques.
Sotaques Brasil/Portugal  – uma festa da nossa cultura e identidade comum.

CHICO BUARQUE DE HOLANDA

Aniversário de um génio da Música e da Literatura

Chico Buarque de Holanda faz hoje 68 anos. Chico,  o génio das letras, das músicas entoadas por gerações, admiradas e cantadas  por outros grandes nomes da música popular como Caetano Veloso ou Maria Bethânia, Chico,  o escritor que venceu os mais importantes prémios literários do Brasil. Carioca nascido em 19 de Junho de 1944, era filho do grande historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda e, desde a juventude, sentiu uma grande atracção pela música e pela literatura.
Escreveu o primeiro conto aos 18 anos e lançou-se, na música, em 1966,  com o seu primeiro Álbum “ Chico Buarque” e, venceu o Festival de música popular brasileira,  com a música “ A Banda”. A partir daí afirmou-se como um dos ícones da música brasileira e de língua portuguesa.
Músicas como “ Construção”, “ Que será, que será”, “ A Banda” ou “ Tatuagem” fazem parte do património musical brasileiro, suscitando uma grande admiração no Brasil, em Portugal e um pouco por todo o mundo. Revelam não só um grande cantor mas um exímio compositor e um combatente corajoso  pela Liberdade – Chico contestou, abertamente, a Ditadura militar.
A par da sua carreira musical, está a sua afirmação como escritor. Venceu três prémios Januti, um dos mais importantes prémios literários brasileiros – em 1992 com “ Leite Estorvo”, em 2004 com “ Budapeste” e em 2010 graças a “ Leite Derramado”.
Como Fernando Pessoa, Chico Buarque tem o dom dos génios. O de multiplicar o seu talento em várias áreas, ser várias pessoas ao mesmo tempo – músico, escritor, mito cultural vivo da Língua portuguesa.
R. Marques

THE OPORTO SHOW 2012

O  Design nacional é uma das nossas  áreas prioritárias,  pela qualidade e talentos das nossas Empresas e designers. Estivemos presentes no  The  Oporto Show 2012, realizado  na Alfândega do Porto, o maior evento de Design e Arquitectura da Península Ibérica.
Comprovamos o imenso talento do Design e da Arquitectura nacional que mostra sinais de grande criatividade. Somos o veículo de promoção e divulgação  dessa criatividade e queremos dar-lhe  mais visibilidade no Brasil e nos países que falam português.
Sotaques – o espaço    que divulga a imagem de um Portugal moderno e sofisticado no Mundo que fala português.

Conferência Rio + 20 2012



Está a decorrer, entre 11 e 23 de Junho,  a Conferência das Nações Unidas 2012 sobre o desenvolvimento sustentável e a economia verde no Rio de Janeiro. No evento estão presentes 115 chefes de Estado e um total de 193 delegações que discutem matérias como a fome, o combate à pobreza ou o desenvolvimento de novas estratégia para tornar a economia sustentável.
Destaque, neste quesito,  para a proposta do Brasil e de outros países para a criação global  de um fundo para apoiar a economia sustentável. Brasil que assume a Presidência do evento a partir desta sexta-feira.
Realizam-se outros eventos, paralelos ao  programa do Rio 2012, como o Projecto Humanidade, no Forte de Copacabana,  um espaço com Workshops, encontros e oficinas sobre o desenvolvimento sustentável, apoiado pela Fundação José Marinho. E a Cúpula dos povos, uma iniciativa que contará com mais de 15.000 participantes, organizada por mais de 200 organizações da sociedade civil que discutirão a crise sócio-ambiental. 
Deseja-se que desta Conferência saia uma agenda que promova a economia sustentável na próxima décadas.

Paulo César, Brasil 

12 De Junho dia dos namorados no Brasil

Feliz Dia dos namorados no Brasil


O dia dos namorados é comemorado, no Brasil, no dia 12 de Junho na véspera do dia de Santo António, o santo português casamenteiro. A ideia de celebrar nessa data ocorreu a um comerciante paulista, João Dória, que a apresentou a outros comerciantes, expandindo-se para todo o Brasil.

A todos os nossos amigos e amigas do Brasil desejamos um feliz Dia dos namorados, com muito amor e felicidade.

R. Marques

Inscreva-se no novo site do Sotaques www.sotaques.pt


Agora é mais fácil e rápido receber as novidades do Sotaques Brasil/Portugal através do novo site www.sotaques.pt . Inscreva-se no nosso site e venha conhecer o melhor do Brasil e Portugal. 

www.sotaques.pt - A Selecção do melhor talento português e brasileiro 

Força Portugal !!!

O jogo inaugural da Selecção só veio provar aquilo que já sabíamos: a Selecção Portuguesa tem todas as condições para vencer o Europeu 2012. Apesar da derrota, a Selecção foi superior à Alemanha e só por manifesto azar não venceu. 
Por isso, nós acreditamos ainda mais.  Força Portugal !!!

R. Marques 

"Sangue do meu Sangue" premiado no Festival de Curitiba 2012



O filme português " Sangue do meu Sangue" ganhou o prémio de melhor filme  do Festiva de cinema de Curitiba,  na categoria de  Longa metragem janela internacional. Já tinha sido premiado nos Festivais de  San Sebastián, Barcelona   e Miami este ano. 
" Sangue do meu Sangue" se passa num subúrbio de Lisboa e conta a história de uma mãe que procura ajudar a filha,  que se envolve com um homem casado. A partir daí, a história ganha contornos épicos, ao mostrar o modo como as relações familiares são afetadas por esse  acontecimento.
Este filme foi realizado por João Canijo, um conhecido cineasta português, autor de filmes como " Ganhar a Vida", " Fantasia Lusitana" ou " Noite  escura". Começou sua carreira como assistente do consagrado realizador Manoel de Oliveira. 

Paulo César, Brasil 


Selecção Nacional Sotaques


                  Literatura: Gonçalo M. Tavares e João Tordo

             Gonçalo M. Tavares: o construtor de Labirintos literários 




Gonçalo M. Tavares é um  jovem escritor português  que tem sido comparado, pelo seu estilo, a Franz Kafka ou Robert Musil. Um estilo filosófico, erudito, em que o leitor sente-se como um detective que vai descobrindo, através do discurso das personagens, a verdade que elas escondem.
Venceu vários prémios literários com “ Jerusálem ”, um livro que conquistou José Saramago e Enrique Villa-Matas – que o elogiaram- e  que lhe valeu prémios como o Prémio Ler Milenium, o Prémio Saramago ou o Prémio Portugal Telecom. Destaque-se ainda para outras obras também premiadas como o “ Senhor Valery” ou a mais recente “ Uma viagem à índia”, uma recriação poética  dos Lusíadas de Camões, adaptada aos dias de hoje.



             João Tordo: o poder infinito da imaginação 




João Tordo nasceu numa família ligada às artes. É filho do grande músico português Fernando Tordo e, desde cedo,  teve uma especial ligação com a Literatura e o cinema.
Estudou Jornalismo e escrita criativa em Nova Iorque e Londres, trabalhou como Jornalista em publicações com a “Sábado” ou o “Jornal de Letras”  e foi guionista, por exemplo, na longa-metragem “ Amália”.
Publicou vários romances como “ O livro dos homens sem luz”, “ Hotel Memória” ou “ Anatomia dos Mártires”. Venceu o Prémio de Jovens criadores, em 2001, e o prémio José Saramago 2009 com o romance “ As três” vidas”, sendo considerado um autor que faz da criatividade e da imaginação uma aventura permanente para os leitores, fugindo aos lugares comuns da narrativa convencional.

Rui Marques

Selecção nacional Sotaques




               Música: Miguel Araújo e Blasted Mechanism

        Miguel Araújo ou a simplicidade inteligente  de um autor de canções 




Esta é a semana da Selecção Nacional e decidimos aproveitá-la  para falar de novos valores da cultura portuguesa  na Música, Literatura, Humor  e Cinema. Há um Portugal inovador, diferente, moderno com uma Cultura diversificada, que ultrapassa a  tradicional imagem que se tem do país.
Começamos na música com dois nomes: o cantor Miguel Araújo e o o grupo Blasted Mechanism. Miguel Araújo é o novo fenómeno da música nacional com o seu álbum “ Os maridos das outras”, que conquistou a crítica e o público.
Durante anos integrou o grupo “ Azeitonas” até que se decidiu lançar a solo. Participou  num espectáculo  “ Como desenhar motas, cavalos e mulheres”  com o humorista Nuno Markl – de quem falaremos também esta semana – e tornou-se rapidamente um artista reconhecido com canções inteligentes, que abordam o quotidiano de um modo perspicaz e irónico.


                 Blasted Mechanism, um grupo do outro mundo




Em relação ao Blasted Mechanism, estamos na presença de uma Banda que honra a noção de alternativo. Nada neles é quotidiano, banal: da roupa que vestem à música, afirmam-se como  um hino à diferença e eles próprios se definem como um Projecto artístico tocado por seres de outro mundo.
Fundados em 1995, os Blasted Mechanism sobressaíram desde o início da sua carreira pelas apostas arriscadas que faziam a nível musical, juntando música electrónica com outros géneros. Por exemplo, na música We do álbum “ Sound of light” fizeram parceria com o mestre da guitarra portuguesa António Chainho e, num álbum mais recente, “ Mind at large”, recorreram à voz do falecido filósofo português, Agostinho da Silva, para músicas como “Liberdade e destino”. 

Campanha Eu apoio Portugal no Euro 2012






A equipa Sotaques está a equipar-se, para o campeonato da Europa 2012,  e temos  um  lugar para ti. Junta-te a nós, durante a competição,  e envia o teu vídeo ou fotografia   de apoio à Selecção para o Mural do Sotaques, mostra o adepto que tens dentro de ti e habilita-te a ganhar Prémios.

Força Portugal !!!

Sotaques Brasil/Portugal  – A  Selecção nacional do melhor de Portugal  



Rock in Rio Lisboa 2012 acaba em grande estilo



Foi com um Bruce Springsteen, em grande forma,   que o Rock in Rio Lisboa 2012 se despediu. O espectáculo de Springsteen foi o corolário  de um fim-de-semana de  grande intensidade,  onde desfilaram, pelo Parque da Bela Vista, grandes nomes como os portugueses Xutos & Pontapés, Carminho, Amor Electro, os brasileiros Titãs, Moreno Veloso, Paulinho Moska e  Sepultura ou ícones globais como o citado Bruce Springsteen, Lenny Kravitz e Ivete Sangalo.
Referência especial  merecem as várias parcerias entre músicos portugueses e brasileiros, que subiram ao palco: entre os Xutos e os Titãs, Amor Electro e Paulinho Moska, Carminho e Pedro Luís,  Erasmo Carlos e  Rui Veloso e  Rita Redshoes  com  Moreno Veloso . Uma prova da vitalidade da música cantada em português e da importância deste espírito de parceria e irmandade musical.
353 mil pessoas estiveram no Rock in Rio Lisboa  2012. O evento regressa a Lisboa em 2014 – a edição de 2013 realiza-se em Buenos Aires na Argentina.

Rui Marques 

Arranca o Serralves em Festa 2012




O Serralves em Festa 2012 já arrancou, esta sexta-feira,  na cidade do Porto. Aquele que é o maior Festival de expressão artística portuguesa e,  um dos maiores eventos artísticos da Europa, prolonga-se até Domingo.
São 40 horas consecutivas com mais de 220 eventos que decorrerão, não só nos Jardins de Serralves, mas também no Aeroporto do Porto ou no Centro histórico da cidade. No Aeroporto,  está previsto um espectáculo de marionetas enquanto no Centro histórico podem-se assistir a vários espectáculos musicais.  
No parque de Serralves, os visitantes poderão apreciar, entre outros eventos, performances artísticas, musicais, de dança contemporânea, circo ou Teatro para crianças e jovens. Uma óptima oportunidade para revisitar ou visitar pela primeira vez uma Instituição que é  das referências culturais da cidade do Porto e de Portugal.
Juntem-se à Festa e celebrem a Cultura com maiúscula. Nós vamos estar lá !!!

Rui Marques 


Monteiro Lobato: o grande autor infantil do Brasil



A Literatura infantil brasileira tem um nome que se destaca acima dos outros: José Monteiro Lobato. Autor de uma extensa obra com livros tão conhecidos como " Reinações do narizinho", " Caçadas de Pedrinho" ou o " Sítio do Picapau amarelo" que seria adaptado para Televisão numa série que maravilhou gerações de crianças no Brasil e em Portugal. 
Nascido em Tabubaté em 1882, Monteiro Lobato formou-se em Direito, foi promotor público até que decidiu retirar-se para uma Fazenda, herdada de uma âvo. Terá sido essa mudança de estilo de vida que terá inspirado a publicação dos seus contos infantis em revistas e jornais e, mais tarde, a reunião de alguns deles na sua obra-prima " Urupês". 
Menção especial merece o " Sítio do Picapau amarelo": no Brasil, canais como a T.V. Tupi, Rede Bandeirantes ou  Record transmitiram as primeiras séries do  Sítio, nos anos 50 e 60, mas para a posterioridade ficou a quarta série,  entre 1977 e 1986 e a quinta série entre 2001 e 2007, ambas transmitidas pela T.V.Globo.  
Em Portugal, a série também  deu na SIC e, atualmente,  pode ser vista no canal SIC K. 
Personagens inesquecíveis como a boneca de trapos Emília, Cuca, Saci, Visconde, Pedrinho, Dona Benta ou Marques de Rabicó continuam a povoar  a nossa imaginação num Sítio mágico - o Sítio do Picapau amarelo.  

Rui Marques