Vasco da Gama: um clube brasileiro com grande Sotaque português



O Clube de Regatas Vasco da Gama é um clube do Rio de Janeiro com uma fortíssima ligação a Portugal. A começar pelo nome, indissociável do navegante português Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia na época  dos Descobrimentos.
Fundado em 1898, o Vasco da Gama começou como uma agremiação desportiva de Remo, então o desporto mais popular do Brasil. Nesse ano, um grupo de 72 rapazes, maioritariamente portugueses,  fundavam o Clube de Regatas Vasco da Gama.
As cores do novo Clube eram uma camisa preta,  que  representava os mares obscuros que teriam de percorrer os navegantes, uma  faixa branca e uma Cruz de Cristo ao centro – a mesma que o rei português D.Manuel I tinha oferecido a Vasco da Gama, como estandarte,  para levar a bênção cristã aos mouros da índia.
O Clube começou a coleccionar vitórias no Remo que, a partir de 1923, data em que se inicia o campeonato de futebol, continuam no novo desporto rei. Nas décadas seguintes, o Vasco não só se evidenciou por vitórias desportivas – campeonatos brasileiros, estaduais, Sul-americanos  – mas também pelo facto de ser um percussor na inclusão de jogadores negros nas suas equipas, nos anos 20 e 30.
Pelo Vasco desfilaram craques como Roberto Dinamite, Vavá, Romário, Bebeto, Edmundo ou Juninho Pernambucano. Ídolos  que fizeram brilhar a bela cruz da Ordem de Cristo.
113 anos depois a ligação a Portugal continua mais forte do que nunca. E persiste um grande carinho  da comunidade emigrante portuguesa pelo Vasco da Gama.

Paulo César, Brasil
www.sotaques.pt – O site dos campeões