Livros com Sotaques: História do Cerco de Lisboa






A “ História do Cerco de Lisboa” é um dos livros mais emblemáticos escritos por um autor português sobre a cidade de Lisboa. Nesta obra, José Saramago conta-nos as vicissitudes de um revisor de uma editora do século XX, Raimundo Benvindo Silva, que decide revisar a obra “ História do Cerco de Lisboa” sobre a tomada de Lisboa aos muçulmanos  aos cristãos,  em 1147,  a partir da ideia de que os cruzados não os ajudaram a consumar essa invasão.
Paralelamente é também uma narrativa de duas paixões paralelas: a do revisor com Maria Sara, contratada pela Editora para evitar os erros da sua revisão, mas que acaba por apoiá-lo e envolver-se com ele e,   o soldado Mogueime e a concubina Ouruana, que se conhecem e apaixonam durante o Cerco. Estas duas acções simultâneas – no ano de 1147 e na actualidade- entrecruzam-se no romance,  que é um manifesto a favor da liberdade humana e do poder da imaginação.
Também é uma excelente oportunidade para os leitores conhecerem melhor este episódio histórico: no decurso da reconquista cristã, as forças de D. Afonso Henriques procuraram consolidar o Condado Portucalense, apoiadas pelos cruzados que se juntavam em nome da Cristandade para combater os mouros, e empreenderam conjunto a tomada de Lisboa.
O exército de D. Afonso Henriques avançou por terra enquanto o contingente de cruzados veio  por mar, a partir do Porto. Reuniram-se às portas de Lisboa, em Julho de 1147, e após um cerco de vários meses os muçulmanos capitularam em 20 de Outubro.  
Desta História ficou para a posteridade a lenda de Martim Moniz, um cavaleiro cristão que teria ficado atravessado na porta no Castelo dos Mouros, sacrificando a sua vida para a vitória cristã. Essa porta ficaria conhecida como a Porta de Martim Moniz, um nome que também identifica uma das freguesias da cidade de Lisboa.
Com todos estes ingredientes, a “ História do Cerco de Lisboa” é um livro com Sotaques e um bom guia literário para saber mais sobre a História riquíssima da capital portuguesa.

www.sotaques.pt - Paixão pela História em Língua Portuguesa 
R. Marques