Tom Jobim e Vinícius de Moraes: dois génios da Bossa Nova






Vinícius de Moraes e António Carlos Jobim fazem parte da alma do Rio de Janeiro. Formam junto  com esse cantor superlativo chamado João Gilberto, vindo da quente  e melancólica Baía, o trio que revolucionou a música e a cultura brasileira.
Vinícius “ o poetinha” como seria conhecido, nasceu com um dom para a poesia. O seu talento era de uma versatilidade a toda a prova: tanto escrevia poemas musicados como o mítico “ Garota de Ipanema”,  como nos deixava odes contra a desigualdade social como “ Operário em Construção”.
Licenciado em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, com estudos literários em Oxford, diplomata de carreira, Vinícius foi afastado, na década de 60 da carreira diplomática, pela Ditadura militar pelo seu comportamento boémio. Antes na década de 50 conheceu António Carlos Jobim e desse contacto nasceu a Bossa Nova.
António Carlos Brasileiro de Almeida Jobim foi a alma gémea de Vinícius. Nascido no Rio, no carioca Bairro da Tijuca, Jobim afirmou-se como um compositor extraordinário e que ganhou maior projecção a partir da colaboração com Vinícius no “ Orfeu da Conceição ”, em 1956, e sobretudo depois do LP “ Canção do amor demais” acompanhado pela voz de Eliseth Cardoso e pelo violão de um baiano tímido chamado João Gilberto.
Mais tarde, em 1959, a Bossa Nova ganha finalmente corpo através do lendário “ Chega de Saudade” com voz de João, escrita de letras de Vinícius  e arranjos de Tom Jobim. Além desta canção, esta dupla de génios legou-nos êxitos como o já referido “ Garota de Ipanema”, “Insensatez”, “ Felicidade”, “ Eu sei que vou te amar”, “ Amor em paz” ou “ Ela é carioca”.
Sem a genialidade destes dois filhos predilectos  do Rio de Janeiro, a Bossa nova não existiria. Aqui fica a nossa homenagem: chega de saudades, ouçamos a música porque ela é imortal.

Paulo César, Brasil

www.sotaques.pt – O Site que é música para os nossos olhos