Morreu José Hermano Saraiva: grande divulgador da Cultura Portuguesa




Era um dos rostos mais reconhecidos quando os portugueses pensavam em  História. Durante anos, José Hermano Saraiva com o seu tom de voz inconfundível e presença magnética deu a cara, na RTP, por programas como “ A Alma e a Gente” ou “ Horizontes da memória” em que calcorreava o país, divulgando não só as grandes questões históricas, mas levando-nos a descobrir as pequenas histórias da sociedade e da cultura portuguesa.
Irmão de outro grande historiador, António José Saraiva, José Hermano Saraiva licenciou-se em Ciências Históricas e Ciências jurídicas pela Universidade de Lisboa. Foi professor em várias Instituições de Ensino, Ministro da Educação de Salazar e escreveu obras de referência  como a “ História concisa de Portugal ”. Mas foi como comunicador, na Televisão Pública portuguesa, que ganhou definitivamente notoriedade.
Registe-se ainda a sua ligação ao Brasil: primeiro como embaixador de Portugal no Brasil entre 1972 e 1974 e, mais tarde, através dos  seus programas onde falava, com frequência, nas  ligações históricas profundas unem   os dois povos.
O Sotaques presta-lhe a homenagem devida. Porque comunicar a nossa  Cultura  é uma missão comum que partilhamos com ele.

R. Marques
www.sotaques.pt - Viaje pelos mares da História no nosso site e chegue a novos Continentes de sabedoria