Parabéns Nelson Mandela


             
Comemora-se hoje, dia 18 de Julho de 2012, o Dia internacional Nelson Mandela em homenagem ao histórico dirigente sul-africano que faz  92 anos nesta data. Esta efeméride foi criada, em 2009 pela O.N.U,  para celebrar o papel de Mandela na luta pelos Direitos humanos, pela Liberdade, Justiça e Democracia na África do Sul.
Nelson Mandela nasceu em Mvezo, na África do Sul, em 18 de Julho de 1918, numa pequena aldeia do interior começou a evidenciar-se como advogado e activista político, fundando o   Congresso Nacional Africano em 1913. A ascensão em 1948 do Partido nacionalista ao poder e,  a implantação do sistema de segregação racional, tornaram-no num inimigo declarado do regime e à sua prisão em 1963.   
Após décadas de prisão na Ilha de Roben, Mandela é finalmente libertado em 1990 e torna-se, primeiro no interlocutor entre o regime em desagregação e a maioria negra, e mais tarde no primeiro presidente negro da África do Sul em 1994.
A sua presidência estabilizou a África do sul, fortaleceu o sentimento de unidade nacional e permitiu uma transição pacífica para um regime mais igual e democrática. No panorama internacional, Mandela transformou-se numa referência moral e ética e, provavelmente, no símbolo político vivo mais importante do mundo.
Por isso, no dia em que celebra 92  anos, numa altura em que deixou a política activa, o Sotaques Brasil/Portugal deseja-lhe um feliz aniversário.

R. Marques

www.sotaques.pt – Leia a História com H grande no nosso site