Lisboa: a cidade das sete colinas e dos alfacinhas


A história da cidade de Lisboa, capital de Portugal, tem origens que se perdem no tempo. Segundo alguns especialistas o nome nasceu dos Fenícios e da palavra “ Allis Ubbo” que significa Porto seguro em fenício, embora outros estudiosos assinalem que Olissipo era a designação que lhe davam na antiguidade clássica – a cidade do mítico Ulisses que teria passado por Lisboa.
Lisboa também é chamada como a cidade das sete colinas como vem citado no livro de grandezas de Lisboa, do século XVI, de Frei Nicolau de Oliveira apontando o “ Castelo, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant’ana” como os pilares da cidade. Também chamam aos seus habitantes “ alfacinhas” porque já no período de dominação muçulmana havia o hábito de cultivar e consumir alfaces.
Urbe que foi ponto de encontro de mercadores, de povos e culturas, Lisboa passou por fases de domínio romana e árabe até à reconquista cristã. Tornou-se , mais tarde, o centro nevrálgico dos Descobrimentos portugueses, que foram acompanhados pela construção de Monumentos como o padrão dos Descobrimentos, do comércio e da economia europeia.
Com o terremoto de 1755, o Marquês de Pombal reformulou o desenho da cidade. São dessa altura os símbolos maçónicos que podemos ver na Baixa pombalina nas ruas e edifícios e que lhe dão uma aura de mistério único.
Actualmente Lisboa é uma conjugação feliz de tradição e modernidade. De um lado a tradição do Fado, dos bairros populares, da história que se respira em cada Igreja e Monumento, do outro uma cidade em plena efervescência criativa em áreas como a Literatura, a Arquitectura, a Música, as Artes.
Vale a pena conhecer Lisboa. Um lugar mágico com o especial Sotaque alfacinha.
www.sotaques.pt – a casa onde habitam todos os nossos Sotaques